domingo, 7 de junho de 2009

Documentário:Uma História Severina

REFLITA SOBRE!- Documentário Completo neste espaço -
Gabriela

********************************************************************************
Ficha técnica:
Direção e Roteiro Debora Diniz e Eliane Brum Direção de Produção Fabiana Paranhos Edição Ramon Navarro Finalização Ramon Abreu Direção de Arte Ramon Navarro Xilogravuras e Cordel J.Borges Música-tema "A Semente da Dor e Sofrimento", de Mocinha de Passira O filme foi legendado para o Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano, Japonês e Dinamarquês
***********************************************
Sinopse: Severina é uma mulher que teve a vida alterada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ela estava internada em um hospital do Recife com um feto sem cérebro dentro da barriga, em 20 de outubro de 2004. No dia seguinte, começaria o processo de interrupção da gestação. Nesta mesma data, os ministros derrubaram a liminar que permitia que mulheres como Severina antecipassem o parto quando o bebê fosse incompatível com a vida. Severina, mulher pobre do interior de Pernambuco, deixou o hospital com sua barriga e sua tragédia. E começou uma peregrinação por um Brasil que era feito terra estrangeira - o da Justiça para os analfabetos. Neste mundo de papéis indecifráveis, Severina e seu marido Rosivaldo, lavradores de brócolis em terra emprestada, passaram três meses de idas, vindas e desentendidos até conseguirem autorização judicial. Não era o fim. Severina precisou enfrentar então um outro mundo, não menos inóspito: o da Medicina para os pobres. Quando finalmente Severina venceu, por teimosia, vieram as dores de um parto sem sentido, vividas entre choros de bebês com futuro. E o reconhecimento de um filho que era dela, mas que já vinha morto. A história desta mãe severina termina não com o berço, mas em um minúsculo caixão branco.«


4 comentários:

Victor disse...

Esse documentário tá disponível pra alugar? vai passar no cinema? sabe de alguma coisa?

Cravo e Canela disse...

Querido amigo,
o documentário é este.Esta inteiro aí.Bom filme.Reflita sobre!
Abraço
Gabi

Victor disse...

Cara, acabei de assistir... que história dura e revoltante. Quem toma decisões importantes nesse país (na maioria dos casos)toma sem a menor preocupação de que sua decisão afeta drasticamente a vida de milhares de pessoas.
Um grande beijo, parabéns pelo blog.

Cravo e Canela disse...

Querido amigo,
Revoltante mesmo é saber que existem muitas Severinas neste país.Vivemos em uma sociedade muda, quando o assunto é aborto.Onde está o Estado Laico?Onde está a democracia?
Milhares de mulheres morrem todo o ano pela falta de posição de meia dúzia, que considera este,um tema para o depois.
Abraço
Gabi