quarta-feira, 6 de maio de 2009

Saúde Pública que queremos...onde está você?


A atenção à saúde da mulher na história das políticas de saúde no Brasil, tem sido cada vez mais relegadas a segundo plano.
É certo que houve um progresso nos anos 80,com a formulação de propostas e debates,incluindo pela primeira vez,serviços públicos destinados a ela,como,contracepção e atenção materno-infantil.
Em 2004 surgiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.O objetivo é incorporar a promoção da saúde,com base nos dados epidemiológicos e as reinvindicações dos vários segmentos da população,incluindo as mais desfavorecidas como vítimas de violência,trabalhadoras rurais,presidiárias,etc
A proposta de que a mulher é um sujeito ativo no cuidado de sua vida,como foi idealizado,está longe de ser implementado nos serviços públicos.
O direito à saúde,pressuposto básico de cidadania, tem sido inefavelmente oferecido pelo metade a grande parte da população.
Quando a mulher entra em pauta, o quadro agrava, se for levado em conta a desigualdade social.Comparar regiões,classes socioeconômicas e etnias raciais é uma covardia e mostra a mais terrível face do descaso.
Plagiando um "molusco "- nunca na história deste país - as questões ligadas à decisão da mulher em regular a fecundidade,aborto e suas consequências e a violência com suas magnitudes,foram tão pouco discutidos por políticos e sociedade.
É necessário,talvez,que haja necessidade de mais meninas grávidas pelos pais.É necessário,talvez,mais mulheres com hpv no interior do Brasil com chance de viver com um câncer de útero.É necessário,talvez,que haja mais mulheres que nunca tiveram a chance de realizar um preventivo.É necessário,talvez,que haja necessidade de mais casos de câncer de mama, pelo simples fato de não existir mamógrafos suficientes.É necessário,talvez,que mais crianças e mães morram na hora do parto por falta de prénatal adequado.É necessário,talvez,que mais famílias cresçam sem a chance de saber o que é planejamento familiar e as complicações que a falta dela ocasiona.É necessário, talvez, que tenhamos que ter mais desdentados.
Ósculos e Amplexos

Gabi

Nenhum comentário: