quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Derrame Cerebral" atinge jovens brasileiros cada vez mais


Apesar de ser uma doença associada às pessoas mais velhas, o derrame cerebral atinge aproximadamente 20 mil jovens a cada ano, no Brasil.
De acordo com especialistas, os jovens sofrem cada vez mais de doenças associadas aos mais velhos devido ao seu estilo de vida, caracterizado, em geral, por fatores como tabagismo, má alimentação, stress e sedentarismo.
O derrame cerebral, o mal que se caracteriza pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, muitas vezes, em jovens, acontece devido à aterosclerose — a deterioração e o estreitamento da parede das artérias causados pelo acúmulo de placas de gordura e de cálcio. Este é um segundo mal também relacionado ao processo natural de envelhecimento.
De acordo com a neurologista Eli Faria Evaristo, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a adoção de hábitos saudáveis é tão importante que poderia evitar pelo menos 30% dos casos de aterosclerose. Uma pesquisa mostrou que, atualmente, 20% das pessoas com até 45 anos apresentam casos de derrame decorrentes de aterosclerose. Nos anos 1980, o percentual era de 10%.
fonte:Opinião e Notícia
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Comentário:
O acidente vascular cerebral (AVC), ou Acidente vascular encefálico (AVE), vulgarmente chamado de “derrame cerebral”, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia.
Saúde para todos nós
Gabriela

Nenhum comentário: