segunda-feira, 24 de novembro de 2008



Hemorio promove Semana do Doador Voluntário de Sangue

Qualquer pessoa, a qualquer momento, pode precisar de sangue. No entanto, menos de 2% da população do Estado do Rio doam sangue. Para prestar uma homenagem aos voluntários e despertar novos doadores, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio) promoverá, no salão de doadores da unidade, uma festa durante a campanha Semana do Doador Voluntário de Sangue, entre amanhã e o próximo dia 28.

O tema da campanha deste ano é “Você pode levar alegria à vida de alguém”. A abertura da festa está prevista para amanhã, às 11h30m. Durante a semana, artistas que apóiam a causa visitarão os doadores. Diariamente, haverá brincadeiras educativas e espetáculos de música, teatro e dança, para explicar de maneira divertida a importância e o alcance da doação.

Cada bolsa de 450 mililitros pode salvar até quatro vidas, pois os componentes do sangue – hemácias, plaquetas e plasma – são separados e expedidos conforme a necessidade de cada paciente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir o abastecimento seguro da rede hospitalar, seria necessário que entre 4% e 5% da população doassem sangue. O Hemorio, o hemocentro coordenador do Rio de Janeiro, tem capacidade para receber 600 doadores por dia, mas o número de voluntários não passa de 350.

Além do Hemorio, existem 26 postos de coleta no estado. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, não estar grávida ou amamentando e portar um documento de identidade original com foto.

O Hemorio – Rua Frei Caneca 8, Centro - funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h.
Disque Sangue: 0800 282 0708.


Fonte:http://www.saude.rj.gov.br/Imprensa/notnov18.shtml

Nenhum comentário: