terça-feira, 1 de setembro de 2009

Petrópolis será referência no tratamento do câncer de próstata na América Latina

O médico urologista petropolitano Michael Antunes de Cerqueira retornou dos Estados Unidos, precisamente de um estágio na Universidade do Colorado, localizada na cidade de Denver, com uma tecnologia revolucionária na bagagem; a crioablação de 3ª geração. A técnica é usada para a erradicação do câncer de próstata e câncer renal, utilizando-se de técnicas que não agridem o paciente e com alta porcentagem de cura. O mais interessante é que Petrópolis será única cidade na América Latina a oferecer o tratamento, graças a uma parceria do urologista com a universidade americana.
Vencedor do 1º Prêmio de Pioneirismo, Educação e Pesquisa Urológica, promovido no final de 2008 pela Handle Cook, Cerqueira estagiou na equipe coordenada pelo também urologista Fernando Kim, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho e de onde nasceu a idéia de trazer o procedimento de ponta para o município.
Cerqueira é formado pela UniGranrio, com passagem profissional pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) como médico cirúrgico. Também realizou cursos de urologia no Hospital Naval Marcilío Dias e pós-graduação em laparoscopia e transplante renal no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Participou ainda de um curso de especialização em Milão, na Itália.
Michael Cerqueira concedeu uma entrevista ao Diário de Petrópolis e explicou sobre o tratamento que já é considerado no exterior o futuro do tratamento de próstata.
Você poderia explicar como funciona a nova técnica de combate ao câncer de próstata?
Michael Cerqueira: Essa é uma técnica revolucionária e irá mudar o procedimento no tratamento do câncer de próstata e do câncer renal. A crioablação de 3º geração utiliza-se do procedimento de congelamento do tumor. São utilizadas agulhas finas, ao contrário das anteriores, que tem cerca de três milímetros. Estas agulhas são utilizadas especificamente para a inserção direta no tumor. Fazendo uso de um kit de inserção, podem ser incorporadas, removidas ou reposicionadas em poucos segundos, causando um mínimo de trauma. As agulhas são precisas na produção de bolas de gelo com o objetivo de criar uma região de temperaturas letais uniformes. A intervenção dura, em média, cerca de uma hora, com excelente taxa de cura, que fica compreendida entre 94% em pacientes de baixo risco. A pessoa submetida à intervenção vai para casa no mesmo dia e pode começar a se movimentar poucos dias depois da cirurgia.

Quais as vantagens desse tipo de cirurgia?
Michael Cerqueira: A primeira é o bem estar do paciente. Não é agressiva, é uma opção viável de tratamento, pois muitos doentes não estão dispostos a se submeter ao tratamento da cirurgia ou de radiação. O procedimento é executado num período de duas horas, sem necessidade de internação por longos períodos. Pode ser executado com anestesia local, o que facilita a recuperação, ao contrário da cirurgia utilizada atualmente. Não apresenta problemas no pós-operatório, como incontinência urinária e o sangramento no ato cirúrgico. São inúmeros os benefícios da nova tecnologia, que é bem menos dolorida.
Explique como funciona a cirurgia tradicional.
Michael Cerqueira: A incisão tradicional funciona da seguinte maneira. A próstata, a vesícula seminal e a uretra prostática são retiradas. Após isso, tudo é reconstituído com a retirada do tumor. O grande problema é o pós-operatório. São três a quatro dias de internação, uso de sonda por mais de duas semanas e em certos casos, o paciente é encaminhado para o CTI. O processo não é dos mais fáceis, demanda tempo e paciência e a duração de uma operação como essa ultrapassa quatro horas. Com a nova técnica, o paciente não será obrigado a passar por todo esse caminho. A crioablação é o futuro do tratamento do câncer de próstata.
Petrópolis será a única cidade a oferecer o tratamento na América Latina?
Michael Cerqueira: Sim. Petrópolis será a única cidade em toda América Latina a oferecer o procedimento. Em uma parceria com a Universidade do Colorado, vamos trazer a cirurgia, que melhorará consideravelmente a vida de quem necessita de uma intervenção parecida. O próprio doutor Fernando Kim estará participando das operações e toda tecnologia de ponta será oferecida. O projeto é pioneiro e vale ressaltar que a cidade ganhará muito com isso.
Será montado algum núcleo para realizar os procedimentos cirúrgicos?
Michael Cerqueira: O objetivo é montar um núcleo de referência urológica em crioablação em Petrópolis e vamos receber pacientes de todas as partes da América Latina. Um hotel de referência também será montado, para que os pacientes possam se recuperar, em um tempo de aproximadamente uma semana, com a realização de exames pós-operatórios. Após esse período, as pessoas submetidas à cirurgia podem voltar para as cidades de origem sem qualquer problema. Tudo está especificado e as conversações com a unidade hospitalar que receberá o projeto estão praticamente concluídas. Só não há como divulgar no momento os locais onde funcionará o núcleo e o hotel.

A taxa de homens com câncer de próstata em Petrópolis é muito alta?
Michael Cerqueira: Altíssima. Muitos homens ainda possuem resistência a realizar os exames, mas esse número está caindo. A campanha do Ministério da Saúde voltada para os homens, muito em função desse problema, está ajudando a quebrar esse preconceito.
A partir de que idade o homem deve realizar o exame de próstata?
Michael Cerqueira: A partir dos 40 anos. O homem precisa saber que saúde é algo muito sério e a resistência ao exame deve ser rompida. O novo procedimento, apesar de ser bem mesmo agressivo, deve ser o último recurso a ser usado. O indicado é a prevenção, com a realização de exames periódicos.

Nenhum comentário: