domingo, 6 de dezembro de 2009

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz campanha de prevenção ao câncer de pele

A importância do filtro solar será o foco principal da 11ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele que acontece no próximo sábado em 23 estados. Médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia querem esclarecer que o filtro solar não deve ser usado como pretexto para ‘tostar’ ao sol, e sim como uma medida eficaz para evitar tanto o envelhecimento quanto o câncer de pele.Para atingir um público ainda maior do que o de 2008, quando foram feitas 43.800 atendimentos, o horário foi ampliado. Os médicos vão atender em postos de saúde, hospitais e tendas montadas especialmente para a ocasião das 8h às 16h.Os pacientes que apresentarem manchas suspeitas de câncer serão encaminhados para exames complementares e caso o diagnóstico seja confirmado, receberão tratamento gratuito.No ano passado, do total de pessoas examinadas, 10,8% foram diagnosticados com câncer de pele, sendo 350 casos de melanoma, o tipo mais grave. Declararam tomar sol sem nenhuma proteção 65,4% das pessoas que compareceram aos postos.O câncer de pele é o mais incidente na população brasileira. Para 2010 são esperados 113 mil casos do tipo não-melanoma e 6 mil de melanoma.O diagnóstico precoce faz a diferença. Pintas que coçam, não são simétricas, têm bordas irregulares, variação de cor, diâmetro maior que seis milímetros e são espessas devem ter acompanhamento médico imediato.
Os endereços dos postos de atendimento podem ser consultados pelo telefone gratuito 0800-701-3187.
No Rio - Atendimento nos hospitais dos Servidores; Santa Casa de Misericórdia; da UniRio; Geral de Bonsucesso; Clementino Fraga Filho (do Fundão); Pedro Ernesto (da Uerj) e Policlínica Geral do Rio e nos seguintes locais:Barra da Tijuca - Praça do Ó, entre os quiosques Via 11 e Girassol;Copacabana - Avenida Atlântica, altura do posto 4, em frente à Rua Constate Ramos;Ipanema - Avenida Vieira Souto em frente ao número 540;Botafogo - Praça Corumbá Rua São Clemente esquina com a Rua Barão de Macaúbas;São Cristóvão - Zoológico da Quinta da Boa Vista;Manguinhos - Fiocruz
***************************************************************************
Tour da prevenção vai percorrer 10 mil quilômetros em consultório móvel
Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia fará um inédito Tour de Prevenção, percorrendo, num caminhão dotado de dois consultórios, 10 mil quilômetros da orla brasileira de 5 de dezembro a 7 de fevereiro. Médicos e enfermeiros voluntários vão examinar banhistas e conscientizá-los da importância de se proteger da exposição solar.
O tour começa pelo Rio, no domingo, 6, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.

Saiba mais sobre câncer de pele.

Nenhum comentário: