domingo, 16 de agosto de 2009

Biblioteca comunitária

Petrópolis - A comunidade do Meio da Serra será a primeira a ser contemplada pelo projeto "Livro no Ponto", e está previsto para o dia 29 de agosto a entrega da biblioteca. O objetivo do projeto é levar a leitura para toda a população da cidade. Ela é montada em uma estante que se abre em 2 partes tomando o formato de um livro aberto e pode ser fechado para guardar fazendo assim com que ocupe menos espaço.
A biblioteca já esta amostra e funcionando na Câmara municipal, para pegar um livro emprestado o interessado deve levar a carteira de identidade ou CPF e um comprovante de residência. Qualquer pessoa tem o direito de levar um livro e devolver dentro de 15 dias. Um dos responsáveis pela realização da biblioteca Joaquim Eloy presidente da Academia Petropolitana de Letras falou sobre a realização do projeto.
"Um grupo de jovens me apresentou essa idéia, mas eles precisavam de alguém que apoiasse a idéia, eu gostei muito e resolvi apoiar. Esse projeto é muito importante para levar a idéia para todas as comunidades e quanto mais longe nós conseguirmos alcançar melhor. Inclusive eu acho que esse trabalho deve ser realizado principalmente nas comunidades mais rurais da cidade. Esse projeto é sem fins lucrativos e a Academia Petropolitana de Letras está apoiando", Explica Eloy.
A estante tem capacidade para mil livros e todos eles são doações, em sua maioria por editoras, academias e entidades. Todos têm que ser novos ou estar em bom estado, para disponibilizar a população livros bem cuidados. A biblioteca também disponibiliza livros em braile para promover a inclusão dos deficientes visuais, tendo títulos muito conhecidos como Tieta do Agreste de Jorge amado.
Joaquim Eloy destaca que também há a idéia de ter uma prateleira apenas com livros de autores petropolitanos, para valorizar mais os escritores da cidade. Ele diz que ainda não há um prazo para que sejam entregues outras bibliotecas apenas a primeira. Quem quiser conhecer o trabalho pode ir a câmara municipal das 10h da manhã às 17h e já poderá fazer sua ficha e levar um livro.
fonte:Gustavo Soares - Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: