sexta-feira, 14 de março de 2008

SAIBA SER FELIZ !




Para ser feliz: é preciso não pensar na idade mas vive-la;Para ser feliz: é preciso antes de tudo, encontrar a paciência, suprir a necessidade da mente em busca do dia-a-dia e consciência de entender que um dia, você pode lutar para vencer, mesmo que antes já tivesse sido derrotado, mas sem nunca perder as esperanças. O comodismo é a injustiça da liberdade que provoca o transtorno do pecado, o desamor a condição de caminhar pela paz e a vida é todo espaço de tempo que temos, para pensar no momento em que estamos consciente, do que fazemos em benefício do amanhã.

Sustentabilidade em um mundo lotado


A exploração de recursos naturais é tão intensa, que não podemos mais fingir que vivemos em um ecossistema ilimitado. Desenvolver uma economia sustentável em uma biosfera finita exige novas maneiras de pensar.


As doenças da paixão




por Moacyr Scliar


No clássico "A Montanha Mágica" Thomas Mann coloca na boca de um médico, o doutor Krokowski, palavras que se tornaram célebres: "Os sintomas da doença nada mais são do que uma disfarçada manifestação do poder do amor; toda doença é uma paixão transformada." Não se trata, propriamente, de uma afirmativa original; já o dissera o poeta alemão Novalis, no começo do século XIX: "Nossas enfermidades são resultado de uma sensibilidade exagerada." Esta é uma idéia antiga. A medicina hipocrática fala dos humores, que governam o nosso temperamento e nos tornam sujeitos a certas doenças. Um destes humores é o sangue. A pessoa que tem temperamento sanguíneo é vivaz, cheia de energia. Mas se há excesso de sangue - a pletora - pode ocorrer uma apoplexia, ou seja, um acidente vascular cerebral de tipo hemorrágico. Pletóricos eram tratados com sangria, cujo objetivo era remover o excesso de sangue. A medicina chinesa distingue entre as causas externas do doença (clima, alimentação) e causas internas, que são basicamente emocionais. Mais recentemente criou-se a expressão doença psicossomática, para designar aquela situação em que os problemas emocionais geram doença, através sobretudo do estresse - outro termo moderno, este cunhado por Hans Selye. Na Universidade de Washington foi organizada uma escala de estresse, com pontuação; um dos valores mais altos (73 pontos) corresponde ao divórcio. Seja através dos efeitos somáticos (hormonais, imunitários) seja através das repercussões na mente, as paixões reprimidas, contrariadas ou mal-sucedidas adoecem as pessoas. Isto ficou muito claro à época do longo (1837-1901) reinado da rainha Vitória na Grã-Bretanha. Entre os vitorianos a repressão sexual, através de uma educação em que o castigo corporal era a regra, podia gerar perversões que às vezes chegavam ao crime, como o mostra a sombria trajetória de Jack, o Estripador.



Moacyr Scliar é médico, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.

Charles Chaplin disse...







"A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tira-las do meu coração,
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostra-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordada;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher. "

Espaço democrático!


Este blog é democrático e aberto a comentários e opiniões,mesmo contrárias a minha.Todos os post que forem assinados por mim,serão pensamentos e idéias desta que vos escreve. Caso não tenha minha assinatura considerem uma homenagem pela grandiosidade do texto de seu autor. Peço aos leitores que compreendam que este espaço não é destinado para desrespeitos e insultos a qualquer classe,raça,idéias,pensamentos.....
Os comentários não serão moderados, de forma que vamos exercer a DEMOCRACIA de um jeito adulto e respeitoso.

Ósculos e Amplexos para todos nós
Gabi