quinta-feira, 25 de junho de 2009

Drogas injetáveis X HIV


Brasil tem terceira maior taxa de usuários de drogas injetáveis com aids

O Brasil tem a terceira maior taxa mundial de consumidores de drogas injetáveis infectados pelo vírus da aids. O Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que 48% dos usuários brasileiros são portadores do HIV. O país com o maior percentual é a Estônia, com 72,1%. O Brasil também tem uma das maiores populações de usuários de drogas injetáveis do mundo, ao lado da Rússia, China e Estados Unidos: juntos, concentram 45% dos consumidores. Segundo a ONU, o número de pessoas que usam esse tipo de entorpecente está entre 11 e 21 milhões.
Aumento do uso de drogas sintéticas e derivados de ópio
Enquanto o número de usuários de cocaína e anfetaminas vem diminuindo nos países desenvolvidos, o Brasil e outros países em desenvolvimento enfrentam crescimento dos seus mercados de cocaína, drogas sintéticas (ecstasy e anfetaminas, por exemplo) e opiáceos (heroína, morfina, etc). É o que mostra relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre drogas divulgado nesta quarta-feira em Washington (EUA).
Ecstasy cresce nos países em desenvolvimento
Um dos dados mais significativos entre os apresentados é o aumento do uso de drogas sintéticas entre a população dos países em desenvolvimento. Segundo a ONU, a taxa de prevalência do ecstasy no país entre os jovens é de 3,4%. Ou seja, 3,4%, dos estudantes do segundo grau usam os comprimidos. Na América do Sul, o número só é menor que a taxa da Colômbia (3,5%).O crescimento da quantidade de drogas apreendidas também é indício do crescimento do consumo no país. Apenas entre 2005 e 2007, o total de comprimidos encontrados e apreendidos pela polícia saltou de 50 mil para 210 mil.O Brasil também concentra, por exemplo, o maior número de usuários dos opiáceos da América do Sul. Em números percentuais, eles representam 0,5% da população entre 12 e 65 anos do país. Em números absolutos, o dado é mais chocante: 635 mil pessoas são usuários de ópio, heroína e morfina no Brasil.A cocaína é outra droga que tem um imenso mercado no Brasil. Segundo o relatório da ONU, 0,7% dos brasileiros entre 12 e 65 anos usam a droga. Ou seja, 890 mil pessoas, o maior mercado da América do Sul. Em segundo lugar vem a Argentina (660 mil, ou 2,6% da população).No caso da maconha, o Brasil tem menos problemas que seus vizinhos. Enquanto no país 5,1% dos jovens usam a droga, no Chile o número chega a 12,7%. Uruguai (8,5%), Colômbia (7,1%) e Argentina (6,7%) também estão na nossa frente.
Fonte: Band.com.br

Opinião:Geraldo Almendra

“Não temos dúvidas de que eles vencerão beneficiados pelas impunidades que protege o covil de bandidos, e que jamais pagarão por seus crimes, que continuarão ricos e corruptos, e até mesmo respeitáveis, restando-nos continuar escrevendo para não sermos nunca igualados com a canalha que está controlando o país, nem com os patifes esclarecidos que são cúmplices dessa corja”.

O flagelo da violência doméstica


* A cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. O número das que recorrem à polícia é mínimo.

* Uma em cada cinco brasileiras declara ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem, em geral o marido ou o parceiro.

* Nas capitais brasileiras, 44% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo. Dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro.

* 91% da população dizem já ter presenciado a agressão contra uma mulher. No entanto, 66% dizem que "em briga de marido a mulher, não se mete a colher", portanto, não denunciaram a violência.

* Pesquisa no Rio de Janeiro mostra que 51,4% dos homens já usaram algum tipo de violência - física, psicológica, sexual - contra sua parceira íntima pelo menos uma vez. Desse total, 25,4% disseram ter usado violência física.

* Um em cada cinco dias de falta ao trabalho no mundo é causado pela violência sofrida pelas mulheres em casa. A cada cinco anos, uma mulher perde um ano de vida saudável se sofrer violência doméstica.

* O estupro e a violência doméstica são causas importantes de incapacidade e morte de mulheres em idade produtiva.

* A falta de assistência médica específica também é uma forma de violência. O câncer está entre as principais causas de morte de mulheres que têm entre 30 e 60 anos. No entanto, no Brasil, 36,4% das mulheres de 25 anos ou mais de idade nunca fizeram o exame clínico de mama.

* Para 81% dos homens ou mulheres o uso de bebidas é o fator que mais provoca violência contra a mulher. Em seguida, 63% apontam que situações de ciúmes em relação à companheira ou mulher são motivos da violência. O desemprego é fator gerador de 37% das agressões contra mulheres e problemas com dinheiro 31%.

* Pesquisas de opinião indicam que os filhos do casal são os que mais perdem nas situações de violência doméstica. Os filhos de 5 a 12 anos de mulheres que sofreram violência apresentam mais problemas. Têm pesadelos, chupam o dedo, urinam na cama, são tímidos ou agressivos.

* As estatísticas provam que todos perdem quando há violência na casa. A violência doméstica é um flagelo e uma epidemia que atinge a todos, independentemente de classe social ou nivel escolar.


Onde procurar ajuda

Ligue 180, em caso de violência à mulher. Esta Central de Atendimento à Mulher é um serviço da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
A mulher vítima da violência deve procurar a justiça, preferivelmente as Delegacias da Mulher. Pode procurar ainda hospitais e universidades que ofereçam atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica.

A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.

Ao registrar a ocorrência na delegacia, é importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas. Se estiver em risco, procure ajuda em serviços que mantêm casas-abrigo, que são moradias em local secreto onde a mulher e os filhos podem ficar afastados.

fonte:'Vozes das mulheres do Brasil'.

Lucas Mendes:Palhaços no Senado

"Vamos tirar a cartola para o Senado em Brasília. Equilibristas geniais, quanto mais bamba a corda, mais bombam, mágicos, sem varinha, puff, fazem desaparecer bilhões, trapezistas capazes de saltos mortais quádruplos. Morrem e ressuscitam. "

Opinião:

"Nos últimos dias fomos avisados de que, neste ano, o planeta terá mais de um bilhão de famintos. Culpa-se a crise.
Apesar de a fonte ser a FAO, agência da ONU que trata de agricultura e alimentação de forma capenga, a informação deve proceder.
Há um ano, em Roma, na Cúpula de Segurança Alimentar, já se anunciava o aumento no número de pessoas subnutridas, aquelas que ingerem menos de 1.800 calorias/dia. Os estimados 800 milhões de famintos de 1996, que até 2015 deveriam cair para a metade, proposta da UNCTAD para o milênio, já estavam em 850 milhões.
Sem surpresa. Afinal, nada de efetivo fora feito para que isso não ocorresse. Vou mais longe: quais mesas fartas do capitalismo financeiro mundial entenderão a aritmética que faz um bilhão de famintos parecerem um sofrimento maior do que o de 850 milhões?
Análises da ONU, preguiçosamente divulgadas pela mídia, de que essa proporção vinha caindo, "resultado dos projetos contra a pobreza e do crescimento nos últimos anos de economias como Índia, China e Brasil", escondem serem esses fatos pontuais e autóctones, promoções de um período de crescimento econômico generalizado.
Nenhum subsídio foi cortado, não houve eliminação de barreiras comerciais, as populações rurais pobres de África, Ásia, América Latina, continuaram impedidas de produzir por não poderem pagar os preços dos insumos cartelizados, não se ampliaram os recursos de agências que combatem a fome, e os preços dos alimentos, sob movimentos especulativos, alcançaram recordes históricos.
Fácil culpar a crise quando se olha para esse lado do muro.
Olhando-se para o outro lado, espreitam-nos ameaças de retrocesso nas novas leis de preservação ambiental e, em troca de favores políticos imediatos e desenvolvimentismo suicida, compromete-se o tesouro de nosso futuro.
Em artigo para a Folha de 20/06, o respeitado ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, faz árduo exercício contorcionista para não se posicionar, mas se posiciona, sobre o assunto: "entidades de classe de produtores rurais apresentaram ao Congresso Nacional um conjunto de ideias mudando conceitos e propondo a criação de um Código Ambiental, mais amplo, cuja premissa básica seria o desmatamento zero no bioma Amazônia".
Tudo indica que o "mais amplo" e o "zero" não foram captados pela senadora Marina Silva (PT-AC), que voltou da Noruega ainda mais preocupada.
A verdade é que estamos diante de duas catástrofes - a fome e a destruição ambiental - que não admitem "muros" extensos e populosos como os que estão dividindo a questão.
É preciso ter claro que fome, subnutrição, flagelo, não se extinguem apenas com produção e comercialização em larga escala, na levada dos requintados "moldes empresariais e tecnológicos".
Para esse um bilhão de pessoas, é importante, melhor, vital, comer. Mesmo que sua produção não passe pelas Bolsas de Chicago ou Nova Iorque.
Se governos e organizações que respondem por políticas agrícolas de produção interna ou do comércio internacional não são competentes, ou se mostram desinteressadas em harmonizar produção e consumo de populações famintas, que se invista em programas locais de subsistência por mais ultrapassado que isso possa parecer.
Retrocesso? Não é não. Por acaso o agronegócio e o mafuá liberal do sistema financeiro foram capazes de, até aqui, resolver o problema?
Comenta-se que os países desenvolvidos, que contribuem para o Programa Alimentar Mundial da ONU, agência de combate à fome, estão cortando suas ajudas "devido à recessão".
Sacrossanta crise!"

Por:Rui Daher é administrador de empresas, consultor da Biocampo Desenvolvimento Agrícola.

Dados de violência no Estado do Rio de Janeiro

"OS MAIS DE 10.000 MORTOS OU DESAPARECIDOS POR ANO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB).
O Excluído Fardado presenciou hoje o assombro dos cidadãos fluminenses, ao serem informados que mais de 10.000 cidadãos são mortos ou desaparecem por ano no Estado do Rio de Janeiro, Governado pelo senhor Sérgio Cabral Filho, do PMDB.
Obviamente, alguns olharam com desconfiança, ao ouvirem esse número astronômico, nada mais natural, já que a mídia não repercute essa macabra realidade.
Mas como vocês sabem, prezados leitores, a mídia anda meio amordaçada, meio "chapa branca"...
Assim sendo, para que a verdade prevaleça, convidamos a todos para visitarem a página do Instituto de Segurança Pública (ISP), para conferirem os seguintes dados, relativos ao PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009:

Homicídios dolosos.................................. 1.695.
Lesão corporal seguida de morte............. 11.
Latrocínio............................................... 62.
Encontro de cadáver............................... 141.
Encontro de ossada................................. 1.
Pessoas desaparecidas............................ 1.432.
Auto de resistência................................. 272.
TOTAL......................................... 3.614.

Portando, se em três meses de DADOS OFICIAIS temos 3.614, em um ano poderemos ter (3.614 x 4) 14.456.
São 14.456 cidadãos fluiminenses que poderão ser mortos ou desaparecer no Rio de janeiro em 2.009!
Assim sendo, ratificamos a nossa pergunta:
- O que estão fazendo a respeito dessa matança, o Presidente do Tribunal de Justiça, o Presidente da ALERJ e o Procurador Geral do Estado?
O que está fazendo o Chefe do Executivo - Governador Sérgio Cabral (PMDB) -, nós já sabemos:
- Estimulando a tática do tiro, porrada e bomba, auxiliado pelos Delegados da Polícia Federal da Secretaria de Segurança Pública.
Delegados que deveriam fazer com que a própria Polícia Federal cumprisse no Rio de Janeiro as suas missões constitucionais:
- Prevenir e reprimir o tráfico de drogas ilícitas e o contrabando de armas.
Aliás, quantos Policiais Federais morreram, no Rio de Janeiro, combatendo o tráfico de drogas nos anos de 2007, 2008 e 2009 (Governo Sérgio Cabral)?
Agora, acessem a página do ISP e constatem quantos Policiais Militares foram mortos, cumprindo a missão da Polícia Federal, no mesmo período.
O Rio de Janeiro merece a VERDADE!
E, nós falaremos TODAS AS VERDADES!
JUNTOS SOMOS FORTES!"
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
*********************************************************************
Comentário:Os dados mostrados são os notificados,tenho certeza que o número é bem maior.
Gabriela

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Comentário recebido

Herceptin:Onde está você?

Link:http://cravoecaneladegabriela.blogspot.com/2009/06/herceptinmilhares-precisam-de-voce.html

Anônimo:É realmente trágico o descaso do Governo em relação a saúde, enquanto comemoramos o resultado de novos medicamentos, novas esperanças, vem junto a desesperança em razão da impossibilidade em conseguir tais medicamentos. Estou lutando por este direito há 2 anos, mas a esperança não acaba.Paz e fé.

*********************************************************
Quero lembrar:
No capítulo da seguridade social, seção dedicada à saúde, estabelece,que:
Art. 196 – a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A saúde, nos termos do art. 6º da mesma Constituição, é um direito social:
Art. 6º – São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Saúde para todos nós
Gabriela

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Maria Bethânia recita Fernando Pessoa com fundo musical da música - 'Até pensei' (Chico Buarque)

Fala Mestre:

"Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) os docentes que estão em sala de aula hoje deveriam ter nível superior em licenciatura. Porém o governador de Minas Gerias, senhor Aécio Neves resolveu por critérios escusos, estabilizar por período indefinido sem concurso diversos professores para estarem atuando no ensino fundamenta e médio. Essa medida arbitraria, veio colocar em sala de aula pessoas inabilitados para o comprimento das tarefas estabelecidas por um professora. Tais “profissionais” possuem apenas a antiga licenciatura curta, ou seja, não terminaram sua graduação e estão ocupando cargos que seriam de pessoas qualificadas.Outro grande problema que vem afetando a educação publica em Minas Gerias com essa medida é o deslocamento de professores para disciplinas nada relacionadas aos seus conteúdos. Vejo professores de história lecionando geografia, professores português lecionado inglês e isso sem se quer terem concluído uma graduação.Além desse fator citado acima, a educação em Minas Gerais tem sofrido com o nepotismo nas escolas particulares, principalmente e cursos livres (cursinhos preparatórios), onde advogados lecionam português, literatura, história e geografia. Engenheiros ministram aulas de matemática, estatística, cálculo, física, química e geometria. Não duvido que tais profissionais possam até saber o conteúdo, resta saber se estão preparados para lidar com pessoas. Se tiveram aulas didática, de psicologia, deontologia do magistério se sabem lidar com alunos hiperativos, ou com dislexos ou mesmo aquele aluno desatento, que necessita de uma atenção especial.Como educadora levanto meu manifesto contra sucatização na educação de Minas Gerais e em prol dos profissionais capacitados que hoje estão afastados da sala de aula por não terem apadrinhamento ou não terem sido agraciados pela medida implantada pelo senhor governador Aécio Neves."
Por:Júnia Lemos - professora de História/MG
**********************************************************************
Comentário:Mais um espaço de reflexão nasce:http://hacontroversiacom.blogspot.com/
Parabéns Júnia!!
Gabriela

Fernando Sabino

De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar...



Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

HPV:Uma em cada duas adolescentes no Rio de Janeiro carrega o vírus.


O Papilomavírus Humano (HPV na sigla em inglês) é conhecido por causar lesões conhecidas por verrugas ou “crista de galo”, que se não tratadas podem se transformar em câncer de colo de útero. Estima-se que 30% da população apresente a contaminação pelo vírus. Entretanto, um estudo comprovou incidência bem maior em adolescentes com idade entre 10 e 19 anos, nas quais a infecção chegava a até 50%, a partir de dados referentes ao período de 1999 a 2005.

Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Instituto de Ginecologia (IG) da UFRJ. De acordo com Michele Pedrosa, ginecologista do IG e membro dessa equipe, o aumento da prevalência de HPV entre adolescentes está relacionado a modificações no comportamento sexual. Nas últimas décadas, foi observado nesse grupo um início precoce de atividade sexual e também um aumento no número de parceiros.

A pesquisa teve início com a análise de um banco de dados contendo registros de citologias cervicais (também conhecidas por exame de Papanicolau) realizadas em mulheres do Rio de Janeiro. Através dessas informações, provenientes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi feita uma análise de 1.500.000 citologias, das quais 10% foram obtidas de jovens com idade entre 10 e 19 anos. Os dados do estudo mostraram que em 1999 a prevalência de lesões citológicas associadas ao HPV foi de cerca de 6%. Enquanto que no ano de 2005 esse percentual se aproximou de 12%.
—Comparou-se o percentual de exames alterados nesse grupo com o percentual de exames alterados em mulheres de 20 anos em diante. Posteriormente foram identificadas as adolescentes cujas citologias apresentavam lesão pré-maligna do câncer de colo do útero. Em seguida foram avaliadas as características dessas jovens e o acompanhamento realizado em unidade de referência, tendo como base os prontuários dessas adolescentes nesses centros, — relata Michele.
Prevenção
Uma maneira de prevenir a infecção é a redução do número de parceiros, já que a medida diminui a exposição ao vírus. Segundo Michele, o uso do preservativo (masculino ou feminino) não protege contra a infecção pelo HPV. Entretanto isso não significa que a sua utilização não traga benefícios, já que a ginecologista também frisa que a camisinha pode reduzir a taxa de progressão para lesões pré-neoplásicas (que antecedem o câncer do colo do útero).

Atualmente existe ainda a possibilidade de vacinação. Apesar de eficaz, a vacina protege somente contra dois ou quatro (dependendo do laboratório fabricante) subtipos de HPV, que apresenta mais de 100 subtipos. No entanto, “estudos internacionais demonstram que cerca de 70% dos casos de câncer de colo uterino estariam relacionados a dois dos vírus contemplados pela vacina”, esclarece a médica.

Ela chama atenção ainda para duas questões a serem consideradas. A primeira diz respeito ao exame preventivo periódico, que não deve deixar de ser realizado mesmo que a mulher já tenha sido vacinada. A segunda se refere ao ponto de vista da saúde pública. “É preciso que se saiba se os subtipos mais relacionados ao desenvolvimento de câncer em uma determinada localidade são os contemplados pela vacina, para assim estimar o real impacto da vacinação na população em questão”, alerta.

A princípio os exames devem ter intervalo de um ano, mas após dois exames com resultado normal o Papanicolau pode então ser realizado a cada três anos. O exame ginecológico, porém, deve ser todo ano e incluir avaliação das mamas, no intuito de cuidar da saúde da mulher como um todo.
O Ministério da Saúde possui diversas campanhas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, muitas inclusive voltadas para adolescentes. “Contudo, a questão específica da infecção pelo HPV e o seu significado — a possibilidade de desenvolvimento de câncer do colo do útero — ainda é pouco trabalhada nesse grupo”, conclui Michele.

Por:Beatriz da Cruz - Olhar Vital(Comunicação UFRJ)

*************************************************************************
Comentário:Mais de 90% das mulheres que apresentam câncer de colo de útero estiveram expostas ao HPV. Este é um fato preocupante, pois o câncer de colo uterino vem alcançando altas de taxas de morbi-mortalidade devido a um diagnóstico tardio.O uso de preservativo (camisinha) diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (apesar de não evitá-la totalmente). Por isso, sua utilização é recomendada em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis. O fato do homem ter mantido relação sexual com uma mulher infectada pelo papilomavírus, não significa que obrigatoriamente ocorrerá transmissão da infecção. O INCA recomenda procurar um urologista que será capaz - por meio de peniscopia (visualização do pênis através de lente de aumento) ou do teste de biologia molecular (exame de material colhido do pênis para pesquisar a presença do DNA do HPV), identificar a presença ou não de infecção por papilomavírus.

Saiba mais e assista a vídeos informativos, no site da FEBRASGO - https://www.eviteocancer.com.br/index.asp

Saúde para todos nós

Gabriela

Acessibilidade






************************
Lei de acessibilidade - Decreto lei 5296
http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm

Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Arthur da Távola

“A alma dos diferentes é feita de uma luz além.Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos,capazes de os sentir e entender.Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes.Não mexa com o amor de um diferente.A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois.”

Para rir um pouquinho...

11 expressões usadas pelas mulheres.....e seus significados:


1 - "Certo": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.
*
2 - "5 minutos": Se ela está se arrumando significa meia hora. "5 minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.
*
3 - "Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em "Nada" normalmente terminam em "Certo".
*
4 - "Você que sabe": É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer...e não diga que também não sabe!
*
5 - Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre "Nada".
*
6 - "Tudo bem": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. "Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.
*
7 - "Obrigada": Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga "por nada". (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga "MUITO obrigada" - isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÃO diga "por nada". Isso apenas provocará o "Esquece").
*
8 - "Esquece": É uma mulher dizendo "F$%¨&#$-se!
*
9 - "Deixa pra lá, EU resolvo": Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma.. Isso resultará no homem perguntando "o que aconteceu?". Para a resposta da mulher, consulte o item 3.
*
10 - "Precisamos conversar !": Ferrou !!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.
*
11 - "Sabe, eu estive pensando...": Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse...
*******************************************************************


Comentário:Olha,eu recebi este e-mail de um homem,particularmente,acho que é pura intriga da oposição.As mulheres são: link: http://cravoecaneladegabriela.blogspot.com/2009/06/mulher-madura.html

Panorama submerso


Vacinação em massa é a melhor arma para evitar a propagação da Hepatite B


Há dois milhões de portadores do vírus da hepatite B no Brasil e 350 milhões no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Com potencial de contaminação 20 vezes maior do que o HIV, a doença evolui sem apresentar sintomas em cerca de 80% dos casos. Uma pequena parcela pode desenvolver hepatite crônica e evoluir de para cirrose e câncer do fígado.Pode-se contrair por meio do sangue e de secreções corporais, como saliva e esperma. Por isso, é considerada Doença Sexualmente Transmissível (DST). A transmissão se dá também por compartilhamento de seringas e agulhas entre usuários de drogas.Com esse poder de propagação e pela forma assintomática, a hepatite B é sério problema de saúde pública. Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil trabalha pelo fortalecimento da atenção básica e do processo de atenção e assistência aos pacientes com hepatite. A Secretaria investe também para que os locais de atendimento e de confirmação diagnóstica nos municípios façam a notificação obrigatória. Diante da magnitude da infecção, o melhor caminho é a prevenção. A vacina, nossa grande “arma”, encontra-se disponível na rede pública. Sabemos que adultos jovens sexualmente ativos são os mais atingidos. Nosso maior desafio é fazer com que essa informação chegue até eles. Por isso, esse público é o alvo da campanha de conscientização e incentivo à vacinação: adolescentes e jovens até 19 anos.São 1,3 mil postos de saúde da rede básica em todo o estado disponibilizando cerca de 200 mil doses anuais enviadas pelo Ministério da Saúde.
Por:Salete de Andrea

domingo, 21 de junho de 2009

RACISMO, PRECONCEITO E O APARTHEID

"No ano de 2005 meu mano Claudio Falcão adquiriu no sebo de dois grandes amigos um livro indicado por eles sobre o infame regime do Apartheid. Ao venderem-lhe o livro eles alertaram-lhe quanto a existência de anotações do antigo dono ao longo da obra. O livro é bom, mas o que mais nos impressionou foram os comentários feitos pelo antigo dono, que revelou-se um resoluto racista pelo teor de suas anotações. Claudio mostreu-me o livro, e eu o estimulei a escrever sobre essa questão. Ele, então, convocou-me às canetas e o resultado é o texto que publicamos juntos agora.

O apartheid: poder e falsificação histórica, é o título do livro escrito pela francesa Marianne Cornevin e editado pela Unesco em 1979. O livro conta o absurdo do apartheid, seu funcionamento e suas origens. Ao longo do texto a autora faz pesadas e fundamentadas criticas ao regime do que imperou na África do Sul até 1990. A obra reflete as criticas mundiais e o início do movimento internacional que levou ao fim deste regime execrável.

O antigo proprietário do livro comprado no sebo tinha um hábito, comum a muitas pessoas, de comentar as ideias expostas no texto original, criticar e argumentar com o autor em anotações no final das páginas.

O verme (vamos nos referir ao indivíduo sempre por este adjetivo) era, definitivamente, um imbecil, um preconceituoso e um defensor ardoroso da segregação racial. Certamente, uma mentalidade obtusa, encantada pelos pressupostos de teorias pseudo-científicas como o determinismo geográfico e o darwinismo social. Para provar isso vamos reproduzir alguns trechos do livro e os respectivos comentários feitos por ele.

O primeiro comentário, feito logo na capa do livro, é o seguinte:

Esta é uma obra absurda pelo contra-senso de seus argumentos pretendendo condenar os atos de um povo que conquistou seus direitos com o próprio sangue. Esta autora deve ser uma fanática comunista, ou uma liberal vendida aos interesses do comunismo internacional, que no momento luta para conquistar as riquezas do sul da África, usando a bandeira dos direitos humanos da negritude. Felizmente não passa de um sonho, um sonho tolo.

Na contra-capa o verme faz o seguinte comentário:

Sistema muito usado na leitura periódica da Enciclopédia Soviética - reescrever a história de acordo com os interesses do momento. Aliás já estão aplicando este sistema aqui no Brasil, na tentativa de reescrever nossa história, maculando a memória de nossos antepassados - tal como Domingo Jorge Velho - o vencedor da "república" dos Palmares. Ali ele liquidou a negrada que tentava se arvorar em fundadores de uma república negra. Que os brancos, orgulhosos de sua condição como tal, não se deixem engodar por tais idiotices.

No primeiro capitulo o livro mostra, através de dados e informações arqueológicas, o óbvio: que os negros ocupavam o sul da África muito antes dos brancos europeus chegarem. Na página 79 o verme faz o seguinte comentário:

Muito bem, admitamos que os negros tenham chegado primeiro. E dai? Os nossos índios também estavam aqui antes de nós, mas a terra foi ocupada pelos nossos antepassados brancos por direito de conquista. E quem vai contestar esse direito? O mesmo se aplica a África do Sul.

O verme desqualifica a autora com um comentário que só não omitimos para que todos tenham noção de como, verdadeiramente, trata-se de um estúpido. A besta-fera diz o seguinte:

Essa autora, como uma boa francesa, naturalmente, deve dormir com algum negro. As mulheres francesas tem dado ao mundo inúmeros exemplos desta tendência a deitar com negros, faz parte da sua mente devassa.

Na página 140, no último paragráfo a autora diz, com absoluta razão e quase profeticamente, o seguinte:

Os ventos da história mudaram desde Soweto. Os brancos deixaram de ser os senhores absolutos da história da África do Sul. Embora o poder governamental pareça assegurado por muitos anos, o negros já ergueram a cabeça. Afastaram o sentimento de inferioridade que constituia sua fraqueza. A pressão internacional apenas acelerará a sua emancipação inevitável.

Então o verme escreve o último comentário que publicaremos para não cansar os leitores, ou não provocar o vômito em outros:

Será mesmo? Isto é o que desejam, mas não o que será. E, então, ficará provado inexoravelmente a superioridade dos brancos sobre os negros. Não é número que conta, mas o valor, como sempre aconteceu os brancos sempre serão os vencedores. Esta autora é uma sonhadora (...) Os negros ergueram a cabeça? Pois é, ergueram para que seja mais fácil decepá-la. Os negros jamais conseguirão dominar a África do Sul. Os brancos da Rodésia eram somente 250000 e davam surras memoráveis nos negros, que eram 6 milhões. De uma vez, apenas 72 brancos atacaram 5000 negros e mataram 1200, tendo somente do seu lado 5 feridos. Agora, imaginemos 5 milhões de brancos, dispostos a tudo, contra 17 milhões de negros. Será ou não será uma sopa?

Para nossa felicidade, a história nos mostrou que o verme estava errado!!!!

Ao ler esses comentários, quisemos não acreditar no absurdo das suas idéias. Mas o que nos assustou, o que nos arrepiou, foi saber que o antigo dono (o verme), era um juiz aposentado, morador do bairro da Tijuca, no Rio de janeiro, sujeito de classe média alta. Por ocasião do seu falecimento a família vendeu para diversos sebos a sua biblioteca, e foi assim que o livro chegou até nossas mãos.É inevitável refletirmos sobre qual teria sido o destino de negros que tenham tido o azar de serem julgados em qualquer tribunal do país por este crápula. Publicamos este comentário afim de mostrar como o preconceito e a intolerância ainda existem. Para que não restem dúvidas e para provar que essa história absurda não é uma inveção de nossas férteis mentes, colocamos as imagens das anotações feitas pelo verme.

Veja, você, leitor, com os próprios olhos.

Basta clicar aqui no link abaixo para ver as fotos na publicação do texto no blog do Claudio Falcão:http://geogordo2.blogspot.com/2009/06/racismo-preconceito-e-o-apartheid.html "

****************************************************************************

Fonte: Diego Moreira - professor de Geografia,dono do Blog:Geografias Suburbanas - http://geografiassuburbanas.blogspot.com/

**************

Comentário:"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein

Fome:O efeito perverso

Pela primeira vez na história da humanidade, o número de desnutridos ultrapassa a incrível barreira de 1 bilhão de pessoas, revelando um aumento em boa parte debitado à crise econômica que afeta o mundo desde o ano passado. A projeção consta em relatório divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), órgão das Nações Unidas encarregado de adotar providências e estudar as questões relacionadas a esse tema sensível. A relação entre crise e a fome ou desnutrição foi estabelecida porque, desde que os efeitos da turbulência global se manifestaram, o planeta aumentou seus desnutridos em 100 milhões, 11% sobre o ano anterior, o que significa que agora está nesta condição um em cada seis habitantes.

A questão da fome e da desnutrição, existindo numa proporção tão elevada e respondendo com tanta intensidade à situação de crise, identifica um dos maiores fracassos de uma humanidade que não consegue prover de alimentos uma parcela tão elevada de sua população. O alimento, como a água, é a mais radical das necessidades humanas. Em 1996, na Cúpula da Alimentação, 180 países subscreveram um compromisso para reduzir, até 2015, a insegurança alimentar do mundo, o que significaria uma queda no número de desnutridos e famintos. A realidade mundial está frustrando essas metas e ampliando o desafio que pesa sobre as organizações multilaterais, sobre os países produtores e sobre o comércio internacional. A própria FAO entende que não é necessariamente a incapacidade de produzir alimentos a causa do drama da subnutrição. O mundo tem terras e tecnologia capazes de suprir a demanda atual. O que há é uma distribuição insuficiente e uma impossibilidade de os países do círculo da fome adquirirem os alimentos. A geografia dos famintos atinge basicamente as regiões pobres da Ásia (642 milhões), da África (265 milhões) e da América Latina, pela ordem. Há 53 milhões de latino-americanos contabilizados na estatística da FAO. Há também 15 milhões de desnutridos nos países ricos.

“A crise silenciosa da fome cria um risco grave para a paz e segurança mundial”, afirmava ontem em Roma o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. “Precisamos urgentemente formar um consenso amplo para a erradicação total e rápida da fome.” Esta realidade e o apelo da FAO impõem urgência nas decisões para a superação da crise e reforça o papel do Brasil como produtor mundial de alimentos. No caso específico dos países em condições de serem os celeiros do mundo, como o nosso, amplia-se a responsabilidade estratégica, de imenso sentido social, de tornar efetiva essa vocação. É a própria FAO que aponta o caminho a ser percorrido ao sugerir que crédito, assistência técnica, sementes, fertilizantes e condições de comercialização sejam aperfeiçoados, garantindo, com a produtividade do campo, mais alimentos nas mesas dos pobres. O Brasil, com sua experiência de sucesso na ampliação da produção de alimentos, tem o que dizer nesta questão.

Fonte:Zero Hora

Cidadania:A Polícia Civil do Rio de Janeiro deixa um grande recado humano


Idosos do Rio recebem aulas de defesa pessoal contra assaltos


Mais vulneráveis a assaltos, agressões e a acidentes domésticos, os idosos tornaram-se alvos fáceis e motivo de preocupação para autoridades policiais de bairros com grande concentração de pessoas na terceira idade. Para reduzir a exposição ao risco de ataques de criminosos e até prevenir situações de perigo dentro de casa, a 12ª DP (Copacabana), responsável por uma das regiões com concentração de vovôs e vovós no Rio de Janeiro, abriu um curso de defesa pessoal gratuito voltado para esse público.
O objetivo é ensinar pequenos comportamentos para que os idosos, que têm menos força física e, por isso, são visados pelos assaltantes, estejam mais atentos na rua. As dicas vão da maneira segura de carregar uma bolsa até precauções para prevenir acidentes, como uma queda na calçada.
"São dicas de qualidade de vida, que começam pela recomendação de uma atividade física. O objetivo é que deixem de ser alvos fáceis, como os bandidos os veem", explica o delegado Antenor Martins Júnior, titular da 12ª DP. "A ideia é prevenir acidentes e pequenas ocorrências. Mas ensinamos que eles nunca devem reagir a um assalto", alerta.
A iniciativa foi muito bem recebida por moradores e já no primeiro dia, quinta-feira, o curso reuniu 13 alunos - 10 meninas e três meninos, como preferem ser chamados. A média de idade do grupo é de 70 anos. As aulas, que são gratuitas, acontecem às terças e quintas-feiras na delegacia.
"Agora, eu quero ver se vai ser tão fácil um pivete conseguir roubar minha bolsa!", animou-se Haydee Maria Cavalcante, 82, enquanto repetia um movimento de defesa ensinado pelo professor Antônio Ferreira, chefe do setor de investigação da delegacia, faixa-preta em artes marciais.
"É importante proteger a cabeça no caso de levar um empurrão na rua ou dentro de casa", explicou Ferreira. Pelas estatísticas de criminalidade, a população do Rio sofreu, ao longo de 2008, mais de 41 mil roubos a transeuntes - ou assaltos de rua.

Devido à grande concentração de idosos, bairros como Méier, Tijuca e Copacabana acabam sendo visados pelos assaltantes de rua. Dados do IBGE revelam que o Méier é o bairro da Zona Norte mais povoado pela terceira idade. Cerca de 66 mil moradores são idosos, 16,5% da população total do bairro. Já a Tijuca concentra 38 mil (21,1% dos moradores) e Copacabana, 43,8 mil (27,2%).

Ronda para proteger aposentados

Em 2008, no Méier, foram registrados 5.711 roubos a transeuntes - 856 a mais que em 2007. São quase 16 assaltos por dia na região, que é cercada por 57 favelas. Segundo o major Renato Botelho, do 3º BPM (Méier), a maior parte dos assaltos a idosos é do tipo saidinha de banco e nos primeiros 10 dias do mês, por causa do pagamento de aposentadorias.
"Montamos uma ronda bancária nos 10 primeiros dias do mês, quando os aposentados recebem", explicou. Em maio deste ano foram registrados 396 assaltos. A Rua Dias da Cruz lidera o ranking, com 22 ocorrências. Logo atrás estão as ruas Goiás (15) e Vinte e Quatro de Maio (13).

Tijuca, Méier e Copa têm 24% dos assaltos

Os números também assustam na Tijuca, com 3.433 assaltos em 2008 ¿ nove por dia. Em Copacabana foram 1.230. Somados, Méier, Tijuca e Copacabana alcançam 10.374 ocorrências, 24,7% do total da capital.
Na Tijuca, até março deste ano foram registradas 920 ocorrências ¿ 108 a mais que o mesmo período do ano passado. As ruas mais visadas pelos assaltantes são Conde de Bonfim, São Francisco Xavier, Doutor Satamini, Heitor Beltrão, Professor Gabizo e Andrade Neves, além da Praça Afonso Pena e do Largo da Segunda-Feira. Nos fins de semana, é comum ocorrer mais de um assalto em cada uma dessas vias.
Fonte:O Dia online