sábado, 5 de dezembro de 2009

Artigo

O últimos números sobre a aids no país dão conta de que a taxa de infecção diminuiu nos grandes centros urbanos e aumentou nos municípios com menos de 50 mil habitantes. Os números reforçam um cenário que aponta para a feminilização, a interiorização e a pauperização da doença, que já vem sendo anunciado há uma década. O programa brasileiro de prevenção e assistência relacionados ao HIV/aids - que se mantém como exemplo para o mundo - fez muito para conter uma infecção cada vez mais invisível que se espalha nos espaços mais íntimos. Infecção que não se percebe mais nos lugares públicos nem nos programas de TVs e nas páginas dos jornais. Com menor visibilidade, a aids tende a ser vista como de menor gravidade pelas políticas públicas. A preocupação aparece em datas como este primeiro de dezembro e em períodos de festas mais animadas, como o Carnaval. A temática do uso do preservativo reflete um certo esgotamento dos programas de prevenção.
Outro fator de relevância, e que há pelo menos cinco anos vem chamando a atenção dos especialistas, é a relação entre o crescimento da epidemia e a desigualdade de gênero, materializada especialmente na violência contra as mulheres. Essa relação contextual entre violência doméstica e infecção pelo HIV começa aparecer cada vez mais nítida nas pesquisas. Não se limita à epidemia de estupros e violência sexual que marcam as regiões em guerra e com grandes movimentos migratórios.

Por:Aureliano Biancarelli é jornalista

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ser diferente é normal


clicar na imagem


A criminalização do auto-aborto

Inconstitucionalidade da criminalização do auto-aborto

Para o Juiz de Direito José Henrique Rodrigues Torres, membro do Conselho Diretivo da Associação Juízes para a Democracia (ADJ), a criminalização do auto-aborto no Brasil é inconstitucional. Em sua argumentação durante debate sobre o aborto medicamentoso no país, Torres explicou que a Constituição Federal incorporou os princípios dos direitos humanos internacionais. “A criminalização primária do aborto é inconstitucional se ofende a constituição e ela é incompatível com os direitos humanos sexuais e reprodutivos”, pontua e acrescenta: “Temos que proteger a vida, mas fora do sistema penal, especialmente no âmbito das políticas públicas”.

E-mail recebido:Cara nova no congresso


Meu blog (caranovanocongresso.blogspot.com) desde sua concepção se dedica a fazer clipping que denuncie políticos corruptos e os corruptores, e se dispõe a manter viva na memória dos leitores todo o cinismo corporativista de nossos congressistas, que perpetua naquelas casas corruptos denunciados, fazendo com que toda CPI termine em pizza.
Temos também as renúncias de parlamentares que assim fogem da impunidade para poderem permanecer elegíveis. Colm a leis atuais não vamos conseguir limpar o congresso destes canalhas porque:Nossas leis falham, por não impedir que essa gente se candidate.Os partidos continuam colocando estes bandidos para serem sufragados em detrimento de “caras novas”.Os canalhas legislam em causa própria e não aprovam lei que impeça a reeleição de condenados e renunciantes. Resta o horror de ver isso acontecer?Resta a indignação de ver que não existe limite para estes canalhas? NÃO! Amigos hoje a corrupção não é privilégio de nenhum partido, vocês estão vendo isso nos noticiários, envolve partidos governistas, da base aliada e da oposição, quando escândalos, como o das Passagens Aéreas explodem eles se unem e se protegem.Some-se a isso:Mensalões,Escândalos variados,Shows de apadrinhamento,Nepotismo eMalversação generalizada de dinheiro público.
Tudo isso em um cenário em que a ética poucas vezes esteve em nível tão baixo e com o governo federal praticando fisiologismo para obter apoio político. O cidadão de bem tem uma saída. Temos que mudar a lei para podermos limpar a política e pra isso temos um projeto popular, respaldado por mais de 1,3 milhões de assinaturas, com o objetivo de barrar a entrada na política, ou impedir a reeleição, dos chamados “Fichas Suja”,O Projeto de Lei (PL) 518/09 foi entregue ao Presidente da Câmara, Sr. Michel Temer, na porta da Câmara dos Deputados no dia 30/09/2009.Foi engavetado e lá vai permanecer se não houver participação popular.
Não foi fácil ao MCCE coletar 1,3 milhões de assinaturas! O mais difícil foi feito! Agora temos que batalhar pra que os canalhas o tirem da gaveta e aprovem. Temos que mostrar aos congressistas o que queremos! Acreditem, alem de barrar a entrada de fichas sujas vamos limpar 1/3 do atual congresso! O que podemos fazer? Podemos enviar recados (emails) aos parlamentares.
VEJA, A SEGUIR, COMO ENVIAR UMA MENSAGEM.
No site da Câmara dos Deputados, acesse o link http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado para enviar mensagens de apoio ao Projeto de Lei a TODOS os parlamentares e continuar acompanhando todas as notícias sobre o PL. Pronto, assim você já contribuiu para a aprovação do Projeto!
SUGESTÃO DE MENSAGEM:
Prezado(a) Parlamentar,Como cidadão e participante ativo da vida política de nosso País e integrando-me ao clamor dos 1.300.000 cidadãos que assinaram em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, projeto este que vai tramitar sob o nº. 518/09 na Câmara Federal venho solicitar que V. Exa. faça a sua parte na busca de uma célere tramitação e a devida aprovação deste Projeto, que estabelece objetivamente critérios de inelegibilidade, com o intuito de moralizar o processo eleitoral e restabelecer a importância e seriedade das instituições políticas de nosso País.Este Projeto, fruto da mobilização popular, espelha, como já dissemos, o clamor e o anseio do povo brasileiro, do qual V. Exa. é representante.Certo de podermos contar com sua nobre representação - assim cumprindo a missão para a qual V. Exa. foi eleito(a) -, despeço-me.Atenciosamente,
Para Blogueiros Políticos:
Na “Rede Bravas Gentes Brasileiras” são (hoje) 146 membros, e hoje temos uma capacidade inimaginável de multiplicar nossa ação. Aqueles que não se filiaram a rede estão convidados a se juntar a nós (http://bravagentebrasileira.ning.com). Esta rede foi criada pela nossa colega e amiga Thaís Gomes com o apoio do Laguardia. A Thais criou também um Twitter >>>> http://twitter.com/bravagenteb pra que possamos nos comunicar com mais velocidade e a qualquer tempo.Através da rede poderemos sincronizar nossos blogs para divulgar e massificar a campanha.Estudamos esta campanha e concluímos que seria interessante se pudéssemos sincronizar uma data e “literalmente entupir a caixa de email dos excelências”. Optamos pelo 1/2/2010, primeiro dia útil de trabalho(?) dos vagabundos do planalto, para o envio da primeira onda. Primeiro de fevereiro seria a primeira onda, precisamos marcar outras datas para outras ondas.Se repercutir conseguiremos mais adesões para as ondas seguintes.Pra que a gente consiga esta sincronia teremos muito trabalho, e vamos precisar de colaboração de todos, mas vamos mostrar aos excelências que somos capazes de mobilizar um grande número de brasileiros.
Vamos criar um TSUNAMI DE EMAILS
O PL 518/09 precisa ser aprovado até junho de 2010. Vamos divulgar nossa ação através dos sites do MCCE e do MCCE São Paulo. Conto com seu entusiasmo e acredito que você será uma daqueles pilares em quem poderemos nos apoiar pra que a idéia seja bem sucedida.

Um abraço a todos os IRMÃOS DE ARMAS.

Mais uma taxa...


Temporão quer taxar voos para financiar combate à aids

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu hoje a criação de uma taxa nas passagens aéreas internacionais para financiar a agência de compra de medicamentos para Aids, Tuberculose e Malária, a Unitaid. O ministro usou como exemplo o Chile, onde são descontados US$ 2 por trecho."É um valor muito pequeno, que não vai afetar significativamente o que você gasta com a passagem, mas que tem impacto quando você soma tudo isso, permitindo que através de fornecedores, genéricos para aids, tuberculose e malária possam ser colocados à disposição da população."Um dos fundadores da agência, o Brasil já doa recursos para o fundo - cerca de US$ 12 milhões anuais. Há um projeto de lei tramitando no Congresso para que essa doação se torne constante. Mas Temporão gosta também da ideia de que, assim como ocorre com outros países (como Chile e França), os fundos sejam financiados diretamente por recursos de passagens compradas no Brasil.O secretário executivo da Unitaid, Jorge Bermudez, afirma que essa nova forma de financiamento brasileiro - com recursos oriundos da taxação de passagens - é uma ideia em discussão. A curto prazo, no entanto, a ênfase está em tornar permanente as doações brasileiras à agência.
Fonte:Agência Estado
************************************************************
Comentário:Porque não há uma taxa para cada político brasileiro em prol da saúde?Com tanta pilantragem e dinheiro sobrando nos bolsos destes senhores,tenho certeza que a saúde pública deste país seria melhor.....
Gabriela