segunda-feira, 20 de julho de 2009

África do Sul testa vacina contra a Aids

A África do sul começará uma série de provas clínicas para duas vacinas contra a Aids que seus pesquisadores desenvolvem em colaboração com especialistas dos Estados Unidos.

Quase 250 cientistas e técnicos vão trabalhar no projeto. O governo considerou que era importante desenvolver uma vacina específica para a cepa C do HIV que é a mais recorrente na África “e para assegurar que uma vez realizada, esteja disponível e com um preço acessível”, disse Anthony Mbewu, presidente do Conselho de Investigação Médica.

“Temos o maior problema no mundo”, disse Mbewu no marco de uma conferência internacional sobre Aids na Cidade do Cabo. “Todos os países em desenvolvimento o estão tentando, todos querem desenvolver sua própria capacidade para desenvolver e produzir vacinas, Brasil, Coreia”, disse Mbewu.

Os testes para conhecer a segurança das vacinas em humanos vão começar este mês com 36 voluntários, disse Mbewu, o qual preside a organização que dirige o projeto.

Durante quase 10 anos de negligência, a África do Sul entrou em uma verdadeira crise por causa da Aids. Quase 5,2 milhões de sul-africanos estavam com o vírus no ano passado. As mulheres jovens são as principais vítimas, um terço das sul-africanas entre 20 e 34 anos estão infectadas.

Em 1999, os ministérios da saúde, ciência e tecnologia puseram em ação uma iniciativa para uma vacina e utilizaram quase 250 milhões de dólares em cerca de 10 anos. Ainda que os sul-africanos sejam os primeiros a alcançar a etapa clínica, vão ser necessários anos de testes.

Fonte:Estadão Online

Um comentário:

Júnia disse...

Para aqueles que não sabem o número de vítimas da AIDS na África já é quase igual ao da Peste Negra na Europa medieval uma questão assustadora. A pandemia da AIDS não encontra mais barreiras no continente africano. Milhares de pessoas contaminam-se diariamente. Mais de 10% da população dos países da região subsaariana já sofrem da assim chamada doença magra.
Um questão assustadora...
Gabriela,
Desculpe não ter passado antes no seu blog para deixar um comentário, ando as voltas refazendo meus blogs e só tenho esse restinho do mês de julho já que as aulas iniciam em Agosto.
É triste ser “roubada” assim viu, foram horas escrevendo...
Mas, estou começando tudo de novo
Obs: muito boa essa matéria informativa sobre a AIDS, estou indicando seu blog para meus alunos viu. Ele tem um conteúdo muito bom e ajudará muito meus meninos a entenderem atualidade e se tornarem cidadãos melhores.
Parabéns novamente!
Bjao