sábado, 23 de maio de 2009

Eles não sabem o valor do salário mínimo....Seria cômico se não fosse trágico

Em pauta:Educação em Petrópolis


o CES (Centro de Estudos Supletivos), vem realizando a alfabetização de adultos e idosos, desde a sua criação há 25 anos.
O pólo de alfabetização para adultos fica no Colégio Santa Catarina, na Montecaseros e conta hoje com 83 alunos matriculados para o ano de 2009, sendo que a metade deles com mais de 60 anos.
Segundo a professora Elci Félix de Souza, no inicio as turmas eram apenas de primeira à quarta série, mas os alunos que chegavam não sabiam ler e nem escrever, foi então que decidiram incluir a turma do pré primário.
A metodologia utilizada é procurar especificar os assuntos e evitar tratar o problema apenas de forma generalizada. O ensino da instituição é diferenciado, cada aluno é assistido pelo professor separadamente. Além de ensinar adultos a ler e escrever, a proposta tem o objetivo de ajudar as pessoas. Elas fazem visitas aos pontos turísticos da cidade, participam de palestras de conscientização, como meio ambiente e saúde na terceira idade. De acordo com a professora após a alfabetização os alunos podem passar automaticamente para o ensino médio, no mesmo Colégio.
Os bons resultados só não são melhores por que muitos desistem, ás vezes faltando muito pouco para completarem a alfabetização. O desemprego é um fator que prejudica, muitas pessoas vão embora da cidade a procura de um trabalho e abandonam o curso. Fica difícil também para o aluno manter o custo da locomoção, pois muitos vêm de outros bairros e pagam passagem.
A professora faz um apelo e pede aos alunos, que estão na fase de conclusão, que retornem ao Centro de Estudos e concluam o curso de alfabetização. As inscrições são feitas no CES, que fica na Barão do Rio, 279, na primeira semana de cada mês.
Fonte:Jornal do Bingen

Tumores Pediátricos

O percentual mediano dos tumores pediátricos observados nos RCBP brasileiros encontra-se próximo de 3%. Para o cálculo do número estimado de tumores pediátricos para o ano de 2008, optou-se por considerar apenas os valores estimados para todas as neoplasias, sem incluir os tumores de pele não melanoma, justificado por sua magnitude em adultos diferir tanto da observada em crianças e adolescentes.Estimou-se que para o Brasil no ano de 2008 ocorreram 351.720 casos novos de câncer, à exceção dos tumores de pele não melanoma. Depreende-se, portanto que ocorreram cerca de 9.890 casos novos de câncer em crianças e adolescentes até os 18 anos.

A associação entre câncer pediátrico e fatores de risco ainda não está totalmente bem estabelecida onde fatores de risco e comportamentais como tabagismo, alcoolismo, alimentação, prática de atividade física regular, exposição ao sol, entre outros, já estão bem descritos na literatura como associados a vários tipos de neoplasias e a população adulta. Sabe-se ainda que, do ponto de vista clínico, os tumores pediátricos apresentam menores períodos de latência, em geral crescem rapidamente e são mais invasivos, porém respondem melhor ao tratamento e são considerados de bom prognóstico. A sobrevida média cumulativa em cinco anos é considerada razoavelmente boa nos EUA onde a taxa da sobrevida é cerca de 77%. Na Europa a sobrevida observada é semelhante a dos EUA, variando de 77% (no Norte Europeu) a 62% (no Leste).O câncer pediátrico representa entre 0,5% e 3% de todas as neoplasias na maioria das populações. Em geral, a incidência total de tumores malignos na infância é maior no sexo masculino. Dos cânceres infantis, a leucemia é o tipo mais freqüente, dentre essas a Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é de maior ocorrência em crianças na maioria das populações, com exceção do Japão, China e Zimbábue onde a LLA é menos freqüente que a Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Entre os Linfomas, o mais incidente na infância é o Linfoma não-Hodgkin. Os tumores de sistema nervoso, que predominam no sexo masculino, ocorrem principalmente em crianças menores de 15 anos, com um pico na idade de 10 anos, e representam cerca de 20% dos tumores infantis. Os tumores ósseos têm sua maior ocorrência nos adolescentes. O retinoblastoma é responsável por cerca de 2% dos tumores infantis.
Fonte:Inca

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Doutores da Alegria - O engraçado é que é sério.

..................................


http://www.doutoresdaalegria.org.br/default.asp

Qual é a "boa" de hoje à noite?


Sexta-feira à noite.....tv nem pensar(deprime)......em Petrópolis tá um frio desgraçado.......não estou querendo ler livro......ou seja....preguiça da pesada pousou neste corpo branquelo.
Não estava querendo encarar internet também não...mas.....lembrei de um amigo, que sugeriu dar uma visitada em um espaço bacana e divertido que ele descobriu.

Pensei.....vai lá Gabriela,relaxa.......

E não é que foi muito bacana mesmo.....

Tem um blog chamado - Buteco do Edu - o cara é tijucano da gema e sabe escrever para relaxar os mais estressados.

Hoje ele escreveu - Cenas Tijucanas....muito legal!

Vale conferir,o link é:http://butecodoedu.blogspot.com/

ps:Victinho,meu querido amigo tijucano,lembrei pacas de ti.Saudades eternas!

Boa leitura
Gabriela

Carta Aberta

Petrópolis,22 de Maio de 2009
Querido Chico,
você bem sabe que seus olhos de momentos verdes e outros azuis, encantam minha alma.Como uma fiel súdita, fui procurar saber sobre o filme Budapeste,no qual seu livro,que ainda não li, é a inspiração.Vi o trailler e para minha surpresa, não registrei nenhuma vontade de assistir,mesmo sabendo de sua participação.Quem sabe em Leite Derramado há uma sintonia....
Apesar de tudo,continuo te amando.
Ósculos e Amplexos
Gabriela






Dossiê mostra que aumentou a violência contra a mulher no Rio de Janeiro

Os dados são referentes aos registros da Polícia Civil durante o ano de 2008.O dossiê abrange os delitos lesão corporal dolosa, ameaça, atentado violento ao pudor, estupro, homicídio doloso. Os números do relatório possibilitam identificar em quais regiões os delitos são mais freqüentes, permitindo ações estratégicas no combate à violência contra a mulher.
A socióloga Andréia Soares Pinto, responsável pela elaboração do dossiê, observou que o maior número de casos registrados estão concentrados em três Áreas Integradas de Segurança Pública: AISP 7, referente ao Município de São Gonçalo; AISP 20, que abrange os Municípios de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis; e AISP 15 referente ao Município de Duque de Caxias.
Ao analisar os números do ano de 2008, foi possível observar que as mulheres continuam sendo as maiores vítimas dos crimes de atentado violento ao pudor (70,7%), ameaça (63,9%) e lesão corporal dolosa (62,3%). Tais delitos ocorrem, na maioria das vezes, no espaço doméstico de convívio e ambiente familiar, o que significa que as vítimas geralmente conhecem os acusados.
O número de mulheres vítimas de atentado violento ao pudor teve um aumento de 28,6% em 2008 se comparado ao ano anterior. Em 64,8% desses casos de AVP, as vítimas conheciam os acusados (companheiros, ex-companheiros, pais, padrastos, parentes, conhecidos e outros tipos de relações), sendo que 33,3% tinham algum parentesco com a vítima.
Já o crime de ameaças contra as mulheres, após três anos consecutivos de queda registrada nos anos de 2004, 2005 e 2006, apresentou uma mudança significativa. Os anos de 2007 e 2008 registraram crescimento no número de vítimas. A diferença percentual de 2008 em relação a 2007 foi de 6,2%. Foram 41.458 registros feitos, o que corresponde aproximadamente 113 vítimas por dia.
A lesão corporal dolosa é um delito que também merece ênfase por vitimar um grande número de mulheres. Em 2008 foi registrado um total de 45.773 mulheres vítimas, sendo que 58,7% deste total foi caracterizado como violência doméstica ou familiar (26.876 mulheres vítimas). O dossiê aponta um acréscimo neste delito de 37% entre os anos de 2007 e 2008.
Alguns aspectos do relatório merecem destaque:
1. No perfil das vítimas e prováveis autores dos delitos analisados, destacam-se as mulheres que sofreram estupro e atentado violento ao pudor. 76,7% das vítimas de estupro eram solteiras e 55,6% conheciam os autores;56,1% das vítimas de estupro tinham entre 12 e 24 anos; 9,6% das vítimas de estupro tinham entre 0 e 11 anos;75,7% das vítimas de AVP eram solteiras e 64,8% dos casos conheciam os acusados;62,2% das vítimas de AVP tinham idade entre 25 e 44 anos.
2. Ficou constatado o alto percentual de prováveis autores com algum grau de parentesco com as vítimas nos casos de atentado violento ao pudor e estupro:Dos acusados de AVP, 33,3% tinham algum grau de parentesco com as mesmas (pais, padrastos ou parentes);Dos acusados de estupro, 18,0% eram pais/padrastos ou parentes e 18,2% mantinham ou mantiveram relacionamento amoroso com as vítimas.
3. A maioria das mulheres vítimas de ameaça e lesão corporal dolosa era solteira:51,0% e 56,9%, respectivamente;
4. Quanto ao crime de homicídio doloso houve uma queda no número de vítimas em relação a 2007:12,0% a menos em relação a 2007; 32 mulheres vítimas por mês ou 1 mulher morta por dia.
O Instituto de Segurança Pública ressalta que a divulgação dos dados contribuiu tanto para o aumento da visibilidade do problema, quanto para o aprimoramento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher.
Cabe lembrar que o aumento no número de registros feitos começou a acontecer com a intensificação de campanhas de incentivo ao longo dos anos, além do amparo promovido pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 2006), que deixou de tratar tais crimes como de menor potencial ofensivo. Ao denunciar ocorrências de violência contra as mulheres, as vítimas são beneficiadas pela lei, tendo como garantia a preservação de direitos à integridade física e psicológica, já que o agressor pode ser detido em flagrante e ter a prisão preventiva decretada.


Lei Maria da Penha - 11.340/2006




Esta lei foi sancionada em agosto de 2006, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou em vigor a partir de setembro do mesmo ano. A partir dela foram criados mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher; entre eles: maior rigor nas punições das agressões contra a mulher, o tempo máximo de detenção previsto de um foi aumentado para três anos e foi vedada a aplicação, unicamente, de pena alternativa de multa. A lei também garante que o agressor não se aproxime da vítima, impossibilitando-o de realizar novas agressões.
São cinco as formas de violência contra a mulher: a) psicológica – quando o agressor causa dano emocional e diminuição da auto-estima que visa prejudicar e controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, chantagem ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; b) física – quando o agressor ofende a integridade ou a saúde corporal da mulher; c) sexual – quando o agressor constrange a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; d) patrimonial – quando o agressor retém, subtrai, destrói parcial ou total os objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer as necessidades; e e) moral – quando o agressor ofende a honra da mulher (calúnia, difamação ou injúria).

Por:Renata Fortes e Marianna Carmelini

fonte:Portal Violência contra a Mulher

Em pauta:Vergonha


"A que ponto chegamos!


A palavra “vergonha” é uma destas palavras ambíguas e é de uma peculiar forma de ambigüidade. Tem ao menos dois sentidos, sendo que um designa um sentimento moral positivo, mas outro negativo - tudo dependendo do contexto sentencial em que ocorrem.


Consideremos (1) “Ele sentiu uma grande vergonha de ter feito o que fez”. Supondo que o indivíduo em questão realmente tenha se sentido envergonhado por uma ação praticada, a vergonha aqui é um sentimento moral positivo, pois é um efeito produzido pelo reconhecimento de culpa acompanhado de arrependimento.


Suponhamos agora (2) “Ele não sentiu a menor vergonha diante de tudo aquilo que fez”. Era esperado que o indivíduo que praticou uma ação vergonhosa sentisse vergonha pelo que fez. Mas a não-produção do referido efeito é uma indicação de que ele não se sentiu culpado e, por não ter se sentido assim, não experimentou nenhum arrependimento.


Segue-se, portanto, que o sentimento de culpa leva à vergonha e esta ao arrependimento.
Temos de fazer uma distinção entre culpa e o sentimento de culpa. Aquela tem um caráter objetivo, mas este tem um caráter subjetivo. Tanto no sentido ético como no jurídico, uma alegação de culpa pode e tem que ser provada, mas o sentimento de culpa simplesmente não pode ser provado, embora possa ser inferido por um sinal: o rubor da face indicando vergonha.
E é justamente por isso que um indivíduo pode ser culpado e sentir vergonha, mas pode não sentir e ser culpado e pode ainda não ser culpado e sentir.


Na peça de Sófocles Édipo-Rei, a personagem principal Édipo mata Laio, seu pai, mas não sabendo que o indivíduo morto em um duelo era seu pai; casa com Jocasta, sua mãe, sem saber que aquela linda mulher era sua mãe.


Devemos considerá-lo autor de um parricídio e de um incesto? Não há dúvida que ele praticou um homicídio, mas este teve lugar num duelo, cabendo, portanto, a alegação de legítima defesa. Além disso, na Grécia antiga os duelos não eram punidos por lei, eram considerados uma questão de honra.


Não há dúvida de que ele casou com sua mãe, mas não teve a intenção de cometer um incesto ao desposar a rainha de Tebas. Talvez fosse cabível a alegação de um incesto culposo, mas jamais doloso. Mas sendo culposo ou não, Édipo se sentiu culpado pelo ato incestuoso, bem como pelo homicídio de Laio. E em conseqüência disto, furou seus olhos e passou a vagar pelo mundo como um mendigo.


É conhecido o caso daquele indivíduo que, padecendo de um grave transtorno mental, vai a uma delegacia de polícia e confessa ter cometido um homicídio que não cometeu. Ele não é objetivamente culpado, mas isto não o impede de se sentir culpado e sentir vergonha pelo ato que alega ter praticado.


Por outro lado, sabemos que um psicopata, mesmo tendo cometido diversos crimes hediondos, nunca se sente culpado e jamais se sente envergonhado. Considera-se que ele é definitivamente incapaz de ter sentimentos morais.


Contudo, seria açodado considerá-lo um indivíduo imoral: ele não é um indivíduo moral nem imoral, porém amoral. Nem tampouco está além do bem e do mal, tal como o Zaratustra de Nietzsche: Ele está aquém do bem e do mal, tal como uma criança de colo. Porém, diferentemente dela, ele é um caso de internação e tratamento psiquiátrico.


De tudo isso que dissemos, podemos concluir que a capacidade de sentir vergonha é uma das mais importantes feições do homem como ser moral, seja quando ele reconhece seus erros e se arrepende dos mesmos, seja quando olha à sua volta a se reconhece como um homem moral vivendo em uma sociedade imoral, de acordo com o título do livro de Reinhold Niebuhr: Moral Man and Immoral Society (Nova Iorque. Scribner’s. 1932).

Entre nós, talvez ninguém tenha expressado melhor a referida condição do que Rui Barbosa nos inícios do século XX:

Sinto Vergonha de Mim
Tenho vergonha de mim,
Pois faço parte de um povo que não reconheço
Enveredando por caminhos que não quero percorrer.
Ao lado da vergonha de mim,
Tenho pena de ti,
Povo deste mundo!
De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver prosperar a desonra,
De tanto ver crescer a injustiça,
De tanto ver agigantarem-se os poderes
Nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
A ter vergonha de ser honesto.

A que ponto chegamos! Os desonestos não sentem vergonha nenhuma; os honestos sentem, mas sentem vergonha de serem honestos! "
*
Por :Mário Guerreiro, Doutor em Filosofia pela UFRJ.

LEI 5.033/99 - Será que pega?

Desde 4ªa feira (20/05) está em vigor no município do Rio de Janeiro a Lei 5033/99, de autoria do vereador Roberto Monteiro (PCdoB). Essa lei obriga que expressões em língua estrangeira usadas em letreiros de lojas, restaurantes, casas noturnas, cartazes, anúncios e vitrines de comércio tenham que trazer junto sua tradução (no mesmo tamanho que as palavras em outro idioma expostas na propraganda).As empresas não estão obrigadas a retirar seus anúncios das ruas, mas as que não se adequarem à nova regra nas próximas propagandas vão pagar multa de R$ 5 mil. Portanto, expressões como sale, drink, off, delivery e express podem estar com seus dias contatos.

fonte:Blog do Victor - http://oblogdovictor.blogspot.com/

E-mail recebido:


É inaceitável pensar em limitação à liberdade de expressão,seja ela onde for nos dias atuais.Obviamente que existe a pedofila,este mal latente e causador de traumas.Os vírus virtuais estão cada vez mais preparados para atacar e roubar o que interessa.Soluções hão de surgir,mas censura,nem pensar!
Gabriela

Indignação....

Não sei como descrever meu sentimento ao ler hoje,que o "ser",somente isto,porque humano ela não é,Suzane von Richthofen,que planejou e matou os pais,ameaçou o irmão e tentou enganar uma sociedade,pode ser solta com somente três anos de prisão.Isto tudo porque ela é boazinha na cadeia.
O crime neste país literalmente compensa mesmo.
Não estou entendendo nada.Acho que terei que estudar Direito para ser menos ignorante nestas leis brasileiras.
Gabriela

Obesidade e Diabetes

strike=greve
Entrevistado:Dr. Alfredo Halpern, ex-coordenador do Departamento de Síndrome Metabólica da Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD

1. A obesidade é um fator importante para desenvolver o diabetes? Por que?
Sim, pois o aumento do tecido gorduroso, particularmente no abdômen, leva à produção exagerada de substâncias que interferem com a ação da insulina produzida pelo pâncreas.

2. Evitar a obesidade é o melhor caminho para prevenir o diabetes?
Sem dúvida nenhuma, a prevenção da obesidade e o combate ao sedentarismo são as armas mais eficientes para evitar o Diabetes tipo 2.

3. Como sei que estou acima do peso?
Aplique o cálculo do índice de massa corporal (IMC) = peso(kg)/altura(cm)2. Se você tiver mais que 25kg/m2 tem excesso de peso e se tiver mais que 30kg/m2 tem obesidade.

4. Que benefícios ganha a pessoa com diabetes ao prevenir a obesidade?
Emagrecer faz melhorar o controle da sua glicemia e previne (ou ajuda) a controlar a pressão arterial e as gorduras no sangue, entre outros benefícios. E, basicamente, diminui muito o risco de doenças cardiovasculares.

5. Qual a importância do acompanhamento médico para evitar a obesidade?
Depende da propensão que você tenha para a obesidade e dos seus hábitos de vida e da tendência (sua e de sua família) para outras doenças. A princípio, deve-se procurar o médico sempre que a pessoa é diabética.

6. E do planejamento alimentar?
O planejamento (eu prefiro a palavra controle) alimentar é básico para se evitar a obesidade.

7. Sendo obesa, quais problemas a pessoa com diabetes pode desenvolver?
Vai aumentar o risco das complicações do diabetes e da aterosclerose (problemas visuais, dos nervos, impotência, infarto do miocárdio, derrame cerebral, gangrena, entre outros)

8. Com diabetes é mais difícil combater a obesidade?
Não há certeza sobre isto, embora alguns estudos mostrem que pessoas diabéticas têm maior dificuldade para perder peso.

9. Qual o melhor caminho, nesse caso, para combater a obesidade?
Procurar um médico, sempre que tiver diabetes e obesidade. Ele vai orientar a melhor dieta, o planejamento para atividade física e medicamentos apropriados.

10. Todo obeso possui Síndrome Metabólica?
Nem todo obeso apresenta Síndrome Metabólica, mas grande parte das pessoas com obesidade abdominal, mesmo não sendo obesos, apresenta a mesma.
*************************************************************
PS:

1)Importante lembrar que o perímetro abdominal acima do normal, indica riscos de problemas cardiovasculares. Para os homens, a medida de risco situa-se acima do 102 centímetros de perímetro abdominal; para as mulheres, estabelece-se acima dos 88 centímetros.
2)O profissional de saúde melhor capacitado para uma orientação alimentar,promovendo saúde e bem-estar é o Nutricionista.

Saúde para todos nós

Gabriela

AVISO

O fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).
Saúde para todos nós
Gabriela



Ajuda de dados:Inca e MS

Um recado

Quero relembrar, que este blog é democrático e aberto a comentários e opiniões,mesmo contrárias a minha.Todas as postagens que forem assinadas por mim,serão pensamentos e ideias desta que vos escreve. Caso não tenha minha assinatura, considerem uma homenagem pela grandiosidade do texto de seu autor. Peço aos leitores que compreendam que este espaço não é destinado para desrespeitos e insultos a qualquer classe, raça, ideias ,pensamentos..... Os comentários não são moderados, de forma que vamos exercer a DEMOCRACIA de um jeito adulto e respeitoso.
Obrigada pela atenção

Gabriela Gonçalves

Petrópolis formaliza consórcio que construirá usina de gaseificação de resíduos sólidos

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e o prefeito de Petrópolis,se reúnem, hoje (22) às 16 horas, para formalizar um consórcio intermunicipal para a solução do destino final de resíduos sólidos na região serrana. Farão parte desse consórcio os municípios de Petrópolis, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul e Levy Gaspariam.
Durante a reunião, será apresentada a proposta da implantação de uma usina de gaseificação de resíduos sólidos, que transforma os resíduos em energia limpa. Esse é um projeto piloto, financiado pelo Banco Europeu Société Générale, que transforma 8 mil toneladas/ano e será instalado em até seis meses. O projeto piloto será testado quanto a eficiência e eficácia do sistema.
O subsecretário da Secretaria de Estado do Ambiente, Antonio Da Hora, também participa na reunião.

Fonte:Diário de Petrópolis

Ministério da Saúde ainda discute Política do Homem

No final de abril foi realizada em Brasília uma oficina de trabalho promovida pelo Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O objetivo do encontro foi discutir as ações que já estão incluídas no programa e verificar se há necessidade de incluir outras. Ainda haverá mais duas reuniões do gênero para discutir o projeto e o lançamento da política será adiada mais uma vez. Em vez de agosto de 2009, o programa agora está previsto para até 2011.A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) foi representada pelo presidente da comissão especial de Política Governamental e Doenças Urológicas, Fernando Diaz, e o presidente da Comissão especial de Urologia Militar, Sergio dos Santos Szelbracikowski.“O projeto de ações já em andamento foi apresentado a três grupos de trabalho, de forma a ser criticado. E foram várias as alterações sugeridas, desde detalhes de redação até modificações de objetivos, planos de ação, destinação de verbas e indicadores de resultados”, afirmou Diaz.A SBU continua realizando ações junto aos gestores de saúde municipais e estaduais para tentar viabilizar ações em defesa da saúde do homem o quanto antes. De acordo com os urologistas da rede pública, há homens que ficam na fila de espera para uma cirurgia de próstata por até cinco meses.Estiveram presentes à oficina centrais sindicais, entidades de especialidade médica, Associação Saúde da Família, Exército, acadêmicos, gestores de saúde entre outros.
fonte:Ministério da Saúde


PS:Importante lembrar que a doença tem aparecido cada vez mais cedo,a faixa etária está entre 40 e 50 anos.O preconceito masculino aos exames preventivos ainda persistem.Cuide-se!
*
Saúde
Gabriela

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Expandindo Consciência....Você tem fome de quê?

O texto abaixo, é um pequeno resumo do que pode ser encontrado no site, ONG Banco de Alimentos,cujo o objetivo é abrir nossas mentes e conscientizar que, o que chamamos de resto,é o que nutre milhares de cidadãos como nós,infelizmente excluídos do convívio em sociedade salutar.
Pense sobre!
Boa leitura
Gabi
"Dados da Fome, desperdício e desnutrição -
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantes problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população*. E ao mesmo tempo temos milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento humano. Acreditamos, dadas as tristes características brasileiras, que alimentos eliminados indiscriminadamente poderiam ser aproveitados como principal fonte de combate contra os efeitos da fome, desnutrição e subnutrição. Ou seja, sem se gastar nem mais um centavo com a produção de alimentos, apenas nos dedicando objetivamente a recuperarmos este desperdício, estaríamos oferecendo alimentação a 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar.
Ao desperdiçarmos toneladas de alimentos diariamente, contribuímos para a degradação econômica e social do nosso país, prejudicando a saúde de milhões de pessoas, cidadãos que sofrem com a irracionalidade do desperdício. Os números aqui apresentados, não precisam de análises profundas para demonstrar o óbvio: há um abismo entre o potencial econômico do Brasil, país que produz mais alimentos do que necessita, e a qualidade de vida de seus cidadãos, que passam fome aos milhares. Este estado está relacionado a questões políticas, econômicas, ideológicas e comportamentais. A realidade paradoxal brasileira exige mudanças drásticas para melhoria da qualidade de vida da população. Enxergamos uma enorme barreira, qual seja, a falta de consciência da adequada utilização dos recursos, para alcançarmos melhores índices de desenvolvimento econômico do país, independentemente do crescimento econômico, o qual por si só não resolverá nossos contra-sensos, paradoxos , caso a sociedade não mude sua visão e participação no processo de desenvolvimento social. É necessário, portanto, existir uma conscientização quanto ao desperdício em curto, médio e longo prazo. Quanto estamos dispostos a pagar por uma cadeia de ações que facilita a disseminação da fome e desnutrição, com todas as suas conseqüências para a sociedade, e até quando essas atitudes serão ignoradas pela sociedade? -
Convite para pensar:
Os números do desperdício são abusivos se levada em conta a situação da economia brasileira, a quantidade de pessoas que passam fome nesse país e o fato do Brasil produzir mais alimentos que necessita. O fato de o Brasil produzir mais alimentos do que precisa, logicamente não é um fato ruim em si, muito pelo contrário, o nosso grande problema é que as riquezas geradas pelo país, vide PIB (produto interno bruto), não estão de acordo com o nível de desenvolvimento econômico (níveis de educação, saúde, moradia, bem estar) que o Brasil se encontra. Por que? Como transformar esta realidade? "
ONG BANCO DE ALIMENTOS - http://www.bancodealimentos.org.br/

Em pauta:Direitos dos Idosos


Câmara Municipal de Petrópolis promove palestra sobre a terceira idade


A Câmara Municipal de Petrópolis vai promover no dia 21 de maio, às 16 horas, uma palestra com o Dr. Serafim Fortes Paz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, órgão que visa à implementação de políticas públicas e a cuidar das questões relacionadas ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa.
Dados do IBGE revelam que entre 1997 e 2007 a população brasileira cresceu 21,6%, deste número 47,8% com 60 anos ou mais e 86,1% com 80 anos ou mais. No país a terceira idade atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. Petrópolis é a cidade da Região Serrana com o maior número de idosos, cerca de 40 mil.
O objetivo do encontro é sensibilizar as autoridades e os cidadãos com relação à situação da terceira idade. Trazer em pauta a questão do envelhecimento com respeito e cidadania.

Em pauta:Segurança de Petrópolis

A criação do Conselho Comunitário de Segurança, com eleição prevista para julho, foi uma das medidas anunciadas ontem, pelo coronel Paulo Mouzinho, comandante do 26º BPM, durante o seu primeiro Café da Manhã Comunitário, com a presença de autoridades e representantes de associações de moradores. Mas, ao contrário do que se esperava, o crescente número de assaltos, que são consequência da falta de segurança do município, foi esquecido pela maioria das entidades, que falaram, principalmente, sobre a saúde.
Apenas o taxista Ermano José, representante da Associação dos Taxistas, assim como o rodoviário Claudecir Bandeira, pediram atenção das autoridades para reforço do policiamento na cidade. Enquanto o primeiro solicitou que, nas blitze, os policiais revistem também os passageiros, o outro questionou o coronel Mouzinho, sobre quais as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança dos petropolitanos. Ele iniciou falando sobre a morte do cobrador Romário, salientando que a situação gerou revolta na categoria. “Meu proposito, aqui hoje, é saber se existe algum projeto para diminuir a criminalidade. Tanto os petropolitanos quanto os turistas, estão a mercê dos bandidos. Nos terminais de transbordo, assistimos inúmeros furtos e pessoas fazendo o uso de drogas”, criticou.
Como resposta, Mouzinho disse que pretende aumentar o número de operações e revistas em todos os veículos, inclusive nos ônibus. O objetivo é procurar, principalmente, as armas. Além disso, segundo ele, numa reunião com representantes do sindicato dos rodoviários, ficou acertado um mapeamento da cidade, contendo os locais mais criticos. “Vamos buscar os lugares onde ocorrem o maior número de assaltos. Vamos precisar ainda da ajuda da prefeitura pois, é necesário instalar iluminação em diversos pontos de ônibus que são desertos. Vale lembrar que a iluminação ajuda a fortalecer a sensação de segurança”.
Sobre os seus primeiros dias a frente do batalhão de Petrópolis, Mouzinho destacou que, ao contrário do que vem sendo ventilado na cidade, a P2 está funcionando perfeitamente. “Fizemos apenas algumas modificações, reduzi o número de policiais mas, o trabalho continua o mesmo”, contou, explicando ainda que, a partir do momento em que assumiu a corporação, num primeiro momento, aumentou o policiamento na rua. “Os petropolitamos já observam a presença maciça de policiais na rua. Apesar de efetivo continuar o mesmo, enxuguei o serviço administrativo, assim, pude aumentar o número de homens na rua”, disse, ressaltando que também posicionou viaturas, em horários periódicos, nas entradas e saídas da cidade. “Estou em contato direto com o comandante geral da PM e, a expectativa é de que, até julho, cheguem novas viaturas.
fonte:Tribuna de Petrópolis - 21/5/2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Saudades do jazz de "raiz" - Humor Massaroca

Esta é para eu,tu,ele,nós,vós,eles...

"Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é por que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Um corte de cabelo arrojado... diferente...
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a
pintar... desenhar... dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...
Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de
isolamento"...
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para
"chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis...
O mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca fica amarga.

Recomeçar...hoje é um bom dia para começar novos desafios!!!

Onde você quer chegar?
Ir alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
Queira coisas boas para a vida...
Pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos...
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo
melhor... o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...
Jogue fora tudo que te prende ao passado...
Ao mundinho de coisas tristes... fotos...
Peças de roupa, papel de bala... ingressos de cinema...
Bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que se guarda
quando nos julgamos apaixonados...
Jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração...
Fique pronto para a vida... para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...
Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
Afinal de contas...
Somos o "Amor"... "
*
Poeta:Paulo Roberto Gaefke
PS:Essa mensagem é indevidamente atribuida ao Carlos Drumond de Andrade

Um resumo simples sobre quimioterapia.

O tratamento com quimioterapia antineoplásica("anticâncer")tem como objetivo destruir e/ou controlar a multiplicação e o crescimento das células cancerosas.
A quimioterapia pode ser usada em combinação com a cirurgia ou radioterapia,ou ainda,com ambas.Ela poder ser feita com a utilização de uma droga ou com drogas em combinação,de forma sequencial ou espaçada.

De forma muito simples explicarei como a quimioterapia é classificada:

1)Quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle total do tumor,nos casos em que a quimioterapia se propõe a curar o paciente,ela é curativa. Alguns tipos de tumores são passíveis de cura somente com a quimioterapia:tumores testiculares e tumores da infância, por exemplo.

2)Quando a quimioterapia é feita após a cirurgia,período em que o paciente está aparentemente sem a doença,mas quando ainda existe o risco de recidiva para o caso,ela é Adjuvante.No caso do Câncer de Mama e de Cólon já ficou comprovado que a quimioterapia adjuvante atrasa o aparecimento de metástases e melhora um pouco os índices de cura.

3)Quando o objetivo é visar uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia,ela é Neoadjuvante.Ela tem como objetivo diminuir o tumor primário,facilitando a cirurgia posterior.É muito usada no câncer de Mama,de pulmão e de bexiga.

4)Quando não há mais chances de cura e somente o controle dos sinais e sintomas,dando apenas ao doente uma melhor qualidade de sobrevida,ela é Paliativa.Esta quimioterapia é utilizada nos casos em que já existe metástase,em casos de tumores não mais passíveis de cura.Normalmente as doses usadas nestes casos são menos agressivas.

Os efeitos da quimioterapia variam de acordo com a droga utilizada no tratamento e os protocolos implementados pelo médico.Podem aparecer:Vômitos e náuseas,alopécia(queda de cabelo),queda da imunidade e infecções,baixa do número de plaquetas no sangue e anemia.

O mecanismo de ação da quimioterapia não é seletivo,isto quer dizer,que infelizmente as células sadias que também se dividem normalmente durante a vida de uma pessoa,também são afetadas pela quimioterapia.
Por isto,que grande parte dos sinais e sintomas desagradáveis aparecem.Tudo é provocado pela toxidade dos antineoplásicos.

A cirurgia,quimioterapia,radioterapia,imunoterapia,hormonioterapia,geneterapia,vacinoterapia, e toda uma nova variedade de ações visam a atingir a cura,entretanto,apesar de toda evolução da medicina,quanto mais cedo o tumor é descoberto, maior a probabilidade real de cura.Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo.

Se for pensar em termos estatísticos, dá para afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Em resumo: Facilite sua vida e não fique tentando descobrir sozinho o que pode estar errado em seu corpo.Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos,tanto para mulheres como para homens.
Saúde para todos nós
Gabriela











Carlos Heitor Cony comenta a descaso do governo federal com as chuvas no norte e nordeste

Link da Band news:

http://bandnewstv.band.com.br/coluna.asp?ID=78&IDC=144316




A PETROBRÁS - depoimento de um ex-funcionário

Coturno Noturno( http://coturnonoturno.blogspot.com/) providenciou um selo,com a intenção de ser colocado em blogs. Se não tentarmos,será mais uma rápida deliciosa pizza.
Gabi


E-mail recebido:

Abaixo, o depoimento interessante (O DRAMA DA PETROBRÁS) de um ex-funcionário da Petrobrás - Waldo Luís Viana, escritor, poeta, economista e ex-empregado concursado da PETROBRAS, que está em http://diplomatizzando.blogspot.com/

*** ***

"Pouca gente sabe, mas já fui empregado da Petrobrás. Não terceirizado, mas por concurso. E pedi demissão, dez meses depois, sendo entrevistado por quatro psicólogas que, naturalmente, me olhavam atônitas. Saí, porque queria completar o curso de Economia na Gama Filho, chegava em casa à meia-noite, atravessando toda a cidade, do bairro de Piedade ao Leme, jantava, dormia de madrugada e acordava às seis e trinta da manhã para estar às oito no Edifício-sede.

Em minha época, 1976, não havia auxílio-refeição, vale-transporte, nem nada. Era só o salário-seco, mais auxílio-periculosidade (para subir e descer de elevador) e cartão de ponto. Ah, como detesto cartão de ponto, mas agradeço a Deus, porque foi o pavor dele que me fez poeta “sou um homem que vive nos interlúdios concedidos pelo relógio de ponto...” – dizia, nos versos trôpegos da mocidade... Queria ser escritor – imagina?, no Brasil de Paulo Coelho e José Sarney – e as psicólogas me perguntavam, sofridas, o motivo de eu querer ir embora. Sem muita paciência – já tinha pavio curto naquela época – redargui: “quero ver o sol nascer...”. Elas não entenderam nada, tadinhas, mas eu chegava em casa tarde, saía cedo e não via o sol subir no horizonte. Coisa de poeta. Fui colocado no serviço de pessoal e era tão bom datilógrafo que me puseram para compulsar documentos sigilosos sobre a empresa. Impressionou-me a quantidade de internações psiquiátricas entre os petroleiros, mas isso não podia comentar com ninguém. Internavam-me em sala sem janela e fui dos únicos datilógrafos a utilizar máquinas elétricas com pedais, já extintas, para confeccionar tabelas de relatórios “top-secret” para a diretoria. Minha curiosidade era imensa e, como era muito rápido, lia tudo e anotava os detalhes escabrosos num bloquinho. Tudo isso eu já destruí (que pena!), mas de memória, na época, o maior número de internamentos eram os do serviço de contabilidade. Fora a incidência de alcoolismo que era muito grande. Segredo maior do que o da Igreja Católica em relação aos padres... Há trinta e dois anos, com Shigeaki Ueki na presidência, vivíamos as consequências do choque do petróleo, que fizeram o japonezinho desligar a sua piscina de água quente para poupar energia. Como fazia parte da “peãozada”, fingia-me de morto e não tocava em política, assunto proibido.

A Petrobrás já era, então, orgulho nacional e não havia pai de família que não estufasse o peito de orgulho, quando afirmava que o filho trabalhava na empresa. Quando pedi demissão descontentei meus pais. Resolvera seguir o destino pedregoso e íngreme da não burocracia. Para mim, era insuportável ver aqueles técnicos de administração, de gravatinha, batendo em meu ombro e dizendo a frase-modelo: “meu filho, quando eu me aposentar...” A empresa articulava uma tecnologia mental no empregado, como se não funcionasse sozinha, dada a sua grandiosidade. Muitos trabalhavam com febre, com medo de ir ao serviço médico e serem mal vistos pelos chefetes de seção. Naquela época, a empresa gastava 11% de seu orçamento com despesas de pessoal e, atualmente, reduziu esse “gasto” entregando algumas atividades-meio a terceirizados, aliás muito mal vistos pelos concursados, que detêm crachá autêntico. Não sei como está hoje, mas o cartão de ponto é exigido até para profissionais de curso superior, os horários são rígidos e a mega-empresa continua um quartel. De fazer inveja aos atuais militares que nem rancho têm para oferecer aos recrutas.

Os privilégios dos petroleiros existem, mas as benesses e salários-extras continuam em poder de uma elite muito bem estabelecida, estruturada e corporativa. São ciosos de seus privilégios e têm cabeça de funcionários públicos, ou seja, sabem que se mantiverem a cabecinha conservadora, não contestatória, se lamberem muito bem as botas dos chefes, permanecerão até a aposentadoria, quando como verdadeiros trapos humanos vão requerê-las, com complemento financeiro da fundação PETROS. Essa empresa hoje é imensa, tentacular, um estado dentro do estado, e a União, apesar de todos os esforços do governo tucano para privatizá-la, no que foi impedido pelo Alto Comando do Exército, ainda detém 51% do capital das ações com direito a voto.

Com a troca de governo, tornou-se a joia da coroa do PT e é administrada diretamente pelo Palácio do Planalto e pela Casa Civil, passando por cima, na prática, da natural hierarquia do Ministério das Minas e Energia. Quem manda na Petrobrás é Lula e Lula desmanda na Petrobrás. Era para ser o paraíso petista, mas nunca o foi. Os petistas invadiram a empresa, de alto a baixo, como a KGB fazia na União Soviética com o controle dos bairros em Moscou. Nenhum cargo de confiança ficou incólume. O comissariado manda e desmanda mesmo. Todo mundo baixa a cabeça, naquela técnica de sabujice de quem quer sobreviver, esperando novos tempos. Precisaríamos de um Machado de Assis ou de um Lima Barreto para descrever o que acontece na mente dos chefes de seção e dos engenheiros de staff. Principalmente aqueles que assistem à farra das concessões orçamentárias a diversas ONGs desconhecidas... Os controles e auditorias internos são draconianos, principalmente no varejo. Os gastos no atacado, em dólares e euros, sob responsabilidade das diretorias e do Conselho de Administração fogem à imaginação dos mortais da planície ou a qualquer vasculhador que não seja do meio.

Para quem não conhece economia de petróleo, as tacadas são indetetáveis! Como uma empresa de petróleo, mesmo mal administrada, é um supernegócio, bastaria uma vista d’olhos nas firmas fornecedoras da Petrobrás, muitas delas criadas por ex-funcionários, e os escritórios de advocacia, para os contenciosos surgidos com os que negociam diretamente com ela, para assuntar diversas surpresas. Isso seria matéria para os serviços de inteligência da Polícia Federal, da ABIN, do CADE e de outras agências, além da curiosidade atenta do que os petistas chamam de mídia golpista. Isso sem falar no Ministério Público, que tem tantos procuradores jovens e loucos para defender os altos interesses da sociedade. Aqui vai a todos eles um terno pedido do poeta: por favor, deem um passo à frente... Agora vemos essa CPI montada no Senado, com cara e enredo de chantagem. Com a grana e os interesses em torno da empresa, é muito fácil que a Comissão não dê em nada, embora se o esterco for remexido, não venha a sobrar pedra sobre pedra. A Petrobrás é um dos sustentáculos da Pátria, assim como Jerusalém era a capital dos judeus e do cristianismo. Mesmo assim, a cidade um dia foi destruída e mudou a história do mundo. Não admira que o drama da Petrobrás, orgulho nacional seja tão grande. Tão grande quanto uma plataforma! Aliás, tudo é gigantesco naquela empresa que tantos serviços têm prestado a ela mesma e a sua burocracia. Inclusive batendo às portas da corrupção. O povo brasileiro, seu pretenso proprietário, espera por explicações... É claro que em 180 dias os senadores não irão apurar coisa alguma. Eles só querem desviar o foco dos escândalos sobre o Congresso e culpam o governo Lula por não os haver defendido, tal como o fez nos tempos dos hierarcas do mensalão. Mesquinharia se paga com mesquinharia. Assim, nada como mexer com a joia da coroa e fazer a opinião pública esquecer logo das mordomias do Senado e outras futilidades, não defendidas a contento pelo governo atual. E com seis meses decorridos vem o Natal, o Ano Novo, o Carnaval e mais um ano de eleições. E Suas Excelências estarão salvas para disputar novo pleito, quem sabe com financiamento dos próprios lobistas e empresários que sobrevivem dos nababescos negócios ligados ao petróleo brasileiro. Vamos assistir de camarote a mais uma pantomima teatral. Não é comédia. É o drama da Petrobrás, a grande empresa, orgulho nacional, de qual um dia, num acesso de capa e espada, me demiti... "

Emerson Nogueira


********************************************
O show deste mineiro é fantástico.Um talento nos instrumentos.

Semana dos museus


Projeto O Museu que não se vê.
O Projeto Museu que não se vê acontecerá às 9h e às 14h. A visita aos bastidores do Museu Imperial apresenta aos visitantes os setores técnicos como Biblioteca, Arquivo Histórico, Laboratório de Conservação, Centro de Educação Patrimonial, Setor de Museologia e o projeto Som e Luz. A participação no projeto deve ser agendada pelo telefone (24) 2237-8000.Às 20h, será exibido o Espetáculo Som e Luz, com ingressos promocionais. A entrada custará R$5. Com capacidade para 280 espectadores, o espetáculo tem 45 minutos de duração e é uma iniciativa da Eletrobrás/ Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Museu Imperial e Fundação Roberto Marinho.Além disso, durante toda a semana, a visitação ao antigo Palácio Imperial terá ingressos com preço mínimo sugerido. Desta forma, a contribuição do público será espontânea e a visitação será em horário normal, das 11h às 18h. Os eventos fazem parte das comemorações da 7ª Semana Nacional de Museus. O tema da programação é “Museus e turismo”. Os eventos começaram no domingo, dia 17 de maio, e só terminam no sábado, dia 23. Entre as atrações, estão concertos, teatro, mesa-redonda e um curso para guias de turismo.

Saiba mais
A Semana Nacional de Museus é promovida, desde 2003, pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Nas seis edições anteriores, quase quatro milhões de pessoas prestigiaram os eventos promovidos pelos mais de 440 museus de todo o país.

Museu Imperial de Petrópolis
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Petrópolis - RJ
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Mustrangi envia força tarefa à Alerj para buscar recursos do Estado

O prefeito Paulo Mustrangi enviou ontem à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma "força tarefa" integrada por alguns secretários de governo, com o objetivo de sensibilizar alguns deputados estaduais sobre a necessidade de inclusão de emendas favoráveis ao município na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o exercício de 2010.
Além de procurar os deputados com base eleitoral em Petrópolis – Marcus Vinícius (PTB), Ronaldo Medeiros (PSB), Átila Nunes (DEM) e Paulo Melo (PMDB) -, os secretários de governo também passaram por gabinetes de deputados que possuem residência ou ligação política com a cidade e todos os das bancadas do PT e PPS.
"Disse, desde o início do governo, que vou atuar ao lado de todos os políticos que quiserem auxiliar nosso município, independente de siglas ou questões políticas. Os deputados que têm bancada eleitoral na cidade têm esse compromisso com a população, mas os demais deputados que possuem residência na cidade, que têm ligações afetivas ou políticas com nosso município, e também os que são das bancadas do PT e do PPS na Alerj também podem nos auxiliar com emendas na LDO de 2010 e também com projetos e verbas para Petrópolis. Os secretários de governo foram ao Rio e também irão à Brasília, justamente para que possamos buscar mais verbas e projetos em favor de nossa Petrópolis", declarou o prefeito.
Dentre as solicitações de emendas feitas aos diversos deputados estaduais, constam pedidos prioritários de verbas para a área de saúde, como para aquisição de material e equipamentos para unidades de atenção básica de saúde e atenção especializada em saúde; aquisição de unidades móveis de saúde. Também foram feitas solicitações de emendas para área de meio ambiente, infra-estrutura, esporte e social, como a solicitação recursos para a implantação do Parque Natural Municipal de Petrópolis; recursos para contenção e encostas e reflorestamento; recursos para a construção de quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica em comunidades; recursos para implantação de um centro de referência para o atendimento de pessoas com deficiência; recursos para obras de drenagem e desassoreamento dos rios e córregos da cidade; recursos para aquisição de veículos para a frota da PMP, dentre outros.
"Tenho certeza que os deputados estaduais estão abertos à ajudar nosso município. Nossa tarefa é apontar nossas necessidades para que as emendas possam ser incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e, posteriormente, no próprio Orçamento do Estado para 2010. Dessa forma, poderemos contar com mais recursos e assim realizar as ações necessárias para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente!", ressaltou o prefeito Paulo Mustrangi.
fonte:Diário de Petrópolis

terça-feira, 19 de maio de 2009

Hepatites Virais


As hepatites virais se constituem em um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C no mundo. A maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, agravando a cadeia de transmissão da infecção e as formas crônicas da doença.Segundo pesquisas, 1 em cada 30 brasileiros é portador da hepatite B ou C.






PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Como você pode se prevenir da hepatite A:

Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos.Os alimentos devem ser fervidos por 1 minuto antes de serem consumidos.Os alimentos ingeridos crus devem ficar durante 30 minutos em solução preparada com uma colher de sopa de hipocloritode sódio 2,5% (água sanitária) em 1 litro de água. A vacina está disponível, no momento, apenas em situações especiais. Procure o Posto de Saúde para informações a respeito dos critérios para se vacinar.

Como saber se você está com hepatite B ou C:
As hepatite B e C são infecções freqüentemente assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. A maioria das pessoas só descobre que tem (ou teve) hepatite B ou C depois de alguns anos, muitas vezes por acaso, atráves dos testes sorológicos para esses vírus. Somente o teste sangüíneo para hepatite B e para hepatite C pode lhe dar certeza. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou seu médico no caso de:
- apresentar sinais/sintomas de hepatite (cansaço, dor no corpo, dor de estômago, olhos/pele amarelada ou urina escura).
- achar que teve contato com alguém com hepatite B ou C.
- ter recebido transfusão de sangue/hemoderivados (principalmente se tiver sido realizada no interior do país ou antes de 1986).
- os recém-natos de mães positivas devem ser vacinados nas primeiras 12 horas de nascimento.
Como se proteger da hepatite B e C:
Coloque em prática o sexo seguro: use camisinha. O caminho mais seguro de prevenir a transmissão sexual de uma doença é a relação estável, com o seu parceiro sexual.Prevenção é uma via de mão dupla nas relações sexuais. Se você usa drogas, procure ajuda para parar. Não compartilhe canudinhos, seringas e agulhas, pois são possíveis fontes de contaminação. Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de dentes, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal. Pense sobre os riscos de fazer uma tatuagem ou piercing, uma vez que são procedimentos de risco, quando o material não é esterilizado corretamente. Para evitar hepatites B e C, saiba que o material deve ser descartável ou esterilizado em: autoclave a 121ºC por 20 minutos, estufa ou flambagem a 170 ºC por 2 horas.Assegure-se com seu médico sobre a criteriosa indicação de uma transfusão sangüínea, quanto à origem do produto hemoterápico e se foram realizados todos os testes sorológicos exigidos.A vacina contra a hepatite B (segura e eficaz) está disponível, no momento, nas unidades básicas de saúde para situações específicas. Procure o Posto de Saúde e tome conhecimento destas situações específicas.
Ósculos e Amplexos
Gabi
Ajuda de pesquisa:Ministério da Saúde

Análise do Ciclo de Vida (ACV) e Reciclagem


As informações coletadas na ACV e os resultados de sua análise e interpretações podem ser úteis para tomadas de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para avaliação de desempenho de projetos ou reprojetos de produtos ou processos e/ou planejamento estratégico.
A análise de ciclo de vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo, à disposição do produto final. Essa técnica também é conhecido como análise "do berço ao túmulo".
A análise de ciclo de vida de produtos é, na verdade, uma ferramenta técnica que pode ser utilizada em uma grande variedade de propósitos. As informações coletadas na ACV e os resultados de sua análise e interpretações podem ser úteis para tomadas de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para avaliação de desempenho de projetos ou reprojetos de produtos ou processos e/ou planejamento estratégico.
A ACV encoraja as indústrias a considerar as questões ambientais associadas aos sistemas de produção: insumos, matérias-primas, manufatura, distribuição, uso, disposição, reuso, reciclagem. Pode-se dizer também, que ela nos ajuda a identificar oportunidades de melhoramentos dos aspectos ambientais de uma empresa.
Segundo Luís Briones, presidente do Programa Plastivida/ABIQUIM, números exatos sobre a performance energética do setor da reciclagem só serão obtidos com o uso das ferramentas da Análise do Ciclo de Vida (ACV).
Briones lembra que há estudos baseados em ACV que têm demonstrado que as quantidades de energia gastas para obter um produto a partir de matéria-prima virgem são maiores que aquelas gastas para produzi-lo com resíduos reciclados.
Por isso, dada a atual crise energética, o governo deveria estabelecer com máxima urgência uma Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, com responsabilidade compartilhada entre todos os setores envolvidos, ou seja, Poder Público, sociedade e setor produtivo. Essa gestão compartilhada e integrada dos resíduos sólidos urbanos deve ser feita localmente, contemplando todas as possibilidades disponíveis e tomando como base as realidades e necessidades sociais, econômicas e ambientais. E, é lógico, sem perder de vista que a reciclagem tem mostrado ser mais econômica nos aspectos de consumos de energia, água e materiais acessórios utilizados diretamente na produção de um bem, quando comparada à produção a partir de matéria-prima virgem, conclui Briones.

1- Quando o aço é produzido inteiramente a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção a base do minério de origem. Além disso, há uma redução da poluição do ar (menos 85%) e do consumo de água (menos 76%), eliminando-se, ainda, todos os impactos decorrentes da atividade de mineração.

2- O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica que a necessária para obter papel da polpa da madeira. O papel feito com material reciclado reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de reduzir a necessidade de derrubar árvores.

3- Na reciclagem do vidro é possível economizar, aproximadamente, 70% de energia incorporada ao produto original e 50% menos de água.

4- Com a reciclagem de plásticos economiza-se até 88% de energia em comparação com a produção a partir do petróleo e preserva-se esta fonte esgotável de matéria-prima.

Em resumo, a ACV pode ser utilizada para obter-se um melhor entendimento de todo o sistema utilizado para se produzir um produto, e conseqüentemente aprimorá-lo.

Fonte:Redação Ambiente Brasil

Documentário:Pajé Sapaim: O Mensageiro do Tempo



O filme documentário acompanha a vida de Pajé Sapaim Kamayurá considerado um dos maiores pajés brasileiros.

Iniciado na arte da cura xamânica quando menino, na aldeia Kamayurá no Alto Xingu (MT), o pajé ganhou repercussão nacional e internacional em 1986 quando foi convidado pelo presidente Sarney para curar o biólogo Augusto Ruschi - membro da academia brasileira de ciências - que havia sido envenado por um sapo de veneno letal. Com a fama o pajé é chamado para curar pacientes nas cidades de: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro além de países como Estados Unidos, Suiça, Austrália e Marrocos.

“O Mensageiro do tempo: Pajé Sapaim” é um filme sobre este riquíssimo diálogo de culturas e conhecimentos médicos trazendo informações históricas sobre o Parque Nacional do Xingu (MT) e sobre a arte de ser pajé.
É bem interessante,o filme tem 47 minutos e o visual é muito bonito.Vale muito a pena assistir.O link é da Tv Cultura,lá podem ser vistos outros documentários.
Ósculos e Amplexos
Gabi

Novas Diretrizes no Atendimento a Parada Cardiorespiratória Cerebral

Manobra para avaliação inicial



Em PCR pré-hospitalar não presenciada por socorristas, realizar 2 minutos de RCP básica com cinco ciclos de 2 respirações para 30 massagens cardíacas externas (5 ciclos 30:2) previamente à desfibrilação. Não postergar a desfibrilação se PCR intra-hospitalar.

A FV/TV sem pulso deve ser tratada inicialmente com um choque de 360 J monofásico ou 200 J bifásico.
Inicie RCP básica imediatamente após os choques. Não verifique o pulso ou avalie ritmo. Após 2 minutos de RCP (5 ciclos 30:2) reavalie o ritmo e aplique choque se indicado. Segue o algaritmo para FV/TV. Se houver dúvida no diagnóstico entre FV fina ou assistolia, não tente desfibrilção, continue com RCP básica.
Adrenalina deve ser administrada se persistir com ritmo FV/TV após o primeiro ou segundo choque. Após repetir 1 mg a cada 3-5 minutos.
Nos ritmos de AESP ou assistolia, iniciar 1 mg de adrenalina após obtenção de acesso venoso e repetir a cada 3-5min.
Amiodarona em bolus de 300 mg deve ser administrada se persistir FV/TV após três choques. Pode ser repetido bolus com 150mg se FV/TV refratária ou recorrente, seguida de infusão 900mg em 24 horas.
Se amiodarona não estiver disponível, administrar lidocaína 1 mg/Kg. Não exceder 3 mg/Kg em uma hora.
Considerar a administração de trombolítico se a PCR for presumidamente por TEP suspeito ou comprovado. RCP não é contra-indicação para trombólise. Considerar manter RCP por até 60 a 90 minutos se uso de trombolítico.
Pacientes adultos em coma após PCR devem ser submetidos a hipotermia leve – temperatura central de 32 a 34° C por 12 a 24 horas.
Após obtenção da via aérea definitiva com TOT, realizar vetilações com freqüência de 8 a 10 por minuto, assincrônicas com as compressões torácicas. Hiperventilação é prejudicial durante a RCP. A ventilação efetiva deve promover uma discreta movimentação do tórax.

Em pauta:Câncer de Pulmão




O tabagismo é o maior fator de risco para o câncer de pulmão e, provavelmente, será o responsável pelo aumento da sua incidência e mortalidade até a próxima década. São atribuídos ao vício de fumar, aproximadamente, 85 a 90% dos casos de câncer de pulmão; o risco determinado pela poluição atmosférica e pelo ambiente de trabalho é responsável por outros 10 a 15%.Estudos epidemiológicos revelaram que, entre os fumantes de mais de 20 cigarros por dia , o risco de morrer por câncer de pulmão é de 30 vezes maior do que entre os não-fumantes. Dos pacientes com câncer de pulmão, 99% são fumantes!O câncer de pulmão demora, em média, 15 anos para surgir, sendo precedido por alterações da mucosa brônquica, chamadas pré-cancerosas; essas alterações são passivas de regressão, quando o paciente deixa de fumar.O diagnóstico precoce do câncer de pulmão permite um tratamento considerado curativo (cirurgia) na maioria dos casos, possibilitando uma sobrevida maior e , portanto, diminuindo a mortalidade. Os exames utilizados são: o Raios-X simples de pulmão e o citológico de escarro (pesquisa de células malignas).Assim sendo, não se iniciar no vício de fumar ou deixar de fumar é a melhor maneira de evitar-se o aparecimento do câncer de pulmão ou que venha a morrer vitimado por essa doença.
Ajuda de pesquisa:Sociedade Brasileira de Cancerologia

QUINTETO EM BRANCO E PRETO




Considerado pela crítica como um dos mais importantes conjuntos da nova geração do samba, o Quinteto em Branco e Preto surgiu em 1997, por jovens músicos e cantores da periferia de São Paulo. Já dividiu o palco com diversos artistas da música brasileira como: Beth Carvalho (Madrinha do conjunto), Maria Rita, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Maria Bethania, Gilberto Gil, Daniela Mercuri, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Olodum, Zélia Duncan, Paula Lima, Mônica Salmaso, Noite Ilustrada, Demônios da Garoa, Paulo Cezar Pinheiro, Wilson Moreira, Jamelão, Arlindo Cruz, Germano Mathias, Jair Rodrigues, Leci Brandão, Jorge Aragão, João Nogueira entre outros. A convite do conceituado produtor musical Fernando Faro, o Quinteto participou por Doze(12) vezes do programa “Ensaio” da TV Cultura/SP, acompanhando: Walter Alfaiate, Carlinhos Vergueiro, Nei Lopes, Wilson das Neves, Moacyr Luz, Dona Ivone Lara, Xangô da Mangueira, Noca da Portela, Wilson Moreira e Luiz Carlos da Vila, Amir Guineto, e agora o seu próprio programa solo.

A contaminação dos alimentos

A contaminação de alimentos é um dos principais problemas de saúde de inúmeros países. Os alimentos podem ser contaminados por vírus, bactérias, fungos, vermes e outros que violentam a saúde humana. Os alimentos são perecíveis, ou seja, possuem um prazo de validade que deve ser obedecido, pois após essa datação o mesmo se torna impróprio para o consumo por várias questões como, por exemplo, o conservante passa a não ter mais ação e a umidade se torna mais intensa, facilitando assim o transporte de vetores. Outro fator de extrema importância é a limpeza dos alimentos. Até mesmo os alimentos enlatados e/ou em conserva precisam de tratamento especial para ser utilizado. É necessário que a tampa que veta o alimento seja lavada antes de sua abertura, assim como bebidas em lata, pois tais locais podem conter vetores e transmiti-los ao alimento no momento em que forem retirados do recipiente. Os alimentos naturais devem ser bem lavados e manuseados por mãos limpas.
Os vírus utilizam os alimentos apenas como transporte até a uma célula viva, onde cresce e se multiplica. Por meio de vírus nos alimentos, muitas pessoas já se contaminaram com Hepatite A e B, Rotavírus, diarréia, vírus, pneumonia entre outras.
Os fungos, em alguns alimentos, são utilizados propositalmente para dar sabor, porém, em casos de contaminação pode provocar cirrose hepática, necrose, edema, carcinoma e favorece o aparecimento do cancro hepático.
As bactérias, quando patogênicas, podem causar doenças como botulismo, necrose, hemólise, impetigo, foliculite, endocardite, osteomielite entre outras.
Os parasitas são transmitidos pela ingestão de animais contaminados. Provoca teníase, ascaridíase, amebíase, giardíase e outras.
Por Gabriela Cabral

Conclusão

"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes."
*
William Shakespeare

AS RAÍZES QUE ESTÃO DESTRUINDO A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.





Por:Coronel Paulo Ricardo Paúl

Ler íntegra do artigo em:http://www.celprpaul.blogspot.com/

Pacientes sofrem com atendimento precário em hospitais públicos


*




Fonte:O excelente blog - Brasil,Liberdade e Democracia

segunda-feira, 18 de maio de 2009

I Jornada Internacional de Citotecnologia


Link para informações: www.inca.gov.br

Vicent Van Gogh

Quer parar de fumar?

E-mail recebido:

Ainda não li a proposta,de qualquer forma,está acontecendo o movimento na rede.Em tempos de CPI.....
LINK:http://petrobras-petrobras.blogspot.com

Brasil,um país de tolos!

Esta charge foi feita por Amarildo para o jornal A Gazeta.

domingo, 17 de maio de 2009

Documentário passa a limpo a polêmica em torno de Wilson Simonal...(já comprei meu ingresso)


Por Anna Virginia Balloussier


Wilson Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei - retoma a história de um dos músicos mais populares que o Brasil já teve; "Errar faz parte da essência humana", diz Max de Castro, filho do cantor acusado de "dedo-duro da ditadura"
Wilson Simonal costumava ser o Pelé das rádios. Mas acabou chutado para as últimas divisões da música brasileira.Na década de 1960, fez e aconteceu: regeu um coro de 30 mil pessoas no Maracanãzinho, estádio do Rio de Janeiro, com o sucesso "Meu Limão, Meu Limoeiro", levou com um pé nas costas dueto com a sempre intimidante diva do jazz Sarah Vaughan e gozou de popularidade que só encontrava rival à de Roberto Carlos.A partir de 1970, no entanto, sua carreira desancou ladeira abaixo. E desceu o fundo do poço. Lá ficou até a morte do cantor, em 2000, aos 62 anos. Em 1971, um episódio nefasto, que lhe salpicou com a pecha de "dedo-duro da ditadura", fez com que a breve menção de seu nome disparasse sirenes entre a classe artística. Outrora amado pelas massas, encontrou o fim da linha justamente quando todo um novelo de sucessos ainda estava para se desenrolar à sua frente.Com estreia hoje nos cinemas brasileiros, o documentário Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei, codirigido por Cláudio Manoel (sim, o "Seu Creysson" de Casseta e Planeta), Micael Langer e Calvito Leal, quer ver essa história passada a limpo - e não em nuvens brancas. E, em 84 minutos, vai atrás do vespeiro que, por quase quatro décadas, ninguém fez questão de cutucar. Seja para ver se dali saía o mel de um dos músicos mais populares que o país já teve, seja para encontrar o fel de um colaborador do regime militar, num momento em que vários artistas iam parar no saguão do aeroporto, rumo ao exílio, ou, pior, nos porões do DOPS, o temível Departamento de Ordem Política e Social.

Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais

O Programa Municipal de DST/Aids e de Hepatites B e C realizará no próximo dia 19 de maio uma mobilização pelo combate às Hepatites Virais. A atividade da Secretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, visa incentivar a população e profissionais de saúde em virtude do dia 19 de maio, quando será "Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais".
O evento, que contará com a participação de profissionais de saúde e voluntários, acontecerá na Praça dos Expedicionários entre 13h e 20h. Estão programadas apresentações musicais, distribuição de preservativos e de material informativo e coleta de sangue para realização de testes para Hepatites B e C, HIV e Sífilis.
O Programa Municipal de DST/AIDS de Petrópolis, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos de hepatite B e 170 milhões de Hepatite C no mundo.A maioria dessas pessoas desconhece a sua condição sorológica, agravando a cadeia de transmissão da infecção e as formas crônicas da doença.
As hepatites virais são doenças mais comumente causadas pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém, com importantes particularidades. A hepatite B pode ser transmitida pelo sangue e pelas secreções vaginais. A hepatite C é transmitida principalmente através do sangue, entretanto, devem ser considerados os riscos de transmissão através de relações sexuais desprotegidas. São silenciosas, uma vez que nem sempre apresentam sintomas. Além disso têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde, criou e incorporou ao Programa Municipal de DST/Aids, o Programa Municipal de Hepatites B e C.
Eu vou,Você vai,Nós vamos!!!!!

Polícia militar em Petrópolis continua com falta de viaturas

Roberta Müller - Diário de Petrópolis - 17/05/2009 -

Apesar de o comando da Policia Militar ter anunciado a chegada de três novas viaturas para o 26o Batalhão, os policiais ainda dizem que o efetivo não é suficiente. Atualmente, ao todo, a instituição conta com cerca de 25 viaturas entre carros, motos e um ônibus, para todos os tipos de serviço, incluindo administrativos do batalhão. Na realidade, segundos os agentes, as viaturas que atendem a população são no máximo 8.
As novas viaturas chegaram na noite de sexta-feira, mas até ontem, policiais que preferiram não se identificar, disseram que elas ainda não foram direcionadas para nenhum setor, apesar de já estarem circulando na cidade. "Dependendo de pra onde estas viaturas forem direcionadas, não vai acrescentar em muita coisa no policiamento", disse um deles.
Das viaturas que de fato servem à população, uma fica na Posse, outra em Itaipava, uma na 3a Companhia em Cascatinha e uma Blazer cobrindo toda essa área. Além disso, a PM conta com um carro na Mosela, outro no Bingen, e outros dois no Centro e Quitandinha, além de também uma Blazer cobrindo toda essa região e mais dois carros do Serviço Reservado, que atualmente um deles esta quebrado. "Mas normalmente sempre tem três ou quatro dessas quebradas", completou o policial.
As outras viaturas são para setores administrativos da corporação, como o carro do comandante, o ônibus, as viaturas de supervisão e às motocicletas, que como não têm rádios não podem atender as ocorrências. Para os policiais o ideal seriam de 17 a 22 viaturas agindo diretamente.
"Já fizemos um estudo e o ideal seria no mínimo 17 viaturas. Petrópolis têm muitas entradas e para combater a chegada de bandidos com armas e drogas era preciso controlar esses lugares, e não ficar só no Quitandinha e Bingen, que são as principais entradas. Também tem a de Secretário, a do Rocio e a Estrada de Teresópolis, que são esquecidas. Além disso, precisaríamos de viaturas circulando nos bairros, como no Sertão do Carangola, mais uma na Mosela, reativar o DPO de Araras, colocar uma Companhia na Fazenda Inglesa, deixar uma viatura circulando em Correas e Nogueira e diversos outros lugares que estão ficando de lado", explicou o PM.
Mesmo que todos essas viaturas cheguem a Petrópolis, os policiais acreditam que demoraria de seis meses há um ano para todo situação da cidade se normalizar. Diminuindo o número de assaltos e tráfico de drogas.

Atenção!

HOSPITAL SARAH RIO - ATENDIMENTO GRATUITO

O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca e já está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias:
- paralisia cerebral;
- crianças com atraso do desenvolvimento motor;
- sequela de traumatismo craniano;
- sequela de AVC;
- sequelas de hipóxia cerebral;
- malformação cerebral;
- sequela de traumatismo medular;
- doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias;
- doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias perifericas hereditarias e adquiridas, amiotrofia espinhal;
- doença de Parkinson e Parkinsonismo;
- Ataxias;
- doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial;
- Esclerose múltipla;
- Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial;
- mielomeningocele;
- espinha bífida; e
- paralisia facial.

O atendimento é totalmente gratuito.

O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelo telefone: (21) 3543-7600, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

*
fonte:Coronel Paulo Ricardo Paúl - http://www.celprpaul.blogspot.com/