sexta-feira, 3 de julho de 2009

Em pauta:Segurança de Petrópolis

Todas as viaturas do 26º BPM serão substituídas por veículos novos, ainda neste mês. A informação foi dada ontem pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, que participou, a convite do coronel Paulo Mouzinho, da cerimônia de entrega de certificados de participação no Proerd, programa antidrogas desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas públicas do município, realizada no Petropolitano.
Beltrame revelou que, ao contrário do que vinha sendo ventilado na cidade, Petrópolis só foi incluída recentemente nesta terceira etapa de renovação da frota da PM, que começou em 2007, pelos batalhões localizados no Rio.
A princípio, todos os carros que integram a frota do batalhão de Petrópolis serão substituídos, ou seja, a cidade deverá ser beneficiada com cerca de 30 veículos. “Não temos o número exato, mas, segundo a empresa que fornece esses carros, a previsão de chegada é até o dia 31 de julho”, garantiu o secretário. “Acredito que com a chegada dos novos carros a visibilidade da PM no município se torne maior e, dessa forma, irá contribuir para a queda no número de assaltos”, opina.
Quanto aos 120 assaltos registrados na cidade no primeiro semestre do ano, o secretário de Segurança não considerou os números significativos, mas acredita que será possível reduzir a incidência desse crime no município. Beltrame disse que está mantendo contato direto com o coronel Paulo Mouzinho, comandante do 26ºBPM, e que os índices de Petrópolis são considerados bons.
O secretário disse que a renovação da frota não é a única medida para garantir a segurança dos petropolitanos e turistas. A criação de uma companhia da PM em Itaipava está incluída nos investimentos do Governo do Estado, no município. A providência há anos vinha sendo reivindicada por comerciantes e moradores dos distritos, os quais são atendidos apenas pela 3ª Cia, em Cascatinha.
Porém, ainda não existe perspectiva para o reforço do efetivo do batalhão, que atualmente conta com pouco mais de 430 policiais. Segundo ele, o problema deve ser resolvido com a formatura de 7 mil praças até o final de 2010. “Serão investidos R$ 15 milhões de reais para aumentar o efetivo dos cerca de 38 mil homens para 62 mil policiais até 2016”, disse, completando: “Destes sete mil homens, a metade deve ser empenhada nas UPP’s (Unidade de Polícia Pacificadora) e o restante será usado para reestruturar a corporação. Fatalmente, Petrópolis será contemplado”.
Beltrame disse ainda que está sendo providenciado o retorno de policiais militares que estavam desviados de suas funções, ou seja, aqueles que estavam cedidos a órgãos como Ministério Público e Justiça ou que estavam fazendo segurança de políticos, entre outros.

Fonte:Tribuna de Petrópolis
************************************************
Comentário:120 assaltos são considerados bons......estas pessoas devem estar contentes por terem sido assaltadas...legal!
Sobre o batalhão em Itaipava...desde sempre ouço este papo.
Sobre as viaturas...só vendo para crer.Este papo rola a um tempo também.
Eu ainda não vi a diferença de policiamento no centro da cidade,mas,pode ser que meu astigmatismo tenha aumentado.
Gabriela

Um comentário:

Anônimo disse...

É MUITO ENGRAÇADO O SECRETÁRIO. DEVERIA SER UM COMEDIANTE, 120 ASSALTOS TA NA MÉDIA, QUERIA VER SE FOSSE A MÃE DELE ASSALTADA,SE ELE IA TA CONTENTE, QUANTO AO NÚMERO DE POLICIAIS, É MAIS IMPORTANTE QUANTIDADE DO QUE QUALIDADE. QUER CONTRAR MAIS POLICIAS COM SALARIO DE FOME É BRINCADEIRA. OLEGAN