quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Semana Municipal de Prevenção ao HPV em São Paulo

Até o dia 11 de setembro acontece na cidade de São Paulo a Semama Municipal de Prevenção ao HPV. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa DST é responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero. Confira a seguir:
O objetivo é orientar e prevenir a ocorrência do papilomavirus humano (HPV), que pode infectar pele e mucosas
O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids promove, até esta sexta-feira (11/9), a Semana Municipal de Prevenção ao HPV. O papilomavirus humano (HPV) é um vírus que pode infectar pele e mucosas. O objetivo é reforçar as informações, orientações e ações de prevenção por toda a cidade.
O HPV é responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero e de pênis. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a ocorrência de cerca de 10 milhões a 12 milhões de casos novos no Brasil.
O Programa Municipal de DST/Aids recomenda que as pessoas façam o auto-exame. É preciso verificar a presença de verrugas na região genital - nem todas as verrugas são causadas pelo HPV. As mulheres devem realizar consultas ginecológicas com regularidade e efetuar o exame de papanicolau. A orientação é que se procure o serviço de saúde para receber orientação, diagnóstico correto e tratamento adequado.
Para tanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com serviços especializados em DST/Aids, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nesses locais são oferecidas consultas, aconselhamentos, exames e esclarecimentos às pessoas.
**********************************************************************
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal da Saúde
(SMS)3397-2372/2373/2374/2379 ou 9658-4058

2 comentários:

@autocuidado disse...

Considero oportuna o evento. Sou pesquisadora em HPV e acompanho a necessidade da divulgação das complicações do HPV.

@autocuidado disse...

O incremento das ações ligadas ao HPV são primordiais para a criação de um pensamento crítico - reflexivo nas ações de promoção em saúde.