terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma das preocupações dos idosos

A dependência financeira está entre as maiores preocupações dos idosos brasileiros, segundo indicou o estudo de um banco privado, que constatou que 56% deles se preocupam com isso. Porém, a preocupação com doenças e invalidez ainda é maior, com 88% cada uma.Apesar disso, a pesquisa também indicou que nem sempre são essas pessoas que precisam de ajuda financeira, pelo contrário, muitas vezes elas têm até o papel de sustentar parentes.

A situação é comum principalmente na região Nordeste e entre as famílias da classe C, nas quais a aposentadoria é a principal fonte de rendimento. Já entre as famílias da classe AB, não há dependência dos rendimentos do aposentado.

O nível de preocupação com a dependência varia entre essas pessoas. Para apenas 9% essa é o primeiro motivo de apreensão. Já outros 16% têm isso como a segunda preocupação, e 31% como a terceira, atrás de doenças e invalidez.

O estudo também ressalta que, entre os idosos saudáveis e ativos, a independência financeira é maior.Entre as maiores perdas citadas por essas pessoas, as perdas financeiras ocorridas com a aposentadoria são citadas entre as principais, assim como a perda de amigos da época em que trabalhavam.
Saúde para todos nós
Gabriela
Ajuda para o texto:Infomoney

Nenhum comentário: