quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA

Estão abertas as inscrições para o VIII Congresso Brasileiro de Bioética, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), em conjunto com a Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRio). A oitava edição do congresso acontece na cidade de Búzios, Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de setembro de 2009, e tem como tema “Bioética, direitos e deveres humanos no mundo globalizado.
Voltado para profissionais de bioética e ética aplicada, profissionais de diferentes campos do conhecimento, estudantes, professores, gestores, ambientalistas e Organizações Não-Governamentais (ONGs), governo e empresas, formadores de opinião e a sociedade em geral, o congresso conta com uma programação que inclui cursos, encontros e palestras ministrados pelos mais conceituados nomes do meio acadêmico-científico provenientes de todo o Brasil, da Argentina, Porto Rico, Noruega, México, Estados Unidos, Uruguai e Chile. A expectativa para esse ano é que haja mais de mil participantes inscritos, o que supera a última edição do evento, em São Paulo, quando o número foi de 800 participantes.
Um dos destaques do congresso é a presença do médico bioeticista Prof. Dr. Adolfo Martinez Palomo (Redbioética UNESCO), presidente do Comitê Internacional de Bioética da UNESCO México, Membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco (Paris), do Fórum Global de Investigação em Saúde (Genebra) e do Comitê de Peritos em Doenças Parasitárias da Organização Mundial da Saúde (Genebra), que irá participar da Conferência de Abertura do congresso, com o debate Bioética: Visão Ocidental e Oriental.
Presidido pela Profª. Dra. Marlene Braz, o evento ressalta a questão da globalização como uma unidade complexa e problemática, discutindo os ricos e possíveis benefícios da tecnologização. Também pretende abordar o crescente desenvolvimento dos direitos e deveres individuais, que podem contrapor-se ao bem comum, como fonte de conflitos e relacionado ao aumento da violência e ao consumismo ecologicamente irresponsável.
As temáticas e palestrantes confirmados estão disponíveis na íntegra no site do congresso http://www.congressodebioetica2009.com.br/, no qual pode-se fazer a inscrição. Alguns temas a serem discutidos são: Bioética; Meio Ambiente e Ética Animal; Ética em pesquisa; Ética Empresarial; Bioética e a infância e adolescência; Ética globalização e economia. Ética e política, entre outros.
O prazo para envio de trabalhos é 30 de julho de 2009.
O congresso acontecerá no Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort. Para mais informações, ligue (21) 2499 4943 ou (21) 2496 4048.

Nenhum comentário: