sábado, 18 de julho de 2009

Pedofilia não.Pedofilia é crime.Denuncie!!!!!!!.


Atenção aos dois vídeos abaixo:




Vaidade mata...


Uma mulher foi levada às pressas para o CTI de um hospital.

Lá chegando, teve a chamada 'quase morte', que é uma situação pré-coma.

E, neste estado, encontrou-se com Deus:

- Que é isso? - perguntou ao Criador - Eu morri?

- Não, pelos meus cálculos você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas - respondeu o Eterno.

Ao voltar a si, refletindo o quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu ficar ali mesmo naquele hospital e fez uma lipoaspiração, uma plástica de restauração dos seios, plástica no rosto, correção no nariz, na barriga, tirou todos os excessos, as ruguinhas e tudo mais que podia mexer para ficar linda e jovial.

Após alguns dias de sua alta médica, ao atravessar a rua, veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, matando-a na hora.

Ao encontrar-se de novo com Deus, ela perguntou irritada:

- Puxa, Senhor, você me disse que eu tinha mais 43 anos de vida. Por que morri depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas!!???

E Deus aproximou-se bem dela e, olhando-a diretamente nos olhos, respondeu:

- MENINA! EU NÃO TE RECONHECI !!!....

O texto é antigo?


Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
Aceitar que ONG’s de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade…
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.

Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira. Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
Brasileiro é um povo honesto. Mentira. Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. Já foi. Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.
O Brasil é um pais democrático. Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense ! O famoso jeitinho brasileiro. Na minha opinião um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um “gato” puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar. No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto…malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero.
Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né? Grande coisa… O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram… Brasil, o país do futuro!?
Para finalizar tiro minha conclusão: O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar.
Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse texto, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.
Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce! Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Autor:Arnaldo Jabor

sexta-feira, 17 de julho de 2009

NINGUÉM

*************************************
Ninguém é tão forte,que nunca tenha chorado...
Ninguém é tão fraco,que nunca tenha vencido...
Ninguém é tão suficiente,para nunca ser ajudado...
Ninguém é tão inválido,que nunca tenha contribuído...
Ninguém é tão sábio,que nunca tenha errado...
Ninguém é tão corajoso,que nunca teve medo...
Ninguém é tão medroso,que nunca teve coragem...
Moral da história:
Ninguém é tão alguém,
que nunca precisou de ninguém!
**************************************
Comentário:Desconheço o autor.
Ósculos e Amplexos
Gabriela

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS,10 DE DEZEMBRO DE 1948


Artigo I -Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razãoe consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Artigo II - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nestaDeclaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião,opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ouqualquer outra condição.

Artigo III - Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV - Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravosserão proibidos em todas as suas formas.

Artigo V - Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano oudegradante.

Artigo VI - Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perantea lei.

Artigo VII - Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção dalei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presenteDeclaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo VIII - Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivopara os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituiçãoou pela lei.

Artigo IX - Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X - Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte deum tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamentode qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XI - 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente atéque a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa;2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta penamais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XII - Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou nasua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo XIII - 1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras decada Estado;2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo XIV - 1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países;2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XV - 1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade;2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo XVI - 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer retrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitosem relação ao casamento, sua duração e sua dissolução;2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.

Artigo XVII - 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros;2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII - Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, empúblico ou em particular.

Artigo XIX - Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Artigo XX - 1. Toda pessoa tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas;2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo XXI - 1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de sue país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos;2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país;3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo XXII - Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização,pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização erecursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo XXIII - 1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego;2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho;3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social;4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seusinteresses.

Artigo XXIV -Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

Artigo XXV - 1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença,invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seucontrole;2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

Artigo XXVI - 1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnicoprofissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito;2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz;3. Os pais têm prioridade de direito n escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII - 1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios;2. Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.

Artigo XVIII - Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIV - 1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível;2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática;3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXX - Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Síndrome de Tourette

"A Síndrome de Tourette é um quadro clínico caracterizado por tiques involuntários, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou a emissão de sons que ocorrem repetidamente e sempre da mesma maneira. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas.
Os tiques podem envolver movimentos bruscos involuntários que podem se manifestar em qualquer parte do corpo, mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado etc.O início dos sintomas geralmente se manifesta na infância ou adolescência juventude, eventualmente atingindo estágios crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette, mas existem tratamentos que amenizam e mantém o transtorno sob controle.Infelizmente, existe muita desinformação a respeito desse transtorno e muitos portadores são vítimas de piada, gerando muito sofrimento.
Outro aspecto importante é que, algumas vezes, esta doença é acompanhada de coprolalia. A coprolalia é a compulsão que a pessoa tem de repetir palavras obscenas e/ou insultos. Esse tipo de comportamento traz muita dor ao indivíduo e deve ser tratado assim que possível para evitar a discriminação e o sofrimento.Incluí abaixo um vídeo excelente sobre a doença. Vale a pena clicar!
¨¨
Fonte:Elisa Brietzke - Médica psiquiatra e psicoterapeuta

Câncer de Pênis

Alerta será dado a partir de segunda-feira (20), pela Sociedade Brasileira de Urologia, para toda a população do páis

Alerta mostrará a importância de consultar um urologista

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia na segunda (20) a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis, para chamar atenção sobre as doenças do homem e da importância de se visitar um urologista. Entre as ações previstas durante a campanha estão distribuição de panfletos em várias cidades do país.

O câncer de pênis, segundo levantamento de 2007 da SBU, acomete principalmente pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no órgão. Esse estudo mostrou ainda que 81,62% dos casos de câncer de pênis atingem aqueles com mais de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos.

fonte:abril.com

Para saber mais,leia:
Inca

Ensino religioso nas escolas públicas brasileiras

Pesquisa sobre ensino religioso mostra que estados ignoram a Lei de Diretrizes e Bases

Ponto polêmico de um acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano, atualmente sob análise do Congresso Nacional, o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras é uma espécie de caixa-preta. É a única disciplina que não se submete a orientações do Ministério da Educação (MEC). O conteúdo da matéria bem como os critérios de contratação dos professores ficam a cargo dos governos estaduais, que muitas vezes ignoram regras estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Uma delas, que descreve a disciplina como facultativa e, portanto, fora da carga obrigatória anual do ensino fundamental, de 800 horas, é atropelada por oito estados. Do mesmo modo que em oito unidades da Federação, a matéria foi estendida ao ensino médio, enquanto a LDB e a própria Constituição Federal só mencionam a oferta das aulas até a 8ª série.Os dados e conclusões são parte de um estudo inédito, obtido com exclusividade pelo Correio, denominado Ensino religioso: qual o pluralismo?. Financiado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Comissão de Cidadania e Reprodução, uma entidade sem fins lucrativos, o levantamento conseguiu traçar, por meio de consulta a legislações e entrevistas com as secretarias de educação, um retrato do ensino de religião no país. "Na medida do possível, esse é o mapa nacional. Convém observar que, apenas analisando as normais legais de cada estado e considerando as informações que nos foram passadas oficialmente, encontramos incongruências graves na condução dessa disciplina nas escolas. Porém, sobre o que se passa verdadeiramente dentro das salas de aula, ninguém tem controle", afirma a antropóloga Debora Diniz, coordenadora do estudo.

Pregação

Um ponto-chave de toda a controvérsia que envolve o ensino religioso - de oferta obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental, mas matrícula facultativa por parte do aluno - é o risco de proselitismo, vedado pela Constituição Federal. Embora o perigo exista dentro de qualquer sala de aula, em estados como o Rio de Janeiro e a Bahia, o problema é ainda mais delicado. Isso porque, nas duas unidades da Federação, a modalidade de ensino estabelecida, inclusive nos textos legais, é a confessional. "Não existe um impeditivo de adotar esse modelo, mas como temos de assegurar a diversidade religiosa, estabelecida em lei, como garantir aulas de todas as denominações? Se houver grupos de alunos de 10 confissões diferentes, haverá professores de todas elas?", questiona a doutora em filosofia Roseli Fischmann, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP).Segundo Fischmann, a impossibilidade de garantir um ensino condizente com as denominações de fé de todos os alunos fere um princípio constitucional, segundo o qual ninguém será privado de direitos em virtude de religião. Uma saída das secretarias estaduais de educação para evitar a polêmica tem sido adotar o ensino religioso do ponto de vista histórico, filosófico, antropológico. "Por mais antiamericano que o indivíduo seja, ele não estuda quem foi Abraham Lincoln ou Martin Luther King na escola? Por que não conhecer também, sem entrar em religião A ou B, quem foi Jesus?", sugere Ibi Batista, vice-presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal.Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, por mais que as legislações, tanto federais quanto estaduais, e os próprios profissionais tentem garantir a pluralidade religiosa, tal pretensão é utopia. "Ainda que adequações sejam feitas, sempre haverá distorções, porque ninguém é totalmente neutro. Somos contra a oferta de ensino religioso nas escolas públicas, mesmo que de forma facultativa, porque entendemos que isso fere a laicidade do Estado", ressalta Leão.Debora tem a mesma opinião. "Há um falso pressuposto de que as religiões falam da mesma coisa, o que é incorreto. A oferta de disciplina religiosa em instituições públicas ameaça a justiça religiosa", destaca. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que representa no país a Igreja Católica, instituição religiosa que a maioria dos brasileiros declara seguir, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
fonte:Correio Brasiliense

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Reflexão


Pílula do dia seguinte: use a seu favor!

A pílula do dia seguinte – no linguajar médico, pílula anticoncepcional de emergência ou contraceptivo de emergência – chegou ao Brasil em 1999. Em 2008, depois de muita luta, passou a ser distribuída gratuitamente em todos os postos de saúde da rede pública das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes no Brasil.
“A aceitação é boa”, informa a área técnica do Programa de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde (MS). “É usada principalmente por mulheres de18 a 29 anos.”
As curetagens pós-aborto diminuíram. Em 2007, foram 213.539; em 2008, 199.998. Já os abortos legais – casos de violência sexual – não baixaram, quando olhamos os números de Brasil. Em 2007, somaram 2.128; em 2008, 3.277.
“As mulheres estão sendo mais orientadas a solicitar o aborto legal. Porém, ainda não utilizam o contraceptivo de emergência a contento”, avalia o MS, que dá uma boa notícia. “Em alguns municípios essa realidade está mudando. É o caso de Campinas. A ampla divulgação do serviço de saúde especializado, que orienta a procurá-lo dentro de 72 horas, ocasionou grande uso de contraceptivo de emergência; em conseqüência, redução dos abortos legais. Em 2008, foi ZERO.”
Milena *, 25, já usou: “Foi uma vez só. Eu estava sem parceiro há um tempo; aí, conheci um carinha, rolou um clima e transamos. No dia seguinte, me dei conta de que estava no meu período mais fértil. Apavorada, liguei para minha ginecologista. Tomei a pílula. Felizmente funcionou”.
Cláudia* , 34, recorreu ao medicamento em duas ocasiões: “Na primeira, escorreu um pouco de esperma na vagina; no final da relação sexual, meu parceiro demorou para tirar o pênis, e a camisinha escapou. Na outra, uns dois anos depois, estávamos só ‘brincando’. A idéia era não penetrar. Acabamos transando”.
Viviane*, 19, utiliza a pílula quase todo mês: “É mais prático do que tomar hormônio todo mês. Também não preciso ficar pedindo para o carinha usar camisinha. Se rola uma transa no período fértil, vou à farmácia no dia seguinte, compro a pílula e tomo”.
“A pílula do dia seguinte é uma grande conquista de nós, mulheres; permite que sejamos mais ‘donas’ do nosso próprio corpo e da nossa saúde reprodutiva, pois evita gravidez indesejada após relação sexual desprotegida ou violência sexual”, afirma a médica ginecologista e obstetra Fátima Duarte, de São Paulo. “Para isso, temos que usá-la a nosso favor, como fizeram a Milena e a Cláudia. Já a Viviane, está usando de forma errada, contra ela própria. Além dos efeitos colaterais, corre o risco de engravidar qualquer dia desses. O uso freqüente diminui a sua eficácia.”
A pílula do dia seguinte é aprovada pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), Organização Mundial da Saúde (OMS), Federação Brasileira das Associações e Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), International Planned Parenthood Federation (IPPF), Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), entre outras instituições nacionais e internacionais.
Fátima Duarte é ginecologista e obstetra. Ao longo de quase 30 anos de profissão, atendeu mulheres de todas as idades, diferentes etnias, culturas e níveis socioeconômicos em postos de saúde, hospitais públicos, privados e em seu consultório. Nesta entrevista ao Viomundo, ela responde às dúvidas mais frequentes sobre o tema.

por:Conceição Lemes

"Derrame Cerebral" atinge jovens brasileiros cada vez mais


Apesar de ser uma doença associada às pessoas mais velhas, o derrame cerebral atinge aproximadamente 20 mil jovens a cada ano, no Brasil.
De acordo com especialistas, os jovens sofrem cada vez mais de doenças associadas aos mais velhos devido ao seu estilo de vida, caracterizado, em geral, por fatores como tabagismo, má alimentação, stress e sedentarismo.
O derrame cerebral, o mal que se caracteriza pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, muitas vezes, em jovens, acontece devido à aterosclerose — a deterioração e o estreitamento da parede das artérias causados pelo acúmulo de placas de gordura e de cálcio. Este é um segundo mal também relacionado ao processo natural de envelhecimento.
De acordo com a neurologista Eli Faria Evaristo, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a adoção de hábitos saudáveis é tão importante que poderia evitar pelo menos 30% dos casos de aterosclerose. Uma pesquisa mostrou que, atualmente, 20% das pessoas com até 45 anos apresentam casos de derrame decorrentes de aterosclerose. Nos anos 1980, o percentual era de 10%.
fonte:Opinião e Notícia
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Comentário:
O acidente vascular cerebral (AVC), ou Acidente vascular encefálico (AVE), vulgarmente chamado de “derrame cerebral”, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia.
Saúde para todos nós
Gabriela

PGR defende antecipação terapêutica do parto em caso de anencefalia


Para Deborar Duprat, isso é direito fundamental da gestante

Em parecer enviado hoje, 6 de julho, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Deborah Duprat, quer que o STF dê interpretação conforme a Constituição Federal dos artigos 124, 126, caput, e 128, I e II, do Código Penal, para declarar que tais dispositivos não criminalizam ou impedem a interrupção voluntária da gravidez em caso de anencefalia fetal, desde que a doença seja diagnosticada por médico habilitado, reconhecendo-se o direito da gestante de se submeter a esse procedimento sem a necessidade de prévia autorização judicial ou de qualquer outro órgão estatal. Deborah Duprat concordou integralmente com os argumentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que ajuizou, no STF, a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 54) para comprovar que os referidos dispositivos do Código Penal violam preceitos fundamentais da Constituição Federal ao proibir a antecipação voluntária da gravidez de fetos anencéfalos. A procuradora-geral da República destaca que a proibição de antecipar a gravidez de fetos com anencefalia vai contra o direito à liberdade, à privacidade e à autonomia reprodutiva, além de ferir o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde. Deborah Duprat salienta que não há violação do direito à vida nem aborto eugênico na antecipação terapêutica do parto. Ela completa que a interrupção desse tipo de gravidez é direito fundamental da gestante, além de não lesar o bem jurídico tutelado pelos artigos 124 a 128 do Código Penal, no caso, a vida potencial do feto. Deborah Duprat concluiu: “A antecipação terapêutica do parto na anencefalia constitui exercício de direito fundamental da gestante. A escolha sobre o que fazer, nesta difícil situação, tem de competir à gestante, que deve julgar de acordo com os seus valores e a sua consciência, e não ao Estado. A este, cabe apenas garantir os meios materiais necessários para que a vontade livre da mulher possa ser cumprida, num ou noutro sentido.” Anencefalia - A procuradora-geral da República explica que a anencefalia constitui patologia incurável, incompatível com o desenvolvimento da vida extra-uterina, que pode ser diagnosticada com 100% de certeza. “Trata-se de uma má-formação congênita, consistente em defeito do tubo neural, que resulta na não-formação do córtex e dos hemisférios cerebrais. O cérebro dos portadores desta patologia compõe-se apenas de resíduos do tronco encefálico, o que permite a manutenção de algumas funções vitais, como a respiração e o batimento cardíaco. Não há, porém, a formação do sistema nervoso central, que é responsável pela consciência, pela comunicação, pelo pensamento e pelas emoções”, destaca Deborah Duprat, que assevera, ainda, que a “maior parte dos fetos anencéfalos morre durante a gestação. Aqueles que não falecem durante a gravidez têm curtíssima sobrevida, de natureza meramente vegetativa, em geral de poucos minutos ou horas”.Deborah Duprat, cita, em seu parecer as audiências públicas realizadas pelo STF no ano passado para tratar do assunto. Nesse evento, menciona a procuradora-geral, foi devidamente esclarecido o fato de que a menina Marcela de Jesus, que teria supostamente sobrevivido por um ano e oito meses com anencefalia, não tinha na verdade a doença, “ao contrário do que afirmaram os opositores da interrupção voluntária da gravidez, mas outra má-formação cerebral menos severa, ainda que também de caráter fatal”. Além disso, foi esclarecido que gravidez do feto anencéfalo impõe risco à saúde e à vida da gestante significativamente maior do que a gravidez normal, sem falar nos evidentes abalos psíquicos que ela tende a acarretar.Para a procuradora-geral da República, o debate sobre a interrupção ou não de gravidez com feto anencéfalo só pode ser discutido a partir de argumentos jurídicos, éticos e científicos, devendo-se evitar argumentação de cunho religioso. “Num Estado laico e pluralista, que, por imperativo constitucional (art. 19, inciso I, CF), deve manter equidistância em relação às diversas confissões religiosas, as questões jurídicas submetidas ao crivo do Poder Judiciário não podem ser equacionadas, de forma explícita ou inconfessada, com base em dogmas de fé, mas apenas a partir de razões públicas, cuja aceitação não dependa da adesão a pré-compreensões teológicas ou metafísicas determinadas”.Ela acrescenta que não significa que seja ilegítima a participação nos debates jurisdicionais de entidades religiosas, como ocorreu nesse caso. “Pelo contrário, numa democracia, não é legítimo excluir qualquer ator da arena de definição do sentido da Constituição. Contudo, para tornarem-se aceitáveis no debate jurídico os argumentos provenientes dos grupos neste quadro, é evidente que não se justifica, sob o prisma constitucional, a imposição de qualquer restrição, sobretudo de natureza penal, à liberdade da gestante de decidir se interrompe ou não a sua gravidez, abreviando o desfecho inexorável da morte do anencéfalo".Avanços científicos - Segundo Deborah Duprat, a questão jurídica debatida nesse caso resulta do anacronismo da legislação penal brasileira, editada quando ainda não era possível diagnosticar a viabilidade da vida extra-uterina do feto. “Em 1940, quando foi promulgada a Parte Especial do Código Penal, a tecnologia então existente não permitia a realização de diagnóstico pré-natal da anencefalia. Porém, tal quadro se alterou radicalmente nas últimas décadas, por força dos avanços científicos na Medicina”. Deborah comenta que o Código Penal, ao tipificar o aborto, excluiu a sanção criminal nas hipóteses de gestação que enseje risco de vida para a gestante, e de gravidez resultante de estupro (art. 128 do CP). “O legislador do passado não contemplou a hipótese de interrupção da gravidez decorrente de grave anomalia fetal impeditiva de vida extra-uterina porque não podia adivinhar que futuros avanços tecnológicos possibilitassem um diagnóstico seguro em tais casos".O parecer da procuradora-geral da República será analisado pelo ministro Marco Aurélio, relator da ação no STF.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
fonte:
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408

Provocações

A primeira provocação ele agüentou calado. Na verdade, gritou e esperneou. Mas todos os bebês fazem assim, mesmo os que nascem em maternidade, ajudados por especialistas. E não como ele, numa toca, aparado só pelo chão.
A segunda provocação foi a alimentação que lhe deram, depois do leite da mãe. Uma porcaria. Não reclamou porque não era disso.
Outra provocação foi perder a metade dos seus dez irmãos, por doença e falta de atendimento. Não gostou nada daquilo. Mas ficou firme. Era de boa paz.
Foram lhe provocando por toda a vida.
Não pode ir a escola porque tinha que ajudar na roça.
Tudo bem, gostava da roça. Mas aí lhe tiraram a roça. Na cidade, para aonde teve que ir com a família, era provocação de tudo que era lado. Resistiu a todas. Morar em barraco. Depois perder o barraco, que estava onde não podia estar. Ir para um barraco pior. Ficou firme.
Queria um emprego, só conseguiu um subemprego. Queria casar, conseguiu uma submulher. Tiveram subfilhos. Subnutridos. Para conseguir ajuda, só entrando em fila. E a ajuda não ajudava.
Estavam lhe provocando.
Gostava da roça. O negócio dele era a roça. Queria voltar pra roça.
Ouvira falar de uma tal reforma agrária. Não sabia bem o que era. Parece que a idéia era lhe dar uma terrinha. Se não era outra provocação, era uma boa. Terra era o que não faltava.
Passou anos ouvindo falar em reforma agrária. Em voltar à terra. Em ter a terra que nunca tivera. Amanhã. No próximo ano. No próximo governo. Concluiu que era provocação. Mais uma.
Finalmente ouviu dizer que desta vez a reforma agrária vinha mesmo. Para valer. Garantida. Se animou. Se mobilizou. Pegou a enxada e foi brigar pelo que pudesse conseguir. Estava disposto a aceitar qualquer coisa. Só não estava mais disposto a aceitar provocação.
Aí ouviu que a reforma agrária não era bem assim. Talvez amanhã. Talvez no próximo ano... Então protestou.
Na décima milésima provocação, reagiu. E ouviu espantado, as pessoas dizerem, horrorizadas com ele:
- Violência, não!
Autor:Luis Fernando Veríssimo
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Comentário:
Interpretação livre e maravilhosa de Antônio Abujamra,ouça:(56k.wma)
Boa reflexão!
Gabriela

Pablo Neruda

É proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Curiosidade sobre o autor:
Ricardo Eliezer Reyes Neftalí Basualto nasceu em Parral, no Chile, em 12 de julho de 1904. O nome Pablo Neruda, que só em 1946 se tornou seu nome oficial, foi primeiramente adotado como pseudônimo de escritor.
Boa leitura!
Gabriela

AS TRÊS PALAVRAS MAIS ESTRANHA


"Quando pronuncio a palavra Futuro,
a primeira sílaba já pertence ao passado.


Quando pronuncio a palavra Silêncio,
destruo-o.


Quando pronuncio a palavra Nada,
crio algo que não cabe em nenhum não-ser"

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

WISLAWA SZYMBORSKA (1923). Poetisa polonesa, ganhou o Prêmio Nobel de 1996.

Crime ambiental: Alunos encontram desmatamento em Valença


"Hoje a Serra dos Mascates ficou mais triste. Alunos do Colégio Estadual Padre Sebastião, se depararam com algo, que até agora só tinham ouvido nas palestras do Projeto SOS.
O desmatamento criminoso continua na Serra dos Mascates.
Apesar de todo trabalho do Projeto SOS, alguns poucos criminosos agem se ocultando nas sombras, sorrateiramente, como ratos. Não temos o poder de polícia para coibir tais abusos, precisamos urgentemente que providências sejam tomadas, para que esse tipo de delito termine. O desmatamento estava acontecendo no Jabuticabal.
No momento em que chegamos, conseguimos fotografar uma pessoa arrastando um tronco pela trilha; que ao notar a nossa presença e dos alunos, fugiu pela mata. Se esse crime continuar sem que nada seja feito, teremos um futuro sombrio para a Serra dos Mascates. Hoje nosso coração se entristeceu e sentimos que realmente somos a única opção, para o retardamento de um processo, que às vezes parece não ter fim.
A Serra dos Mascates pede socorro!
Alguém, além do Projeto SOS, deseja fazer algo? Então comecem logo. A Serra precisa de ajuda! Por favor, não deixem esse patrimônio de nosso município desaparecer. Não deixem que a ganância e a estupidez de uns poucos, façam com que percamos nossa história."
**
Autor:Victor S. Gomez
Serra dos Mascates - Projeto SOS
http://www.serradosmascates.com/2009/07/alunos-encontram-desmatamento.html




Comentário:Sim Victor,é lamentável. Escandaloso, imoral, ilegal, inaceitável e revoltante, o descaso com o Meio Ambiente. "Nossa Amazônia" e outros biomas importantes, são tratados como se fossem uma grande empresa verde, que só serve para gerar lucros para exploradores sem consciência. O papo de Desenvolvimento Sustentável é só na teoria, pois na prática, o que acontece é um Desenvolvimento insustentável, não há força política e preocupação com a biodiversidade, os ecossistemas e com as gerações futuras.
Um grande abraço
Gabriela

Comentário recebido e importante:FORA SARNEY!!


Quarta-feira, dia 15,

das 15h às 16h horas.

Local: Na internet.

Ponto de partida: Seu computador, telefone celular, PDA, qualquer aparelho que possa enviar uma mensagem de e-mail, SMS, Twitter, etc

Ponto de chegada: Congresso Nacional



Como vai funcionar: Na quarta-feira no intervalo das 15h às 16h horas, você que tem um blog, site, Twitter, celular, etc, deverá estampar um “banner” ou selo com a mensagem “#forasarney” e enviar o máximo de mensagens ao Senado.


Ética para a nova era - Por:Leonardo Boff

"Nenhuma sociedade no passado ou no presente vive sem uma ética. Como seres sociais, precisamos elaborar certos consensos, coibir certas ações e criar projetos coletivos que dão sentido e rumo à história.
Hoje, devido ao fato da globalização, constata-se o encontro de muitos projetos éticos nem todos compatíveis entre si. Face à nova era da humanidade, agora mundializada, sente-se a urgência de um patamar ético mínimo que possa ganhar o consentimento de todos e assim viabilizar a convivência dos povos. Vejamos, suscitamente, como na história se formularam as éticas.
Uma permanente fonte de ética são as religiões. Estas animam valores, ditam comportamentos e dão significado à vida de grande parte da humanidade que, adespeito do processo de secularização, se rege pela cosmovisão religiosa. Como as religiões são muitas e diferentes, variam também as normas éticas. Dificilmente se pode fundar um consenso ético, baseado somente no fator religioso. Qual religião tomar como referência? A ética fundada na religião possui, entretanto, um valor inestimável por referi-la a um último fundamento que é o Absoluto.
A segunda fonte é a razão. Foi mérito dos filósofos gregos terem construído uma arquitetônica ética fundada em algo universal, exatamente na razão, presente em todos os seres humanos. As normas que regem a vida pessoal chamaram de ética e as que presidem a vida social chamaram de politica. Por isso, para eles, politica é sempre ética. Não existe, como entre nós, politica sem ética. Esta ética racional é irrenunciável mas não recobre toda a vida humana, pois existem outras dimensões que estão aquém da razão como a vida afetiva ou além como a estética e a experiência espiritual.
A terceira fonte é o desejo. Somos seres, por essência, desejantes. O desejo possui uma estrutura infinita. Não conhece limites e é indefinido por ser naturalmente difuso. Cabe ao ser humano dar-lhe forma. Na maneira de realizar, limitar e direcionar o desejo, surgem normas e valores. A ética do desejo se casa perfeitamente com a cultura moderna que surgiu do desejo de conquistar o mundo. Ela ganhou uma forma particular no capitalismo no seu afã de realizar todos os desejos. E o faz excitando de forma exacerbada todos os desejos. Pertence à felicidade, a realização de desejos mas,atualmente, sem freios e controles, pode pôr em risco a espécie e devastar o planeta. Precisamos incorporá-la em algo mais fundamental.
A quarta fonte é o cuidado, fundado na razão sensível e na sua expressão racional, a responsabilidade. O cuidado está ligado essencialmente à vida, pois esta, sem o cuidado, não persiste. Dai haver uma tradição filosófica que nos vem da antiguidade (a fábula-mito 220 de Higino) que define o ser humano como essencialmente um ser de cuidado. A ética do cuidado protege, potencia, preserva, cura e previne. Por sua natureza não é agressiva e quando intervem na realidade o faz tomando em consideração as conseqüências benéficas ou maléficas da intervenção. Vale dizer, se responsabiliza portodas as ações humanas. Cuidado e responsabilidade andam sempre juntos. Essaa ética é hoje imperativa. O planeta, a natureza, a humanidade, os povos, o mundo da vida (Lebenswelt) estão demandando cuidado e responsabilidade. Se não transformarmos estas atitudes em valores normativos dificilmente evitaremos catástrofes em todos os níveis. Os problemas do aquecimento global e o complexo das varias crises, só serão equacionados no espírito de uma ética do cuidado e da responsabilidade coletiva. É a ética da nova era.
A ética do cuidado não invalida as demais éticas mas as obriga a servir à causa maior que é a salvaguarda da vida e a preservação da Casa Comum para que continue habitável."
*
Leonardo Boff é autor de Saber cuidar. Ética do humano, compaixão pela Terra, Vozes.

A REVOLUÇÃO FRANCESA E A POLÍTICA BRASILEIRA

Lúcia Hipólito comenta no site da CBN/RIO:
&

VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrópolis


Com o objetivo de deliberar sobre a política nacional de defesa e garantia da criança e do adolescente, será realizada VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A abertura acontecerá no dia 24 de julho, às 18h, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), com a presença do prefeito Paulo Mustrangi e palestra sobre os aspectos da conferência com o desembargador, Siro Darlan.

A conferência prosseguirá no dia 25 de julho, das 8h às 18h30 e estará aberta a profissionais e pessoas ligadas ao tema, mas também a toda a população.O tema a ser avaliado esse ano será Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal para promover ampla mobilização dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e formadores de opinião;promover a intersetorialidade, em especial, saúde, educação, assistência social, segurança e direitos humanos.

Ao todo serão cinco eixos de discussão que vão servir de base para a composição de grupos de trabalho durante a conferência:Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade;Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes;Fortalecimento do sistema de garantia de direitos: Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da Cidadania; e Gestão da Política.

O auditório da Fase fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1003, Centro - Petrópolis/RJ

fonte:Tribuna de Petrópolis

Informações tristes:Salvador tem oito casos de violência doméstica contra mulheres por dia

De janeiro a junho deste ano, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)na Bahia, registrou 1.486 casos de mulheres que prestaram queixa após sofrer agressão com lesão corporal.

A delegada adjunta da unidade, Aida Burgos, afirma que a grande maioria desses casos são de violência doméstica e familiar. Isso representa oito mulheres agredidas por dia em Salvador e a maioria dos autores dessa violência são maridos, namorados e parentes. Nas demais ocorrências, os acusados são vizinhos ou colegas de trabalho.

Desse grande número de ocorrências, pelo menos dois casos de violência contra a mulher chamaram a atenção nas últimas semanas na capital baiana.

O primeiro aconteceu no dia 26 de junho, quando o professor de educação física Adalberto França Araújo, 39, torturou sua companheira durante horas dentro da casa onde o casal vivia, em Vilas do Atlântico.
Com uma fúria inexplicável, no auge das agressões, o criminoso utilizou um cassetete para ferir a vítima e lhe deu um tiro na panturrilha. A moça sofreu ainda queimaduras depois ter leite fervido jogado em seu rosto, pernas e barriga. Ela ficou 11 dias internada no Hospital Espanhol e agora se recupera ao lado da família. Adalberto está preso à disposição da Justiça.

Outro caso mais trágico foi o da doméstica Adalice Sena Teles, 30, assassinada no último domingo, 12. O acusado do crime é o marido da vítima, Gilvandro Leite, 26, encontrado pela polícia na manhã desta terça-feira, 14, na cidade de Cachoeira, a 110 km de Salvador. Adalice recebeu uma facada no pescoço e depois foi empurrada de um viaduto na Estação Pirajá.

QUEIXAS – A delegada da Deam, Aida Burgos, alerta que um dos problemas que levam à impunidade dos agressores ainda é o medo de prestar queixa. Segundo ela, nenhuma mulher deve se calar diante da violência, mesmo em casos de agressões e ameaças verbais. Somente este ano, 1.790 mulheres foram à delegacia para registrar ocorrência depois de ameças e agressões morais como calúnia, injúria e difamação. "Já no primeiro momento da agressão é preciso denunciar. Isso inibe a continuidade da violência", diz.

Aida explica que ao chegar na Deam, as mulheres narram o caso e, em seguida, o agressor é chamado a prestar declarações. Testemunhas são ouvidas e o inquérito policial é enviado à 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar. Desde 2006, quando a Lei Maria da Penha entrou em vigor, a punição em cima dos criminosos tem sido mais rigorosa. "Antes, muitas situações de agressões eram resolvidos com pagamento de cestas básicas. Isso banalizava o processo, mas agora as mulheres têm respaldo na lei. Hoje, uma agressão com lesões corporais leves é passível de pena entre três meses e três anos", comemora Aida.
Pelo menos 60% das mulheres que buscam a Deam são pobres, afrodescendentes e dependem do marido financeiramente. Muitas têm muitos filhos e não denunciam o marido com medo de mais atos de violência.

EFEITOS – De acordo com psicóloga Ana Cláudia Urpia, do Centro de Referência Loreta Valadadares (CRLV), a Lei Maria da Penha trouxe medida protetivas para evitar que se deixe de denunciar por medo. Caso fique evidente que a mulher corre risco depois de prestar queixa, o juiz da vara especializada tem prazo de dois dias para emitir uma decisão que proibe a aproximação do agressor com a vítima, seus familiares ou testemunhas. O juiz pode até fixar os limites mínimos de distância e, caso seja descumprido, o cidadão pode ser preso.
O CRLV oferece atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de violência. Muitas são vítimas durante anos e chegam por lá com depressão, transtornos de ansiedade, estresse e insônia. "A mulher é dilacerada aos poucos pela violência doméstica. E muitas demoram a perceber o problema e tentam justificar a situação ao dizer que o marido teve uma infância ruim ou que ele passa por momentos difíceis no trabalho. É o meio encontrado por elas para compreender o agressor", explica.

Mesmo com as mulheres que preferem não prestar queixa, o CRLV faz trabalhos de acompanhamento pscológico para que encontrem forças para reconstruir a vida até decidirem por conta própria o melhor momento de denunciar o agressor. "A violência doméstica existe em todas as sociedades e em todas as classes sociais. E só será coibida quando a sociedade tratar homens e mulheres da mesma forma. Enquanto o homem se sentir mais forte, irá sempre usa a violência para subjugar a mulher", completa.

*******************
Serviço: Rede de proteção à mulher (Bahia)
Centro de Referência Loreta Valadares – 3235-4268 / 3117-6770
Deam – 3116-7000 / 7001
Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) – 3321-9166 / 3321-9100
Defensoria Pública da Bahia – 3117-6999
Projeto Viver – 0800 284 22 22
*******************
fonte:A tarde on line

Estamos traindo que é uma beleza.E com serviço completo,porque beijo na boca já não é mais traição

Escrito por: Cláudia Cecília - colunista O Dia

terça-feira, 14 de julho de 2009

Estado laico exige escola laica

Num país em que impera o pluralismo confessional, nada mais incoerente que oferecer ensino religioso nas escolas públicas. A primeira questão que se propõe é a escolha do credo a ser ministrado. Seja qual for, o eleito terá a marca do autoritarismo. Com razão, os seguidores das religiões preteridas protestarão.
Embora não sejam forçados a frequentar as aulas do culto ofertado, os alunos poderão, em nome da isonomia, exigir o mesmo privilégio.
Outra contradição reside no fato de o Estado brasileiro ser laico.
A laicidade significa que nenhum dos conceitos admitidos em confissões espirituais pode fazer parte das regras de estruturação dos poderes estatais. Segue daí que não cabe ao governo ordenar seja ministrado ensino para formação religiosa de estudantes. Não quer dizer que as instituições da rede privada, por decisão própria, abram mão da possibilidade de estudos da matéria. Nesse sentido, não há nem aprovação nem proibição. Apenas se trata de tema alheio à competência do Estado.
Parece, pois, na contramão o acordo firmado pelo Brasil com o Vaticano que versa, entre outros itens, do ensino religioso nos colégios públicos.
A controversa matéria precisa passar pelo crivo do Congresso. Será, então, a oportunidade de deixar clara a separação Igreja-Estado.
A decisão servirá de prova do respeito que merecem os seguidores de Jesus, Maomé, Buda, Xangô ou os não adeptos de nenhum deus.
O Estado brasileiro deve pautar-se pela neutralidade.
Não importa se os governantes são católicos, protestantes, ateus, umbandistas, agnósticos, comunistas ou nenhuma coisa nem outra. Não importa também o peso que tem na comunidade determinado grupo religioso. A fé é de ordem pessoal e privada. Todos podem fazer pregações em casa ou nas relações pessoais. Nos assuntos públicos — municipais, estaduais, nacionais ou internacionais — o proselitismo não pode ter vez.
Só a sociedade como um todo conta. A tolerância religiosa é marca do Brasil. Aqui diferentes credos convivem em harmonia. Pais que querem dar orientação religiosa aos filhos na escola, encontrarão variadas ofertas. Graças ao pluralismo confessional, católicos, judeus, protestantes, muçulmanos, budistas têm acesso às unidades de preparação escolar segundo as inclinações perseguidas pela família. Ignorar a separação Igreja-Estado é retrocesso. Volta-se ao Império 120 anos depois da Proclamação da República.
Por:
VISÃO DO CORREIO - Correio Brasiliense

Ideias criativas

















UnB comprova que sífilis é vilã de abortos espontâneos

Estudo da UnB comprova que a sífilis aumenta o risco de aborto. Foram ouvidas 30 mil mulheres, das quais 7 mil declararam já ter sofrido aborto.
Essas gestantes foram submetidas a exames e constatou-se que 35,3% delas tinham a doença. Cerca de 80% das gestantes que não se trataram transmitiram a doença para o feto, que pode causar lesões irreversíveis e aumentar o risco de o bebê morrer nos primeiros dias após o nascimento.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível de tratamento simples: duas doses de antibióticos são suficientes para curar a doença. No entanto, muitas mulheres a possuem sem saber.

Segundo o pesquisador Fernando Saab, o desconhecimento sobre a sífilis é grande, especialmente em comunidades carentes. “Falta divulgação sobre os riscos da sífilis para a gestante. Precisamos diagnosticá-la precocemente”, afirma.
O autor da dissertação de mestrado em Ciências da Saúde Prevalência de sífilis em gestantes que abortaram atendidas pelo Programa de Proteção à Gestante-PPG do Estado de Sergipe, de 2005 à 2007, defendida em fevereiro de 2009, afirma que o Brasil oferece exames e tratamento.

No entanto, muitas gestantes que têm a doença moram em locais distantes e não têm dinheiro para locomoção ou procuram atendimento médico tarde demais. “Falta universalizar o exame, fazer com que ele chegue a todas as mulheres”, defende.

DOENÇA – A sífilis causa lesões e ulcerações nas áreas genitais. É transmitida por meio de relação sexual ou passada de mãe para filho. Na América Latina, há cerca de 3 milhões de indivíduos adultos com a doença, segundo dados do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde.
A Organização Mundial de Saúde estima um caso de sífilis congênita para cada 1 mil nascidos vivos. O estudo identificou uma incidência 13 vezes maior que a divulgada pela OMS: uma média de 13,7 bebês infectados a cada mil nascidos. Para o pesquisador, é preciso combater o contágio promovendo tratamento especialmente antes da 12ª semana da gravidez, quando há o maior risco de aborto. “A virulência é muito forte nos três primeiros meses de vida”, diz.
Para Saab, é preciso realizar mais campanhas contra a sífilis, incentivando o uso de preservativos e a realização de exames preventivos.

Nos últimos cinco anos, mais de 17 mil casos de sífilis congênita foram submetidos a tratamento hospitalar no Brasil, gerando gastos na ordem de R$ 7 milhões. "É mais vantajoso investir em assistência à gestante e prevenção da doença congênita", ressalta.

METODOLOGIA – O estudo identificou a relação entre sífilis, aborto espontâneo e distribuição espacial dos casos. A pesquisa analisou 39.807 mulheres grávidas, de 73 municípios atendidos pelo Programa de Proteção à Gestante (PPG) do Estado de Sergipe, entre 2005 e 2007.
Do total, 7.538 mulheres afirmaram ter sofrido aborto, a maioria com idade entre 20 e 29 anos. Os testes diagnosticaram a doença em 35% das mulheres. Estância, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro figuram como os municípios com maior incidência da doença. A cidade de Estância registrou o maior número de casos da doença e de abortos.
Segundo o professor do Instituto de Biologia e da Faculdade de Saúde Carlos Alberto Bezerra Tomaz, orientador do estudo, a incidência da sífilis pode ser ainda maior, já que 14 mil mulheres não responderam se haviam abortado. Apenas as gestantes que afirmaram ter passado pela essa situação fizeram exames para diagnosticar a sífilis. “Há mulheres que não gostam de relatar o aborto. Outras podem não ter respondido por medo, ainda que se garanta sigilo da informação”, diz.
Para o professor, o índice de sífilis em 35% das mulheres que já abortaram é assustador. “É preciso chamar a atenção dos serviços de saúde pública para que se tenha um programa efetivo de controle da sífilis no Estado de Sergipe”, afirma.

fonte:UnB Agência

Maria Bethânia recita Castro Alves

Esta pérola foi enviada via e-mail, por uma pessoa que tenho muita admiração.Obrigada Gui,realmente adoro Castro Alves.Todo o trabalho deste poeta demonstra muita força e a voz de Bethânia deu um toque todo especial.
Poesia para nossos ouvidos.
Ósculos e Amplexos
Gabi


Opinião:O novo Comandante da PMERJ

"O Coronel de Polícia Mário Sérgio Brito Duarte foi escolhido pelo secretário de segurança pública, delegado de Polícia Federal, José Mariano Beltrame, para ser o terceiro Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no governo Sérgio Cabral (PMDB).
Mário Sérgio desde começo do governo vinha trabalhando diretamente com Beltrame e a sua escolha era dada como certa há muito tempo, desde que ele saiu da SESEG/RJ e foi para a presidência do Instituto de Segurança Pública, o único problema é que tiveram que primeiro promovê-lo ao posto de Coronel de Polícia, condição para o exercício do comando geral.(...).O novo comandante representa a assunção da geração que não lutou contra a dominação política da PMERJ orquestrada por Sérgio Cabral (PMDB), não se aliou nem aos 40 da Evaristos e nem aos Coronéis Barbonos, preferindo apostar nas benesses de ficar ao lado do governo, opção que parece vitoriosa, a vista desarmada, em face das promoções e das funções recebidas como prêmio.Um grande engano, como o tempo se encarregará de mostrar, na hora certa.

O novo comando nasce com o símbolo do distanciamento dos interesses institucionais, sobretudo, dos interesses da tropa e as primeiras declarações do Coronel de Polícia Mário Sérgio, sobre os salários famélicos, deixa isso bem claro, quando ele tentou sair da luta por melhores vencimentos, atribuindo erradamente o papel de protagonista ao secretário de segurança, que não é Policial Militar.

Apesar desse quadro amplamente desfavorável, temos que torcer para que Mário Sérgio consiga realizar um bom comando, pois a sociedade fluminense não suporta mais tanta violência, muito menos os milhares de assassinatos por ano.

E, o quê a população do Rio de Janeiro espera do novo comandante da Polícia Militar (...)?Certamente, espera que ele mude de opinião e assuma as negociações com Sérgio Cabral para a concessão do justo aumento salarial, na direção da equiparação salarial com a Polícia Militar do Distrito Federal (PEC 300/2008).Nada justifica que o Rio de Janeiro pague os piores salários do Brasil para os Policiais Militares, Bombeiros Militares e Policiais Civis;

No campo operacional, o povo fluminense espera que Mário Sérgio direcione as ações da Polícia Militar para as suas missões constitucionais: realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.E, para isso, que ele cobre do governador Sérgio Cabral (PMDB) a volta dos mais de 2.000 Policiais Militares que ainda estão desviados de função, fora da Polícia Militar em diferentes órgãos;

Esse retorno possibilitará a formação de 1.000 duplas de “Cosme e Damião”, policiamento a pé, que tanto agrada aos cidadãos fluminenses, que passam a conhecer os policiais do quarteirão. Nunca esquecendo, que o policiamento a pé é a forma consagrada da eficiência policial em todo o mundo civilizado;

Torce pelo desenvolvimento de um “programa de tolerância zero”, coibindo as ilegalidades (jogo dos bichos, transporte alternativo clandestino, máquinas caça-níqueis, etc) que funcionam ostensivamente em todas as ruas do estado, sinalizando para um envolvimento do poder público com a criminalidade organizada;

O povo não quer que o tráfico de drogas continue proliferando, porém, nesse sentido quer que a Polícia Federal, por sua vez, realize também as suas missões constitucionais: a prevenção e a repressão ao comércio de drogas ilegais e ao contrabando (de armas), atuando nas comunidades onde o tráfico de drogas se faz presente, fortemente armado;

Após pacificado o território, aí sim, a Polícia Militar implantará o policiamento ostensivo.Policial Militar não é “guerrilheiro urbano”;

A presença ostensiva nas ruas da cidade de homens e de viaturas é o grande desejo da população, para a transmissão de uma sensação de segurança, considerando que mais de 80% da população se declarou insegura no Rio de Janeiro;

O final de uma vez por todas na Polícia Militar do uso da tática do “tiro, porrada e bomba” que não apresenta nenhum efeito positivo, apresentando balas perdidas e milhares de mortes como resultados, ano após ano;

A valorização do homem – o patrimônio da PMERJ -, sem dúvida, pode ser relacionada como um dos principais anseios do povo fluminense, que precisa ter ao seu lado, servindo e protegendo, um profissional motivado, bem remunerado e com as melhores condições de trabalho;

O combate constante aos desvios de conduta praticados por Policias Militares também faz parte das reivindicações da sociedade fluminense, o que só é possível com uma Corregedoria Interna forte e atuante;

Dar prosseguimento aos Cursos de Assuntos Internos, objetivando profissionalizar os Policiais Militares da Corregedoria Interna, além da aquisição de tecnologia específica para a área de assuntos internos, são objetivos a serem alcançados pelo novo comando.Isso sem falar na implementação do Gabinete Geral de Assuntos Internos, já criado em decreto lei do governador e que ainda não saiu do papel. Inclusive com a estruturação da Diretoria de Assuntos Internos, que produzirá conhecimento na área correcional e promoverá a investigação de denúncias contra Comandantes, Chefes e Diretores;

O início da lavratura dos Termos Circunstanciados por Policiais Militares também é uma necessidade da população, que perde horas preciosas nas delegacias da Polícia Civil, apenas para registrar ocorrências que poderiam ter sido encerradas (fase policial) no próprio local da ocorrência. Assim, os Policiais Civis poderão dedicar mais tempo às investigações criminais de maior relevância;

Não permitir o ingresso de novos Policiais Militares, enquanto a questão salarial não estiver equacionada, conforme proposta contida no documento Pro Lege Vigilanda;

Alterar as legislações e os regulamentos afetos à Polícia Militar, considerando que todos estão desatualizados, causando sérios prejuízos para os Policiais Militares.A modificação do Estatuto e do Regulamento Disciplinar devem ser as prioridades;

Valorizar o processo ensino-aprendizagem, com cursos presenciais e com a implantação da educação continuada, pondo fim as ineficientes (quando realizadas) instruções de manutenção.O povo precisa de um Policial Militar capacitado para o exercício de suas missões constitucionais, que cultue e pratique o servir e proteger ao cidadão;

Lutar pela criação da pensão militar, bem como, pela volta do pagamento integral dos triênios dos Policiais Militares que ficaram inválidos em serviço;

Cobrar do governador a atualização da contrapartida governamental com relação ao nosso fundo de saúde, dívida da ordem de milhões de reais e que impede um melhor atendimento para os Policiais Militares e os seus familiares;

Por derradeiro, transparência é outro desejo da população, a Polícia Militar não pode se transformar em uma Instituição Policial refratária ao cidadão, o patrocinador do estado, que tem o direito de tudo saber.

O comando anterior não falava com a mídia, agindo dessa forma acabava por não informar ao povo, um verdadeiro absurdo no terceiro milênio e em um país que um dia pretende ser uma democracia.
JUNTOS SOMOS FORTES!"
Por:
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
**********************************************************
Comentário:Quem viver,verá.Espero sinceramente que seja coisa boa.

Em pauta:Segurança de Petrópolis

O tenente-coronel Décio Bonfim, que assumiu interinamente o comando do 26ºBPM na última quinta-feira, foi transferido para outra unidade da Polícia Militar, no Rio de Janeiro. Em seu lugar assumirá o comando, também interinamente, o major Luiz Garcia, vindo do 13ºBPM (Praça Tiradentes). A expectativa é de que ele permaneça no cargo até meados de agosto, quando o coronel Antônio Henrique da Silva de Oliveira, nomeado para Petrópolis, concluirá um curso de especialização nos Estados Unidos. A troca do comando do 26ºBPM foi anunciado na última quarta-feira, dois meses depois do coronel Paulo Mouzinho ser transferido para Petrópolis. Luiz Garcia atuava como subcomandante no 13ºBPM, junto com o coronel Antônio Oliveira, e a expectativa é de que ele permaneça na função. Mas, vale lembrar que as mudanças anunciadas pelo novo comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio, já estavam sendo empregadas em Petrópolis. No tempo em que esteve à frente da corporação da cidade, Mouzinho já havia se antecipado com a redução dos efetivos prestando serviços em setores administrativos. Dessa forma, reduziu o número de policiais prestando serviços nas P-1 (Recursos Humanos), P-2 (Serviço de Inteligência), P-3 (Planejamento e Operações), P-4 (Manutenção), P-5 (Relações Públicas) e rancho. Policiais que estavam responsáveis pela segurança de juízes e promotores, por exemplo, também tiveram que voltar para as ruas. Assim como o objetivo do coronel Mário Sérgio, a idéia de Mouzinho era a de garantir a visibilidade da Polícia e, principalmente, aumentar a sensação de segurança da população. Na semana passada, quando assumiu o comando geral da corporação, Mário Sérgio adiantou que comissões estão sendo formadas em cada batalhão, os quais terão que apresentar um plano emergencial para diminuir o trabalho burocrático e, consequentemente, garantir à população uma Polícia visível.
fonte:Tribuna de Petrópolis
******************************************************
Comentário:Eita bagunça boa.