quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Combate à malária

Pernambuco treina equipe do Nordeste para combate à malária
A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, ontem, uma capacitação para profissionais de laboratórios públicos do Nordeste sobre a malária, doença endêmica na África e na região Amazônica, que vem aumentando seus registros na região. Em 2008, foram confirmados 74 casos da doença no Estado. Este ano, o número já chega a 31. O treinamento prossegue até sexta-feira.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda que o diagnóstico seja rápido e preciso. Por isso, precisamos capacitar os profissionais quanto às novas técnicas utilizadas para descobrir se uma pessoa está ou não com a malária”, disse Andreia da Silva, coordenadora de Diagnóstico de Zoonoses e outras Endemias do Estado. O Lacen-PE, referência nacional para o diagnóstico da doença, é o local onde são coletadas as amostras e feitos os exames em Pernambuco. “Trabalhamos de domingo a domingo para oferecer esse serviço, pois a doença é muito grave e, por isso, o médico precisa rapidamente do diagnóstico para iniciar o tratamento do paciente e evitar a morte”, acrescentou.
A técnica, a ser ensinada durante o treinamento, é a da gota espessa, cujo resultado pode sair entre duas e cinco horas. “Tiramos uma gota de sangue do dedo do paciente e a colocamos na lâmina. No microscópio, verificamos se ele contém o parasita que causa a malária”, explica Andreia da Silva. Caso seja constatada a doença, o tratamento é baseado em repouso e medicações administradas de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.
Os profissionais que participam do treinamento são dos Estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. A oficina, parceria da SES com o Governo Federal, conta com o apoio da Fiocruz-RJ e do Instituto Evandro Chagas. O curso deve ampliar ainda o quadro de novos técnicos para diagnosticar a malária, ação que contribuirá para prevenir a ocorrência da doença nas áreas não-endêmicas.
Malária - Malária é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Ela é caracterizada por febre alta, acompanhada de calafrios, suores e cefaleia. O uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e repelentes são algumas das recomendações para evitar a transmissão da malária.
fonte:Fisepe

Nenhum comentário: