sábado, 26 de setembro de 2009

"you tube" para quem não pode enxergar

Um You Tube voltado para o público deficiente visual. Essa é a descrição "seca" do BlindTube, portal pioneiro no mundo que apresenta vídeos adaptados para surdos e cegos, com legendagem e audiodescrição. Mas o projeto vai além, ao dar oportunidade de acesso ao novo mundo multimídia a pessoas que, a princípio, não estão na alça da mira dos serviços da Internet.
A grande sacada do BlindTube é a inserção do recurso da audiodescrição como forma de "visualização" dos vídeos para aqueles que não o podem fazer de forma convencional. No BlindTube, basta clicar nos filmes para, além do áudio dos atores,o usuário ter acesso a uma descrição das cenas, num trabalho de incentivo à imaginação de quem não pode enxergar os filmes. Mesmo sem o som das conversas, dá para saber o que acontece e, aí sim, apreender o contexto da história.
A audiodescrição aproveita silêncios e lacunas dos diálogos para que o narrador descreva o ambiente, o que acontece na cena, ou seja, tudo que é visual mas que só pelo diálogo não é possível compreender, explica a produtora Lara pozzobon, uma das criadoras do BlindTube.
Por falta de patrocínio, o site está em versão experimental, mas já oferece gratuitamente oito filmes com audiodescrição. A idéia é publicar um novo a cada 15 dias.
Segundo Lara, há no Brasil um público de 18 milhões de pessoas à margem do universo multimídia. São cidadãos com graus de deficiência visual variado - de cegos"totais", passando por todas as divisões "subnormais", a usuários com baixa visão.
Construímos o site de forma que ele possa ser acessado pelo teclado. Assim quem tem paralisia cerebral, é tetraplégico ou tenha alguma espécie de limitação motora pode acessá-lo diz Lara.
Dentre os filmes disponíveis está o curta-metragem "Cão Guia, de 1999", o mascote do site. Ele foi um dos primeiros no país a usar a audiodescrição.
http://www.blindtube.com.br/index.asp
Fonte:Instituto Paradigma

Nenhum comentário: