segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Grãos de Kefir

Saiba tudo sobre o Kefir, um maravilhoso alimento probiótico que oferece uma série de benefícios à nossa saúde.
O kefir é um alimento originário das regiões montanhosas do Cáucaso, entre os mares Negro e Cáspio, sendo preparado há mais de quatro mil anos pelos povos dessa região - estes que costumam viver até os 120 anos de idade, com bastante vigor. Seus grãos, de aspecto semelhante ao de couve-flor, são resultantes do agrupamento de alguns micro-organismos em simbiose, como leveduras, bactérias acéticas e lactobacilos; e diversos nutrientes, como o triptofano, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina K e vitaminas do complexo B. Por tal motivo, fornece energia e diversas outras vantagens ao organismo de quem o ingere. Aumento da imunidade, regulação do fluxo intestinal e combate a problemas, como acidez estomacal, distúrbios nervosos, disfunção hepática, reumatismo, colesterol alto, alergias, intolerância à lactose e candidíase; são algumas destas. De aspecto semelhante ao da coalhada, pode ser ingerido puro ou também, tal como ela, consumido junto a frutas, mel e cereais; ou mesmo ser utilizado em substituição ao leite, em diversas receitas. Por tal motivo, muitos vegetarianos têm o kefir como item comum de sua dieta. Os grãos podem ser cultivados, e até mesmo armazenados ad infinitum, desde que sejam oferecidas condições propícias para tal: uma colher de sopa destes grãos para um litro de leite de sua preferência são o suficiente para iniciar este processo. Esta mistura deve permanecer em descanso, em temperatura ambiente, por aproximadamente oito horas, retirando os grãos em seguida com uma peneira. O líquido resultante estará pronto para consumo, e os grãos devem ser armazenados junto com leite fresco, em recipiente não metálico com tampa, na geladeira; ou no ambiente, para que se multipliquem ao longo do tempo. Em razão dessa capacidade que possuem, muitas pessoas compartilham seus grãos excedentes, contribuindo para o bem-estar de vários outros indivíduos.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
******************************************************************
Para saber mais sobre o delicioso Kefir:
e

domingo, 22 de novembro de 2009

TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
*
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
*
Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.
*
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
*
Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
*
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
*
Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?
***************************************************
Poeta:Ferreira Gullar

Ações pelo mundo...

A banda U2 se uniu à cafeteria multinacional Starbucks e participou da gravação de um CD para ajudar na luta contra a AIDS.
Quem gastar $15 em qualquer loja participante da Starbucks, recebe um CD exclusivo, chamado "Love", que conta com as participações de U2, Dave Mathews Band, Playing For Change e John Legend. Mas, por enquanto, essa campanha ocorre apenas nas lojas localizadas em território americano.
As faixas do CD são:
Playing For Change - All You Need Is Love
U2 - I Believe In Father Christmas
Dave Mathews Band - You & Me (acústico)
John Legend - (RED)EMPTION Song

Uma vida sem violência é um direito das mulheres

A campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher, foi lançada oficial na tarde de ontem pela secretaria de políticas para as Mulheres no salão nobre da câmara federal em Brasília. O slogan da campanha este ano é “Uma vida sem violência é um direito das mulheres” e será realizada de 20 de novembro a 10 de dezembro em todo o país.
Um abraço a todos
Gabriela

Em Petrópolis(RJ), o disque-denúncia funciona pelo telefone(24) 2242-8005.