sábado, 22 de agosto de 2009

Câncer de pele



O Brasil apresenta um dos maiores índices de câncer de pele no mundo, graças às condições climáticas que favorecem a exposição ao sol e ao fato de que 50% da população possui pele clara, tom mais propenso a desenvolver a doença.
Embora o assunto seja alvo de preocupação no verão, quando as visitas às praias e piscina são mais constantes, os cuidados não devem tirar férias no inverno. Este é um bom momento para uma visita ao consultório médico para conferir manchas que podem indicar um câncer.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que os pacientes resistem em procurar o diagnóstico, tanto por desconhecimento sobre a doença como por temor de que se confirme a existência do câncer. Como o crescimento das lesões acontece de forma lenta e gradativa, muitas vezes os pacientes não reconhecem que uma mancha aumentou de tamanho, até que tome uma significativa região do corpo ou do rosto.

Embora apresente baixo índice de mortalidade, o câncer de pele não-melanoma pode levar a deformidades físicas e ulcerações graves, gerando grande impacto na auto-estima. A demora no diagnóstico pode ser muito perigosa. O câncer de pele possui altas taxas de cura completa quando tratado de forma correta.

Saúde para todos nós
Gabriela

Nenhum comentário: