quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prêmio Betinho - Luta contra a pobreza e pela cidadania

Prêmio de cidadania tem votação on-line

Internautas têm até 16/10 para votar no Prêmio Betinho, que destaca pessoas que lutam contra pobreza e pela cidadania em comunidades
Revelar o rosto e a voz de quem acredita que pode contribuir para um Brasil melhor. Com essa proposta, chega à sua segunda edição o Prêmio Betinho de Atitude Cidadã – cujo nome homenageia o sociólogo Hebert José de Souza (1935 – 1997), responsável por mobilizações sociais na luta contra a fome. A premiação busca, de acordo com a organização “valorizar pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania”. A divulgação dos vencedores ocorre em dezembro. Os premiados serão definidos por internautas até 16 de outubro – Dia Mundial do Combate à Fome.
Os projetos sociais realizados por cada um dos 93 indicados são descritos no site da organização promotora do prêmio, o COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida), que agrupa pessoas, empresas, universidades, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Na lista de indicados, encontram-se realizadores de projetos como apresentações teatrais para crianças de Manaus e o amparo psicológico a portadores do HIV e a seus familiares em Macaé (Rio de Janeiro).
Interessados em votar devem entrar no site do prêmio, informar um endereço de e-mail, nome e cidade onde mora (para evitar que uma pessoa vote mais de uma vez ou influencie na eleição de uma região que não é a sua). Há mais de um mês para o término das votações, mais de 22 mil pessoas já votaram, informa Amélia Medeiros, secretária executiva da rede, lembrando que, em 2008, o prêmio recebeu cerca de 17 mil votos, de internautas de 674 localidades.
Em cada cidade onde o COEP mantém uma sede (há pelo menos uma por Estado) são indicados três nomes ao prêmio. As indicações são feitas pelas entidades e pessoas que participam do conselho deliberativo do COEP local, explica Amélia.
Com apoio do PNUD, a edição 2009 do prêmio foi lançada em 9 de agosto – data da morte de Betinho. “Quando decidimos criar o prêmio, achamos que tinha tudo a ver com ele”, conta Amélia, explicitando a homenagem feita ao sociólogo. Na cerimônia de premiação, inclusive, o troféu entregue aos vencedores é uma escultura baseada em uma caricatura de Betinho, obra do cartunista Ique (conhecido pelos desenhos que publica em grandes jornais e por ser roteirista do programa “Zorra Total”, da Rede Globo).
Mas Amélia gosta de ressaltar: todos os indicados são homenageados pelo prêmio, não apenas os que vencem as eleições. “Não temos preocupação com essa competição”, declara, explicando que o prêmio propõe reconhecer as pessoas “que fazem alguma coisa pelos outros, pela comunidade”. “O objetivo é mobilizar outras pessoas, mostrar que é possível fazer sua parte, incentivar que encontrem seu jeito Betinho de ser, de fazer um país melhor”, acrescenta a secretária.
fonte:blog do Instituto Social Íris

Nenhum comentário: