domingo, 10 de maio de 2009

Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis quer imunizar 80% dos idosos



Vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 15 de maio

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de maio em Petrópolis para que a meta de imunizar 80% dos idosos do município seja alcançada, já que a cobertura até quinta-feira foi de 42%. Nessa sexta-feira, mais 15 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde, à cidade, embora nenhum posto tenha ficado desguarnecido até essa data.
Os 48 postos de saúde e PSFs continuarão participando da campanha, com atendimento das 8h às 16h. O slogan esse ano é Deixe a gripe na saudade. Vacine-se, que tem como objetivo atingir o maior número possível dos mais de 43 mil idosos residentes em Petrópolis.
Apenas pessoas com alergia a ovos não podem ser vacinadas. A gerente de imunização do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso, desmistifica algumas informações sobre a vacina contra a gripe.
"O vírus aplicado está morto e, por isso, não tem como a pessoa contrair a doença por conta da vacina. O que pode acontecer é já estar com o vírus e obviamente ficar gripada. A vacina é válida por um ano, então, mesmo quem foi vacinado no ano passado terá que ser imunizado novamente. Isso porque o vírus sofre mutação a cada ano, fazendo com que a vacina tenha que ser desenvolvida especificamente para aquele vírus", explicou.
A equipe de epidemiologia mantém cadastro das pessoas que são impossibilitadas de comparecer a um posto de vacinação. Após a campanha, por meio de um posto volante, essas pessoas são imunizadas contra influenza na própria casa. Quem ainda não tiver cadastro pode entrar em contato com o setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde pelo telefone 2246-6796 e solicitar a imunização.
Quem já tiver a carteira de vacinação deve levá-la e também documento de identificação.
fonte:Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: