segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O que é usabilidade?



Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas online. Também pode se referir a eficiência do design de objetos como uma maçaneta ou um martelo.
fonte:wikipédia
________________________________________________________
Funcionalidade é tudo aquilo que um produto pode fazer. Provar a funcionalidade significa assegurar que o produto funciona tal como foi especificado.
Usabilidade é como as pessoas utilizam um produto. Provar a usabilidade significa assegurar de que as pessoas saibam utilizar as funcionalidades para cumprir seus objetivos.
Que um produto funcione corretamente, isso é crucial, mas não o suficiente para que ele tenha êxito. Um produto por si só não tem valor. O valor se dá ao uso, e o uso devido aos usuários.
A forma como o produto é utilizado é uma responsabilidade dos designers e desenvolvedores do produto.
fonte:Pinceladas da web

Pois é,a palavra usabilidade anda na moda dentro do mundo dos computadores e é uma pena que não seja divulgada para os seres do mundo real.Verdadeiramente a falta que sinto de desenvolvimento nesta área, para facilitar a vida do dia a dia, é decepcionante.

ósculos e amplexos

gaby