terça-feira, 24 de março de 2009

E-mail recebido:SONHO IMPOSSÍVEL

Maria Betânia canta uma linda canção composta por Chico Buarque que me remete à ESPERANÇA. É minha lei, é minha questão, virar este mundo, cravar este chão... uma alusão a D. Quixote de la Mancha que saiu pelo mundo a perseguir seus sonhos. David Epston, terapeuta narrativo nos mostrou em um workshop, algumas de suas consultorias em instituições penais, uma em Michigan, outra em Detroit. Com apenas uma consulta ele conseguiu mudar a história e trajetória de vida de jovens que não tinham mais esperança de viver. O que levou estes jovens a modificarem totalmente sua vontade de viver? ESPERANÇA. O terapeuta narrativo sempre crê que neste chão de concreto da história do jovem há uma pequena brecha, uma rachadura onde pode nascer uma semente de esperança e reverter todo seu script.
Uma história limitada, antevendo somente o impossível, de repente pode alçar voos. Sim, a esperança salva vidas, liberta homens e mulheres das cadeias de sua história aprisionante. A esperança que o terapeuta deve ter no ser humano, por mais rotulado e desesperançado que ele esteja. Esperança de que há uma possibilidade de cravar este chão de concreto e sonhar com um futuro melhor. Não há nenhuma história tão implacável que não ofereça uma possibilidade de um futuro melhor.
Sinto-me renovado nas minhas forças interiores para lutar, lutar por um melhor porvir na vida de milhares de jovens que não conseguem ver os fios brilhantes nos tecidos dos seus scripts. Que ainda possamos, cada um de nós querer, como D, Quixote, correr atrás de nossos sonhos e seguir até tocar o inacessível chão. Que neguemos quando o mais fácil é vender, até que vejamos brotar uma flor do concreto da estrada da nossa história. Acreditando, sempre, que o MELHOR DA SUA VIDA AINDA ESTÁ POR VIR!

Nenhum comentário: