sábado, 10 de outubro de 2009

PNAD - PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS

Com questões adicionais sobre violência e sobre a alimentação dos brasileiros, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dá início à coleta de informações para a Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
A divulgação dos resultados da Pnad deve ocorrer em meados do ano que vem.No suplemento da pesquisa intitulado "Vitimização e Justiça", o instituto vai contabilizar o universo de brasileiros que sofreram roubos, furtos e agressões físicas, bem como aqueles que procuraram os tribunais para resolver impasses jurídicos.
Passados 21 anos do último levantamento do IBGE sobre o assunto, desta vez a violência doméstica poderá ser traçada com mais detalhes."O questionário de 1988 não trazia a alternativa "cônjuge ou ex-cônjuge" para a pergunta sobre o agente causador da agressão, o que acontece agora. Naquela ocasião, a alternativa mais próxima era "parente'".Ainda entre as alternativas para identificar o agente agressor, o questionário manteve, entre outras, as opções "policial" e "segurança privado".
Também foi incluída uma pergunta sobre dispositivos de segurança existentes nos domicílios, como fechaduras, alarmes, câmeras de vídeo e grades.Já o suplemento "Segurança Alimentar" terá por objetivo dar continuidade ao levantamento feito na Pnad de 2004.Querem investigar a percepção das pessoas em relação à alimentação, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade.
A Pnad 2009 vai visitar 150 mil domicílios nas 27 unidades federativas do país. O questionário básico aplicado pelos pesquisadores anualmente -que aborda temas como fecundidade, educação e trabalho infantil- ganha nesta edição uma nova pergunta fixa: o estado civil dos entrevistados.
Paralelamente à Pnad 2009, o IBGE dará início à apuração de dados dentro do modelo de pesquisa que será utilizada a partir de 2010.Intitulado de "Pnad Contínua", o levantamento será feito trimestralmente, permitindo que a apuração dos dados seja feita de maneira permanente, mantendo mais atualizadas as informações.Essa futura Pnad trará o suplemento "Uso do Tempo", que levantará informações sobre como o brasileiro ocupa o seu dia. Para isso, será distribuído um diário aos entrevistados, que deverão narrar suas atividades a cada 15 minutos.
Fonte:Folha de S.Paulo, 06/10/09

Nenhum comentário: