segunda-feira, 6 de julho de 2009

Triste depoimento, de um jovem Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro

Sonho de um policial cidadão
"Entrei na Polícia Militar há 5 anos atrás.O motivo foi o desemprego e a falta de oportunidades no mercado de trabalho,mas lá no fundo achava a profissão linda e nobre.
Continuo achando, mas, sofro todos os dias por ser um policial militar.
Aí vocês perguntam,como assim?Explico:
Hoje sou um homem marcado,perdi minha liberdade e vivo dentro de uma ditadura interna e externa.
A interna é porque perdi meu direito constitucional à presunção de inocência. Hoje um oficial olha pra minha cara e se não gostar já me prende por 72 horas sem direito de defesa.Inacreditável?É revoltante!
Fora"um milhão" de arbitrariedades que são feitas todos os dias, contra, principalmente o praça, que é tratado como lixo pelos comandantes e pelo governo.
A externa, é a minha segurança. Não posso andar pelas ruas em determinados horários, senão posso ser morto e torturado por criminosos que sabem:que ganho mal, não tenho onde morar, ando de carona de ônibus e sou mais um cidadão indefeso e abandonado pelo poder público.
Hoje sou um prisioneiro, que vive com medo.
Não atendo a população como ela merece, porque estou mais preocupado no que minha família vai comer amanhã e se eles estão seguros dentro de uma casa rodeada de marginais.
Enquanto o policial - ser humano - for tratado como lixo,a sociedade continuará sendo esse lixo,infestado de violência e terror.
A paz e a tranquilidade do Estado e do País, só será possível um dia, se a população tiver, saúde e educação. Só quando o policial for bem preparado,tiver salário digno e comida na mesa para sua família.
Estou lutando como posso. Estou estudando por meios próprios e assim que conseguir um emprego que me dê dignidade para cuidar da minha família, pretendo falar tudo que estou escrevendo e mais um pouco, fardado e em rede nacional se possível, cara limpa.
Tenho um sonho de passar para a sociedade que o policial é uma vítima,tanto quanto ela. Com certeza fazendo isto, serei preso, humilhado e mandado para a rua, mas quem sabe,outros centenas de colegas se orgulhem de serem policiais, de terem comida, moradia e salários dignos para sua família.
Se o governo não valorizá-lo,a tendência é esta que está aí,violência aumentando dia a dia.
A solução o governo sabe qual é, mas, será que eles querem acabar com a violência?
Sou um pai de família,tenho dois filhos e sem querer exagerar, chego a passar necessidades alimentícias. Moro em uma favela do Rio de Janeiro, no meio do tráfico. A vida da minha família é ameaçada 24 horas.
Como um policial, ganhando 900 reais, pode cuidar de sua família?Não é possível que o governo não saiba disso.
Sou um cidadão sem dignidade, não consigo suprir as necessidades básicas da minha família.Você policial que leu este desabafo,faça dele uma motivação para tentar mudar tudo isso.Não se iluda com PEC 300 ou outras promessas esfarrapadas.
Que Deus abençoe nós todos!"
*
Autor:"x" - Policial Militar, 33 anos, lotado em um batalhão da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Inflismente essa é uma realidade em que nós políciais vivemos, sou Polícial Civil no estado do RS, sei como é ser policial, cobram o maximo de nós, mas nos tratam como a escoria da sociedade, como quer que sejamos tudo de bom se nos tratam com despreso e nos olham com olhares recreminadores???
Você confiaria o seu filho a uma Bábá que vc trata como um lixo??
claro que não, assim somos nós, as pessoas lembram daqueles que salvam suas vidas, mas esquecem daqueles que dão a sua por eles, verdadeiros herois no anonimato é o que somos, que enfrentamos a morte todos os dias afim de resolver conflito dos outros, somos pau pra toda obra,vivendo ignorado pelo governo, e pelo povo que nos malham tidos os das, mas quando o bicho pega é pro 190 que eles ligam e em um balção de delegacia é quem vão despejar suas frustações.

Infelismente em um país como o nosso que se diz Democratico e de livre espressão, não podemos nos identificar, mas o que fica é a memoria em cada um.

Um Policial Civil
Porto Alegre-RS