quinta-feira, 25 de junho de 2009

O flagelo da violência doméstica


* A cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. O número das que recorrem à polícia é mínimo.

* Uma em cada cinco brasileiras declara ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem, em geral o marido ou o parceiro.

* Nas capitais brasileiras, 44% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo. Dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro.

* 91% da população dizem já ter presenciado a agressão contra uma mulher. No entanto, 66% dizem que "em briga de marido a mulher, não se mete a colher", portanto, não denunciaram a violência.

* Pesquisa no Rio de Janeiro mostra que 51,4% dos homens já usaram algum tipo de violência - física, psicológica, sexual - contra sua parceira íntima pelo menos uma vez. Desse total, 25,4% disseram ter usado violência física.

* Um em cada cinco dias de falta ao trabalho no mundo é causado pela violência sofrida pelas mulheres em casa. A cada cinco anos, uma mulher perde um ano de vida saudável se sofrer violência doméstica.

* O estupro e a violência doméstica são causas importantes de incapacidade e morte de mulheres em idade produtiva.

* A falta de assistência médica específica também é uma forma de violência. O câncer está entre as principais causas de morte de mulheres que têm entre 30 e 60 anos. No entanto, no Brasil, 36,4% das mulheres de 25 anos ou mais de idade nunca fizeram o exame clínico de mama.

* Para 81% dos homens ou mulheres o uso de bebidas é o fator que mais provoca violência contra a mulher. Em seguida, 63% apontam que situações de ciúmes em relação à companheira ou mulher são motivos da violência. O desemprego é fator gerador de 37% das agressões contra mulheres e problemas com dinheiro 31%.

* Pesquisas de opinião indicam que os filhos do casal são os que mais perdem nas situações de violência doméstica. Os filhos de 5 a 12 anos de mulheres que sofreram violência apresentam mais problemas. Têm pesadelos, chupam o dedo, urinam na cama, são tímidos ou agressivos.

* As estatísticas provam que todos perdem quando há violência na casa. A violência doméstica é um flagelo e uma epidemia que atinge a todos, independentemente de classe social ou nivel escolar.


Onde procurar ajuda

Ligue 180, em caso de violência à mulher. Esta Central de Atendimento à Mulher é um serviço da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
A mulher vítima da violência deve procurar a justiça, preferivelmente as Delegacias da Mulher. Pode procurar ainda hospitais e universidades que ofereçam atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica.

A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.

Ao registrar a ocorrência na delegacia, é importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas. Se estiver em risco, procure ajuda em serviços que mantêm casas-abrigo, que são moradias em local secreto onde a mulher e os filhos podem ficar afastados.

fonte:'Vozes das mulheres do Brasil'.

Um comentário:

brasileirinha disse...

ACABEI DE REALIZAR JUNTAMENTE COM UMA COLEGA UM TRABALHO SOBRE ESTE TEMA.
ACHO QUE VEM OCORRENDO DESDE QUE A HUMANIDADE SE CONHECE COMO TAL, OU SEJA, SEMPRE OCORREU ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
NO LAR, LOCAL ONDE DEVERÍAMOS A PRINCIPIO NOS SENTIRMOS PROTEGIDOS, ACOLHIDOS, RESPEITADOS E RECEBER OS CUIDADOS QUE TALVEZ DIFERENCIARÃO NOSSAS VIDAS DA DE OUTROS E PODERIAM NOS AJUDAR EM MUITO EM NOSSA TRAJETÓRIA. É JUSTO AÍ, NO LAR, ONDE RECEBEMOS EM MUITOS CASOS O CONTRÁRIO, OU SEJA, VIOLÊNCIA FÍSICA OU VERBAL.
EIS A REALIDADE E NÃO SOMENTE NO BRASIL.

BEIJOS GRANDES. BOS SEMANA.