sábado, 22 de agosto de 2009

Solidariedade:Instituto de Audiologia Santa Catarina

Instituto de audiologia santa catarina
Rua Itaquarussu,127
Jardim 25 de agosto
Duques de Caxias
CEP:25020-310
TEL:(21) 2672-3131
*********************************************************
Aparelhos para surdez e audiometria gratuitos!!!!!

Câncer de pele



O Brasil apresenta um dos maiores índices de câncer de pele no mundo, graças às condições climáticas que favorecem a exposição ao sol e ao fato de que 50% da população possui pele clara, tom mais propenso a desenvolver a doença.
Embora o assunto seja alvo de preocupação no verão, quando as visitas às praias e piscina são mais constantes, os cuidados não devem tirar férias no inverno. Este é um bom momento para uma visita ao consultório médico para conferir manchas que podem indicar um câncer.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que os pacientes resistem em procurar o diagnóstico, tanto por desconhecimento sobre a doença como por temor de que se confirme a existência do câncer. Como o crescimento das lesões acontece de forma lenta e gradativa, muitas vezes os pacientes não reconhecem que uma mancha aumentou de tamanho, até que tome uma significativa região do corpo ou do rosto.

Embora apresente baixo índice de mortalidade, o câncer de pele não-melanoma pode levar a deformidades físicas e ulcerações graves, gerando grande impacto na auto-estima. A demora no diagnóstico pode ser muito perigosa. O câncer de pele possui altas taxas de cura completa quando tratado de forma correta.

Saúde para todos nós
Gabriela

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA ACERCA DA PERSPECTIVA MASCULINA FACE AO ABORTO
*
XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA
28 A 31 DE JULHO DE 2009,RIO DE JANEIRO(RJ)
GRUPO DE TRABALHO:SAÚDE E SOCIEDADE
*
AUTORES:
MARIA LUIZA HEILBORN(CLAM/IMS/UERJ - heilborn@ims.uerj.br)
CRISTIANE S.CABRAL (CLAM/IMS/UERJ - cabralcs@gmail.com)
ELAINE REIS BRANDÃO (IESC/FACULDADE DE MEDICINA/UFRJ - brandao@iesc.ufrj.br)
*
ÍNTEGRA DO TRBALHO NO LINK:

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Depressão

Clínico diagnostica apenas 47% dos casos de depressão, mostra estudo

Uma meta-análise de 41 estudos de dez países (envolvendo mais de 50 mil pacientes) mostra que somente 47% dos casos de depressão são diagnosticados no atendimento primário (durante uma consulta com um clínico-geral, por exemplo) e que há falso diagnóstico da doença em 20% dos casos.

O estudo, publicado na edição on-line do "Lancet", avaliou trabalhos desenvolvidos em países europeus, além de nos EUA, no Canadá e na Austrália. "Essa questão [do diagnóstico] tem gerado um debate duplo.

Existem afirmações de que a depressão é subdiagnosticada, e há a posição contrária -segundo a qual a depressão é exageradamente diagnosticada pelo fato de os pacientes tenderem a se identificar como deprimidos e os clínicos do atendimento primário aceitarem isso", afirma o psiquiatra Marco Antônio Brasil, integrante do conselho consultivo da Associação Brasileira de Psiquiatria.

O número de afetados pela depressão no Brasil segue dados mundiais: 12% dos homens e 20% das mulheres terão a doença em alguma fase da vida. Em geral, nos serviços de atenção primária a incidência de depressão varia de 10% a 15% dos pacientes avaliados. "É uma taxa muito elevada, um problema de saúde pública.

Em ambulatórios de cardiologia, os índices sobem para 20%", diz o psiquiatra Renério Fráguas Júnior, supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.O falso diagnóstico pode ocorrer quando o paciente apresenta sintomas facilmente confundíveis com depressão -caso de uma tristeza profunda por uma perda importante ou estresse. Isso pode levar a tratamentos desnecessários."Quando há treinamento, pode ocorrer excesso de diagnóstico.

Mas mesmo pacientes [sem a doença] com alguns sintomas depressivos podem ter a qualidade de vida comprometida, com mais dificuldade para tomar decisões ou para se concentrar, por exemplo. Isso não quer dizer que tenham de tomar remédio, mas que eles precisam ser cuidados de alguma forma", pondera o psiquiatra.


Subdiagnóstico


No entanto, de acordo com os especialistas, o subdiagnóstico é muito recorrente e mais preocupante. Para Geraldo Possendoro, psiquiatra e professor de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a sobrecarga do serviço público também contribui para dificultar o diagnóstico precoce. "A consulta costuma ser muito rápida, o que faz com que o clínico foque somente na área dele", diz.

Segundo Brasil, é necessária a formação dos médicos generalistas para que o diagnóstico de depressão seja feito mais precocemente. "O deprimido não procura um psiquiatra, até por preconceito. Ele vai ao clínico, ao neurologista. .."O suporte de um psiquiatra no atendimento primário pode ser necessário para que os clínicos aprendam a identificar sintomas de depressão. No entanto, a formação somente teórica não é suficiente para capacitar os médicos generalistas. "Além disso, é preciso dar supervisão, discutir os casos reais desses pacientes. É preciso um psiquiatra para discutir casos de dúvida", acrescenta Brasil.

fonte:Folha de são Paulo

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Violência baixa autoestima da mulher e leva a perdão do parceiro

O perdão após o sofrimento pode espantar os leigos, mas não surpreende quem lida com a dor de mulheres vítimas de agressão doméstica. “É difícil para as mulheres saírem desse ciclo”, comenta a psicóloga Luciana Villela.

Nem mesmo a família entende a reação. O pai da assistente social Luciana Lopo, torturada pelo professor de educação física Adalberto França Araújo Filho na casa onde moravam, não escondeu a preocupação com o depoimento da filha.

“Ela aliviou para o lado dele. Ele, pelo contrário, procurou denegrir a imagem dela, afirmando que ela se insinuava para outros homens. E ela aqui nessa situação, preocupada com a filha dele”, afirmou.

A dor das feridas ou da humilhação, por vezes, não é suficiente para superar a combinação entre baixa autoestima e autênticos laços afetivos. Para especialistas, é possível estabelecer um padrão de comportamento nas mulheres em situação de violência.

Segundo pesquisa da Vara de Violência Contra a mulher, 60% das mulheres vítimas de violência conviviam com as agressões do companheiro há mais de um ano.

A sabedoria popular acerta ao afirmar que “no começo tudo são flores”. Nessa fase, o casal vive em harmonia. Então, fatores imponderáveis - como o perfil psicológico e o histórico dos amantes - entram em cena. Mas o ciúme é quase sempre o estopim. “Começa com uma coisa mínima, proibição de uma roupa, um batom, até a proibição da vida social. A mulher com autoestima baixa entende o ciúme erradamente como uma manifestação de amor, e isso vai crescendo até chegar na violência física”, alerta a psicóloga Luciana.

As agressões motivadas pelo ciúme ajudam a reduzir a autoestima da mulher, o que torna mais difícil para ela romper o relacionamento. Após a agressão, é comum o homem vir com promessas: “Nunca mais eu faço isso” ou “foi a bebida”.

Se for perdoado, a mulher corre o risco de retornar ao primeiro ponto do ciclo e está sujeita a se submeter novamente às mesmas experiências. “Muitas vezes o homem é um bom pai, bom cidadão, tem amigos, apesar da violência contra a mulher”, conta Luciana.

Metade das vítimas perdoa agressores. Perdoa pela questão do sentimento. Ela gosta, ama ou é pai dos filhos dela, existe ainda a questão da dependência econômica.Há também o medo que as vítimas sentem do agressor, além da vergonha pela exposição social. Calcula-se que 30% das vítimas do crime de ameaça desistam de prosseguir com a ação penal.

A assistente social Luciana Lopo, 31, torturada pelo professor Adalberto França Araújo Filho, 39, afirmou em depoimento à polícia que não quer que ele seja preso por conta da filha de 6 anos que ele tem com outra mulher.

Fonte: Redação CORREIO

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ATENÇÃO:Picar papel elimina o estresse.Tá comprovado!

Tá estressado? Então pique papel... from Vicente Sloboda on Vimeo.



fonte:http://blogdovicente.com/

LIVRO:A CASA DAS FADAS




Que "inveja" estou dos paulistanos.Dia 19 será muito especial,o mundo literário ganha mais algumas belas palavras.Boa sorte com o livro,Dan!

Grandes beijos

Gabi

Sai pra lá, encosto!


Depois de olhar para esta foto,deu um arrepio bravo.
Tô me sentindo meio perdida no que fazer.Amanhã vou procurar umas proteções, sei lá, talvez rezar uma Ave-Maria,um Pai-nosso, procurar um pastor da pesada para exorcizar, folha de comigo-ninguém-pode,espada de São José, passe de pai preto, pé de coelho, ramo de arruda, patuá, santinho de Santo Expedito benzido pelo bispo, figa de Guiné, banho de sal grosso, pimenta dedo de moça......Tô aceitando sugestão.....Vale tudo!
Alfredo,meu amigo de Sampa,grita aí.....Saravá!!!!!!!
Gabriela

Um momento de emoção....

Gonzaguinha disse:

"Uma coisa eu aprendi pelas estradas por onde eu andei, e que eu sei que vou levar para estradas por onde eu vou andar. Eu aprendi que é fundamental que eu tenha respeito pela minha pessoa, pra que eu possa evidentemente passar esse respeito para outras pessoas. Porque não há uma coisa "mais maior de grande" do que a pessoa e porque somente juntos, somente unidos, é que nos vamos conseguir uma coisa bem maior chamada a nossa liberdade."



The Beatles

Audiência Pública no Bingen - Petrópolis/RJ

Primeira audiência pública no bairro Bingen.
Dia:19/08/2009 - quarta-feira
Horário:18:30hs
Local:Clube do Centenário
Presença confirmada:Prefeito Paulo Mustrangi e secretariado.

Escola Voluntária anuncia projetos finalistas



Alunos receberão orientação sobre como elaborar uma reportagem de rádio

Educação ambiental, oficinas de entretenimento e inclusão social de pessoas com deficiências físicas e visuais são alguns dos temas trabalhados pelos 10 projetos finalistas da 9º edição do Prêmio Escola Voluntária.

O anúncio foi feito durante o "Jornal Gente", da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9). Na última semana, a comissão organizadora selecionou os finalistas dentre as 542 inscrições recebidas de escolas de Brasília, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes das escolas finalistas receberão orientação de uma equipe da Rádio Bandeirantes sobre como elaborar uma reportagem de rádio. Em outubro, as reportagens irão ao ar na programação da emissora e o projeto vencedor será conhecido em novembro.

O objetivo do Prêmio Escola Voluntária é incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de 3082 escolas.

Uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária recebeu em 2008 o Grande Prêmio da Crítica na categoria rádio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Projetos finalistas do 9º Prêmio Escola Voluntária

Minas Gerais

Colégio Dimensão (São Gotardo)

"Gesto eficaz"


Paraná
Colégio Positivo Telêmaco Borba (Telêmaco Borba)

"Clube de matemática positivo e escolas municipais"


Rio de Janeiro

Colégio Estadual Professora Alda Bernardo dos Santos Tavares (Magé)

"Mostrando a cara"


Rio Grande do Sul
Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici (Bagé)

"SingularIDADE"


Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão (Caxias do Sul)

"Brincar para aprender V - ser diferente é normal. Cego é quem não quer ouvir..."


Colégio da URCAMP (São Gabriel)

"Lixo no meio rural: produção consciente e solução inteligente"


São Paulo

Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá "Carlos Augusto Patrício Amorim" (Guaratinguetá)

"Aprender e ensinar: um exercício de cidadania"


Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (São José dos Campos)

"Sementes"


Escola Municipal Ruth dos Reis (Adolfo)

"Educ@tivo - um olhar na geração de renda - NAME"


Colégio Abrahão Naime (Mirassol)

"Plantando cidadania"


Fonte: Assessoria de Imprensa da Rádio Bandeirantes

Violência Sexual - Ajude a evitar esta ferida

Em pauta:Reumatologia



O QUE É ARTRITE REUMATÓIDE?

ou

ARTRITE REUMATÓIDE NÃO É "REUMATISMO"

e

ARTRITE REUMATÓIDE NÃO É "UM TIPO DE REUMATISMO"


Se alguma doença pode definir uma especialidade médica, para a reumatologia essa doença é a artrite reumatóide.A manobra de exame físico característica que permite fazer o diagnóstico de artrite reumatóide ilustra muitos dos livros de reumatologia:
De pé, na frente de uma pessoa que está sentada na mesa de exame,o reumatologista segura com as duas mãos uma das mãos do doente e,mantendo-a aberta e com a palma para baixo,examina as 14 articulações dos dedos e a articulação do pulso.
Nessa posição, tendo acesso imediato ao exame de 15 articulações em cada mão, o reumatologista, após aplicar o conhecimento teórico que possui sobre o processo biológico de inflamação da membrana sinovial aos conhecimentos de anatomia das articulações, diagnostica artrite reumatóide respondendo à pergunta mais importante:- Alguma dessas articulações tem artrite?
A artrite das articulações das mãos e dos pulsos é a manifestação mais característica da artrite reumatóide.Na ausência de artrite nessas articulações, raramente o diagnóstico será artrite reumatóide. Mas pode ser.Em algumas pessoas, artrite reumatóide pode manifestar-se apenas nos joelhos e quadris, por exemplo, enquanto em outras pode afetar os pulsos, cotovelos e a coluna cervical. Qualquer combinação de envolvimento das articulações das mãos, pulsos, cotovelos, ombros, coluna cervical, quadris, joelhos, tornozelos e pés é possível, podendo algumas vezes haver o envolvimento de todas ao mesmo tempo. Essa variedade de apresentação da doença sugere que a expressão "artrite reumatóide" parece ser usada para descrever mais de uma doença.
De maneira simples, poderíamos dizer que a artrite reumatóide em que o exame fator reumatóide é positivo (chamada de artrite reumatóide seropositiva) é uma doença diferente daquela em que o exame fator reumatóide é negativo (chamada de artrite reumatóide seronegativa).Artrite reumatóide seropositiva costuma ser uma doença crônica e progressiva, que causa lesões articulares permanentes. Por outro lado, artrite reumatóide seronegativa costuma ser uma doença mais leve, de caráter intermitente, que às vezes desaparece sem causar lesões.Essas descrições clínicas, embora sejam úteis para o entendimento das diferentes formas da doença na maioria dos casos, não se aplicam a todas as situações, pois há artrites reumatóides seropositivas que não causam lesões e há artrites reumatóides seronegativas que são progressivas e causam lesões permanentes.A consequência imediata de sabermos dessas diferenças é concluirmos que o conhecimento científico de artrite reumatóide ainda é incompleto.
Vamos traçar um paralelo com uma doença bem conhecida, cujo agente causador já foi identificado, para entendermos a maneira como o conhecimento da doença muda a relevância do significado dos achados do exame físico do doente.Em geral, tuberculose é uma doença que causa tosse, produção de catarro, febre e emagrecimento.A presença de tosse com catarro aponta para o pulmão como o órgão onde a doença está localizada.Quando identificamos o órgão do corpo onde a doença se encontra fazemos o diagnóstico anatômico da doença.Muitas doenças pulmonares podem causar tosse, catarro, febre e emagrecimento, ou seja, muitos diagnósticos anatômicos de doença pulmonar podem explicar um caso de tosse, catarro, febre e emagrecimento, mas a presença da bactéria da tuberculose no catarro permite diagnosticar a doença pulmonar como tuberculose.O diagnóstico pela descoberta do agente causal é chamado de diagnóstico etiológico e é a forma mais exata de diagnóstico médico.Quando fazemos o diagnóstico etiológico, o diagnóstico anatômico passa a ter pouca importância, pois o tratamento será dirigido para a eliminação do agente etiológico, independentemente de onde estiver e do que estiver causando.Tuberculose pode causar os diagnósticos anatômicos tuberculose pulmonar, meningite tuberculosa, tuberculose óssea, artrite tuberculosa, tuberculose renal, etc. O nome varia de acordo com o órgão acometido. Pulmonar refere-se ao pulmão, meningite às meninges (as membranas que revestem o cérebro e a medula), óssea a algum osso, artrite a alguma articulação, renal ao rim (ou rins), etc.Cada uma dessas manifestações anatômicas da tuberculose produz achados de exame físico diferentes, mas todas são causadas pela mesma doença e a bactéria causadora da tuberculose pode ser encontrada em todos esses locais.
O problema com o diagnóstico de artrite reumatóide é que não sabemos a causa da doença, portanto não existe diagnóstico etiológico de artrite reumatóide.O único diagnóstico de artrite reumatóide que pode ser feito é o diagnóstico anatômico, ou seja, é preciso primeiro diagnosticar artrite em alguma articulação para depois concluir que a doença é artrite reumatóide e essa conclusão é o resultado apenas do raciocínio clínico aplicado aos achados anatômicos que a doença provoca. Não existe exame de laboratório ou de tecidos ou órgãos do corpo que isoladamente faça o diagnóstico de artrite reumatóide.
Na ausência de diagnóstico etiológico, o diagnóstico anatômico deve ser preciso, ou seja, deve esclarecer exatamente quais são as articulações comprometidas.Por isso, as pessoas que apresentam artrite nas mãos costumam ser separadas das que apresentam artrite nos joelhos, que por sua vez são separadas das que apresentam artrite nos pés, etc...Fazendo isso, embora não acrescentemos nenhum conhecimento novo sobre artrite reumatóide em si, podemos fazer um tipo adicional de diagnóstico, o diagnóstico funcional, que nos permite dizer de que maneira a doença afeta a vida da pessoa e abordar essas dificuldades no tratamento.Por exemplo, artrite das mãos causa dificuldades diferentes da artrite dos joelhos e essas dificuldades devem ser abordadas de maneira diferente no tratamento.Na verdade, tanto o diagnóstico anatômico quanto o funcional ajudam no tratamento do doente, mas não acrescentam muita coisa sobre o conhecimento da causa da doença em si.
Embora não saibamos a causa da artrite reumatóide, sabemos muitas coisas sobre a artrite dessa doença.Em primeiro lugar, sabemos que a doença começa na membrana sinovial, a membrana que reveste as articulações, separando-a dos tecidos de proteção (cápsula) e revestimento (músculos, gordura e pele) que ficam em volta dela.Na artrite reumatóide, a artrite é antes de tudo a inflamação da membrana sinovial, o que é chamado de sinovite.É a presença da sinovite que permite o diagnóstico anatômico da artrite reumatóide.A sinovite da artrite reumatóide tem algumas características que a diferenciam de outras formas de sinovite, características que podem ser reconhecidas ao exame microscópico da membrana sinovial.Em primeiro lugar, a sinovite da artrite reumatóide causa um espessamento característico da membrana sinovial, que passa da espessura normal de 1 a 3 células para centenas ou milhares. Isso engrossa a membrana sinovial de maneira tal que pode ser sentida pelo reumatologista que examina a articulação (a membrana sinovial normal não pode ser palpada pelo reumatologista, mas a sinovite espessada da artrite reumatóide pode).Em segundo lugar, a sinovite da artrite reumatóide é o resultado da invasão da membrana sinovial por células de defesa do tipo mononuclear, ou seja, linfócitos e macrófagos. Essa mesma invasão de órgãos por linfócitos e macrófagos, chamada de infiltrado inflamatório crônico, é vista em doenças como a tuberculose, por exemplo, e no caso da tuberculose sabemos que as células de defesa estão ali lutando contra a bactéria invasora. Mas na sinovite da artrite reumatóide não foram identificados vírus ou bactérias, portanto os linfócitos e macrófagos estão ali por outra razão. Presume-se que essa razão seja a atração por autoantígenos, ou seja, proteínas da própria membrana sinovial estão estimulando a invasão do local pelas células de defesa.Há várias evidências experimentais a favor da teoria autoimune, mas a verdade é que o autoantígeno causador da doença ainda é desconhecido.A presença dessas células na membrana sinovial pode parecer de pouca importância, mas o problema é que o espessamento da membrana sinovial acaba lesando a cartilagem articular e o osso junto a ela e, com o tempo, pode destruir totalmente a articulação.A grande dúvida que existe a respeito dessa teoria é, se a estrutura celular e química da membrana sinovial é igual em todas as articulações, porque apenas algumas delas são afetadas pela doença?A resposta a essa pergunta ainda é desconhecida.
Quando uma pessoa tem artrite, é importante identificar quantas articulações estão comprometidas.Se for apenas uma articulação, chamamos de monoartrite; de 2 a 4 articulações chamamos de oligoartrite, e se houver mais de 4 articulações comprometidas chamamos de poliartrite. Essa diferenciação é útil porque algumas doenças causam monoartrite, outras causam oligoartrite e outras causam poliartrite. Artrite reumatóide geralmente causa poliartrite.
Com o que sabemos até agora podemos definir artrite reumatóide como poliartite autoimune crônica de origem desconhecida.Como sabemos que na artrite da artrite reumatóide a doença começa com a inflamação da membrana sinovial e é essa inflamação que causa todas as alterações da doença na articulação, a melhor definição para artrite reumatóide é sinovite autoimune crônica de origem desconhecida.Essa definição chama a atenção para os seguintes fatos científicos:1) a característica principal da doença é a sinovite;2) a inflamação da membrana sinovial é dirigida por mecanismos autoimunes;3) a inflamação é crônica;4) a causa de tudo isso é desconhecida;5) quando falamos em "tratar artrite reumatóide", na verdade falamos em tratar a sinovite autoimune crônica e, mesmo sem saber a causa, dispomos de tratamentos capazes de controlá-la.
O que considero mais curioso nessa definição de artrite reumatóide é que ela leva a pensar em conceitos científicos como sinovite, inflamação e autoimunidade e afasta o pensamento cada vez mais da ideia mitológica de "reumatismo".Entretanto, há uma turma que acredita e diz que artrite reumatóide "é reumatismo" e que artrite reumatóide "é um tipo de reumatismo". Pergunto-me frequentemente o que eles conseguem ensinar repetindo essas bobagens e porque fazem isso, mas não encontro explicação. Ou melhor, não encontrava.Recentemente, lendo A origem das espécies, de Charles Darwin, deparei-me com a seguinte explicação:
Embora esteja profundamente convencido da verdade das opiniões que em breves palavras expus no presente volume, não espero convencer alguns naturalistas, muito experimentados sem dúvida, mas que, desde longo tempo, estão habituados a ver um conjunto de fatos sob ponto de vista diretamente oposto ao meu. É muito fácil disfarçar a nossa ignorância com expressões tais como "plano de criação", "unidade de tipo", etc, e pensar que nos explicamos quando apenas repetimos um mesmo fato.
Bem, parece que "é reumatismo" e "é um tipo de reumatismo" são dessas expressões que disfarçam a ignorância e apenas servem para repetir sem explicar coisa alguma.
O conhecimento científico mostra que artrite reumatóide é uma sinovite autoimune crônica de causa desconhecida, por isso não é "reumatismo" e não é "um tipo de reumatismo.No fundo, o que faz alguém dizer o contrário é apenas o desejo de preservar o mito "reumatismo" a todo custo e é lamentável ver as novas gerações continuarem a ser seduzidas por ideias tão arcaicas, grosseiras e absurdas.
*
Por:Dr. Luiz Claudio da Silva - Médico-reumatologista

O que Empreendedorismo social?


Empreendedores sociais têm características semelhantes aos empreendedores de negócios, mas possuem uma missão social onde o objetivo final não é a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social.
Não se contentam em atuar apenas localmente. São extremamente visionários e pensam sempre em inspirar a sociedade com as suas idéias e como coloca-las em prática. São persistentes e, ao invés de desistir ao enfrentar um obstáculo, os empreendedores sociais se perguntam “como posso ultrapassar este obstáculo?” e seguem com determinação suas respostas.
Empreendedores são inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criem algo completamente novo. Muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.
As pessoas vivem pela expectativa de conquistarem o seu possível através do uso do impossível dos outros. Ainda hoje a frase “garantir a sobrevivência”, costuma prevalecer, dentro do individualismo das próprias atitudes, em detrimento a lógica do como seria solidário e cúmplice a pratica do conjunto, pela construção e sustentabilidade dos projetos que atuamos ou que pretendemos criar.
Fonte:ImaginaAÇÃO - Manual da Inteligência de jovens empreendedores sociais

domingo, 16 de agosto de 2009

Comentário recebido

aconteceunaquelanoite disse...


Gabi
gostei muito do seu texto sobre aborto, compactuou com a idéia de que a mulher tem direito de comando sobre seu corpo e sua saúde.Inclusive indico a você um vídeo que vi já faz um tempinho e que se encontra no meu Orkut.
http://www.youtube.com/watch?v=ivMgb-ITuw8
obs: veja e depois me fale se gostou
bjao
Junia
Blog da Júnia - http://cienemasonho.blogspot.com/
**********************************************************************
Querida Júnia,obrigada pela visita no mundinho Cravo e Canela.Realmente o assunto que coloquei é muito complexo,mas temos que começar....O vídeo que indicou é um começo.Aliás,acho que é até surpreendente,pelo fato de ter vindo de uma rede de tv com base religiosa forte no país.É muito bom este tipo de ideia.
Beijocas
Gabi

Contra a xenofobia e o racismo


Lembrando...




E-mail recebido:Somos todos bundões



"Sarney tem razão: são todos bundões

Gente, vamos deixar de procurar chifre em cabeça de cavalo. Ontem Sarney deu uma mostra clara do por quê as acusações contra ele teimam em não "pegar". Temos um senado tão bundão, omisso e "esperto" quanto o próprio ex-presidente. O resumo do recado do bigode (nem precisava ter usado o powerpoint ou ter tomado café-da-manhã com Zé Dirceu): "ora crianças, logo vocês... somos todos iguais: um bando de bundões com 170 assessores treinados para não largamos nunca esse osso!" Todos, sem exceção, colocaram suas barbas, cabelos tingidos e ternos mal cortados de molho. A TV Senado varria o plenário e a gente via com nitidez de um microscópico: a face espelhada suja do pessoal do demo, tucanos se ajeitando mal acomodados no poleiro do passado, suplentes tontos e desconhecidos entorpecidos de prazer diante do momento "histórico", o olhar vidrado anabolizado de Collor, petistas como Mercadante e Tião Viana, desconfortáveis com os closes da câmera em suas caras de coerência com prazo de validade vencido... Enfim, um espetáculo televisivo muito didático. Na mídia, outros velhotes medíocres que estavam em silêncio, como Carlos Heitor Cony, já saem em defesa de Sarney, ambos colegas imortais de biografia coroada com grand finale podre antes do pé na cova. Desejo deles: parem de investigar o Zé, ele é como todos nós, um católico supersticioso com alguns pecadinhos. Lamento informar, crianças. Se preferem continuar agarrados ao osso onde mamam há décadas, a escolha é vossa. Ano que vem, tem renovação de 2/3 do Senado e, tecnicamente, 100% da Câmara. Se já se assustaram com o "tsunami da internet" desta vez, imagine o que vem aí nas Eleições 2010. Uma indigestão muito forte está a caminho. Não digam que não avisei."


Escrito por Marcelo Tas

Web sites e e-mails de entidades ligadas aos Direitos Humanos e outras causas populares

Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais
mailto:abong@uol.com.br«www.abong.org.brhttp://www.abong.org.br/»
*
ABIA
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS
mailto:abia@abiaids.org.br«www.abiaids.org.brhttp://www.abiaids.org.br/»
*
ABRAPIA
Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência
mailto:abrapia@openlink.com.br«www.abrapia.org.brhttp://www.abrapia.org.br/»
*
ABTH
Associação Brasileira Terra dos Homens
terradoshomens@terradoshomens.org.br«http://www.terradoshomens.org.br/»
*
Ação Educativa - Assessoria, Perquisa e Informação
mailto:acaoeduca@acaoeducativa.org.br«www.acaoeducativa.org.brhttp://www.acaoeducativa.org.br/»
*
AS-PTA
Assessoria e Serviços a projetos em Agricultura Alternativa
aspeta@alternex.com.br
*
CDI
Comitê para a Democratização da Informática
mailto:cdi@cdi.org.br«www.cdi.org.brhttp://www.cdi.org.br/»
*
CEBRAP
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
mailto:cebrap@cebrap.org.br«www.cebrap.org.brhttp://www.cebrap.org.br/»
*
CEDAC
Centro de Ação Comunitária
cedac@ax.apc.org
*
CERIS
Centro de Estatística Religiosa e Invertigações Sociais
mailto:ceris@ceris.org.br«www.ceris.org.brhttp://www.ceris.org.br/»
*
CFEMEA
Centro Feminista de Estudos e Assessoria
mailto:cfemea@cfemea.org.br«www.cfemea.org.brhttp://www.cfemea.org.br/»
*
CVI
Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro
mailto:geraldo@cvi.puc-rio.br«www.cvi-rio.org.brhttp://www.cvi-rio.org.br/»
*
FASE
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional
delamare@fase.org.br«http://www.fase.org.br/»
*
Fundação Bento Rubião
mailto:bento@bento.org.br«www.bentorubiao.org.brhttp://www.bentorubiao.org.br/»
*
GAPA
Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia
mailto:gapaba@uol.com.br«www.gapabahia.org.brhttp://www.gapabahia.org.br/»
*
IBASE
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
mailto:ibase@ibase.br«www.ibase.brhttp://www.ibase.br/»
*
IDACO
Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária
mailto:idaco@idaco.org.br«www.idaco.org.brhttp://www.idaco.org.br/»
*
IDEC
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
mailto:idec@uol.com.br«www.idec.org.brhttp://www.idec.org.br/»
*
ISER
Instituto de Estudos da Religião
mailto:iser@iser.org.br«www.iser.org.brhttp://www.iser.org.br/»
*
POLIS
Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Públicas
mailto:polis@polis.org.br«www.polis.org.brhttp://www.polis.org.br/»
*
NECVU/UFRJ
Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana
necvu@ifcs.ufrj.br«www.necvu.ifcs.ufrj.br»
*
Viva Rio
«http://www.vivario.org.br/»

Biblioteca comunitária

Petrópolis - A comunidade do Meio da Serra será a primeira a ser contemplada pelo projeto "Livro no Ponto", e está previsto para o dia 29 de agosto a entrega da biblioteca. O objetivo do projeto é levar a leitura para toda a população da cidade. Ela é montada em uma estante que se abre em 2 partes tomando o formato de um livro aberto e pode ser fechado para guardar fazendo assim com que ocupe menos espaço.
A biblioteca já esta amostra e funcionando na Câmara municipal, para pegar um livro emprestado o interessado deve levar a carteira de identidade ou CPF e um comprovante de residência. Qualquer pessoa tem o direito de levar um livro e devolver dentro de 15 dias. Um dos responsáveis pela realização da biblioteca Joaquim Eloy presidente da Academia Petropolitana de Letras falou sobre a realização do projeto.
"Um grupo de jovens me apresentou essa idéia, mas eles precisavam de alguém que apoiasse a idéia, eu gostei muito e resolvi apoiar. Esse projeto é muito importante para levar a idéia para todas as comunidades e quanto mais longe nós conseguirmos alcançar melhor. Inclusive eu acho que esse trabalho deve ser realizado principalmente nas comunidades mais rurais da cidade. Esse projeto é sem fins lucrativos e a Academia Petropolitana de Letras está apoiando", Explica Eloy.
A estante tem capacidade para mil livros e todos eles são doações, em sua maioria por editoras, academias e entidades. Todos têm que ser novos ou estar em bom estado, para disponibilizar a população livros bem cuidados. A biblioteca também disponibiliza livros em braile para promover a inclusão dos deficientes visuais, tendo títulos muito conhecidos como Tieta do Agreste de Jorge amado.
Joaquim Eloy destaca que também há a idéia de ter uma prateleira apenas com livros de autores petropolitanos, para valorizar mais os escritores da cidade. Ele diz que ainda não há um prazo para que sejam entregues outras bibliotecas apenas a primeira. Quem quiser conhecer o trabalho pode ir a câmara municipal das 10h da manhã às 17h e já poderá fazer sua ficha e levar um livro.
fonte:Gustavo Soares - Diário de Petrópolis

Portadores de necessidades especiais querem educação de qualidade

Petrópolis - Organizações da sociedade civil das áreas de deficiência e direitos humanos, liderados pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, entregaram na semana passada um manifesto em defesa da homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação, Martinha Claretti. O parecer estabelece que alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento de altas habilidades devem ser matriculados em escolas regulares de ensino.
O documento não tem força de lei, se for aprovado servirá para orientar o Ministério da Educação e os sistemas na interpretação da legislação, já em vigor no País, especialmente no caso de distribuição de recursos do Financiamento da Educação Básica (Fundeb). O parecer entende que o governo tem o dever de garantir a matrícula de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino comuns. O atendimento em instituições especiais seria complementar.
As opiniões sobre a proposta são divergentes, algumas associações acreditam que as escolas públicas ainda não estão preparadas para receber todos os alunos com deficiência. Para Rosane Costa Frias, diretora da ACEI (Associação da Criança Especial Integrado), a iniciativa pode dar certo desde que todo o contexto escolar esteja preparado, ou seja, a estrutura do prédio, possibilidade de acesso desse aluno e tudo que ele necessita. “ O estudo deve ser impreterivelmente de cada caso, para que ocorra de fato a inserção, caso contrário a consequência pode ser a alienação deste aluno e a discriminação aumentando o preconceito”, afirma.
Segundo a psicóloga Graça Pinho, levará algum tempo para que essa idéia funcione, já que existe bastante controvérsia a respeito desse assunto e as patologias diferem uma das outras. “A inclusão não se limita só à escolaridade e aprendizagem, mas também à descoberta de suas habilidades, e todo o envolvimento que vai desde a família até o meio social”, analisa.
De acordo com a professora Amanda Santos, lecionar para alunos com deficiência é ir muito além do discurso romântico, é entender o ser humano na sua essência. “A prática do dia a dia se consolida no âmbito real, não esquecendo que cada aluno possui uma característica física, psicológica, comportamental e intelectual”, afirma.
Por:Roberta Gonçalves -Redação Tribuna

Camisinha molecular


Uma das causas de contaminação pelo HIV, entre mulheres, é a falta do uso de preservativos nas relações sexuais. As dificuldades que elas encontram de convencer os parceiros a usar proteção é grande. Muitos estudos buscam modelos de defesa, que possam ser usados pelas mulheres, sem que precisem depender do parceiro.Diante disto,pesquisadores americanos anunciaram a criação de um gel, que impede a infecção do tecido vaginal pelo vírus.É uma experiência ainda.Seria a grosso modo falando,uma "camisinha molecular".

A camisinha em gel seria aplicada na vagina antes da relação sexual,ela não é tóxica e ao entrar em contato com o esperma, o gel liberaria uma substância anti-viral que atacaria o HIV e formaria uma rede que impediria a passagem do vírus. Em um estudo publicado na revista científica Advanced Functional Materials, os cientistas testaram o material em células vaginais humanas e comprovaram que ele bloqueia a passagem das partículas de HIV.
Saúde para todos nós
Gabriela

Malária

A construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), fez com que o número de casos de malária no distrito de Jaci-Paraná aumentasse 63,6%. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Porto Velho, de janeiro a julho de 2008 foram registrados 931 casos de malária na localidade e, no mesmo período deste ano, o número subiu para 1.524.

Segundo a diretora do departamento, Rute Bessa, os números podem ser explicados pelo aumento da população do distrito, que praticamente triplicou desde o início das obras da hidrelétrica.As pessoas que trabalham na hidrelétrica de Santo Antônio (também no Rio Madeira), devido à proximidade, moram na cidade. Em Jaci Paraná, os trabalhadores da hidrelétrica de Jirau ficam num alojamento no local das obras, então acabou aumentando muito a população do distrito. Jaci-Paraná fica a cerca de 60 km de Porto Velho.

A diretora ressaltou ainda que, apesar da expansão da doença no distrito, em todo o município de Porto Velho houve uma redução de cerca de 9% nos casos de malária, se comparados os primeiros sete meses do ano passado com o mesmo período deste ano. De janeiro a julho de 2008 foram registrados 12,8 mil casos, e neste ano foram 11,6 mil registros da doença.

A Energia Sustentável, concessionária responsável pela Usina de Jirau, informou que realiza sistematicamente ações de educação em saúde e mobilização social para informar os trabalhadores e a população sobre a doença. Também são desenvolvidas ações preventivas como treinamento da equipe de controle vetorial, levantamento dos criadouros, pesquisa de larvárias, triagem com os trabalhadores, e borrificações nos alojamentos.

A empresa garante que tem um rigoroso controle de saúde dos trabalhadores, e que todas as pessoas que têm acesso ao canteiro de obras devem usar botas, capacete e camisas de manga comprida. Além disso, dos R$ 17 milhões que estão sendo investidos na saúde, mais de R$ 5 milhões são destinados exclusivamente ao Plano de Ação para o Controle da Malária.

Rute Bessa lembra que o plano, que prevê ações para os cinco anos de construção das usinas, ainda está no início do desenvolvimento, e o município está trabalhando com os próprios recursos.

O aumento de casos de malária em Porto Velho foi uma preocupação desde o início dos debates sobre a construção das hidrelétricas do Rio Madeira. A região registra números expressivos da doença, devido às suas condições climáticas e geográficas, e a migração de pessoas para trabalhar nas obras, aliada à inundação causada pelos reservatórios, que pode agravar ainda mais a situação.

Fonte:Agência Brasil

Rapidinha....


BRIGA:

GLOBO X RECORD

Briga de audiência patética,entre duas emissoras,patéticas.
Mas uma vez,o espaço público serve de palco para brigas particulares a fim de resolver questões comerciais e empresariais.
Não estão nem aí, em oferecer um serviço público digno para a sociedade.
Estado democrático, onde está você?

Vamos ler um livro.Isto sim faz bem à saúde!!!!!

Dicas:
1.A Árvore das Estrelas Vermelhas - Tessa Bridal;
2.A Cabana - Willian P.Yang;

Ósculos e Amplexos
Gabi

Hoje eu li....

Superação

"Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia.
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.
Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dar errado conosco e maldizermos nossa sorte.
Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida idéia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim:que tal idéia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação!
Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!"