sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Diagro detecta casos de tuberculose em gado no Amapá

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro/AP) detectaram cerca de 86 casos de tuberculose nos rebanhos de bovinos e bubalinos dos municípios de Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí. A inspeção também interditou seis matadouros. Cerca de 80 % dos animais para abate nos locais veio das cidades paraenses de Almerim e Marajó.
Conforme o coordenador de defesa agropecuária da Diagro, Hermógenes Moutinho, para combater a doença, o órgão formulará, com o estado do Pará, um Termo de Cooperação Técnica (TCT), para um trabalho em conjunto. Os matadouros fechados estavam sem condições de higiene. Os estabelecimentos estão localizados na beira do rio, onde moram muitas famílias.
Todas as propriedades rurais do interior do Estado serão visitadas e os animais doentes vão ser abatidos. No caso dos matadouros, os dejetos dos animais abatidos eram jogados na água onde crianças tomam banho.
A tuberculose é uma doença contagiosa entre animais e também pode passar para seres humanos que ingerirem a carne e o leite de gado.
Fonte: Portal Amazônia, com informações da TV Amapá.

Nenhum comentário: