sexta-feira, 17 de julho de 2009

Síndrome de Tourette

"A Síndrome de Tourette é um quadro clínico caracterizado por tiques involuntários, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou a emissão de sons que ocorrem repetidamente e sempre da mesma maneira. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas.
Os tiques podem envolver movimentos bruscos involuntários que podem se manifestar em qualquer parte do corpo, mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado etc.O início dos sintomas geralmente se manifesta na infância ou adolescência juventude, eventualmente atingindo estágios crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette, mas existem tratamentos que amenizam e mantém o transtorno sob controle.Infelizmente, existe muita desinformação a respeito desse transtorno e muitos portadores são vítimas de piada, gerando muito sofrimento.
Outro aspecto importante é que, algumas vezes, esta doença é acompanhada de coprolalia. A coprolalia é a compulsão que a pessoa tem de repetir palavras obscenas e/ou insultos. Esse tipo de comportamento traz muita dor ao indivíduo e deve ser tratado assim que possível para evitar a discriminação e o sofrimento.Incluí abaixo um vídeo excelente sobre a doença. Vale a pena clicar!
¨¨
Fonte:Elisa Brietzke - Médica psiquiatra e psicoterapeuta

Nenhum comentário: