segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Franceses identificam nova variante do vírus da Aids

Pesquisadores da Universidade de Rouen, na França, identificaram uma nova variante do vírus HIV, aparentemente transmitida aos humanos por gorilas. A informação é destaque de agências internacionais e também do jornal Zero Hora.

Uma equipe de pesquisadores franceses identificou uma nova variante do HIV tipo 1 - o vírus responsável pela maior parte dos casos de Aids - que é geneticamente muito próxima do SIV, um vírus de imunodeficiência descoberto recentemente em gorilas.

A descoberta desta nova variante destaca a necessidade de se vigilar de perto o surgimento de novas variantes do HIV, especialmente na África Central, origem de todos os grupos do HIV-1,salientaram pesquisadores, no estudo publicado neste domingo na revista Nature Medicina.

Existem dois tipos de vírus da Aids, o HIV-1, que é maioria, e o HIV-2, pouco frequente. O HIV-1, por sua vez, se divide em três grupos: M, que causou a pandemia de Aids, O e N.

A nova variante, identificada pela equipe do doutor Jean-Christophe Plantier, do Centro Nacional de Referência do Vírus da Imunodeficiência Humana, parece ser protótipo de um novo grupo de tipo HIV-1, que os pesquisadores denominaram grupo P.

O HIV-1 tem laços com o vírus da imunodeficiência de chimpanzés e, inclusive, se acredita que o SIV dos gorilas tem origem no grupo N.

A nova variante do HIV foi identificada em uma paciente originária de Camarões e apresentava um perfil raro. Os pesquisadores pensaram, a princípio, que tratava-se do grupo O, mas a análise completa do genoma permitiu estabelecer que era de um novo grupo.

O impacto deste novo grupo P poderá ser o mesmo produzido pelo grupo O, que representa 1% dos casos de Aids em Camarões e atinge em torno de 100 pacientes na França.

São casos raros, mas não se pode descuidar, porque este tipo de variante representa dificuldades em matéria de diagnóstico e de terapia.

A paciente infectada pela nova variante está bem e baseado no genoma foi possível determinar o tratamento adequado (...), ao qual respondeu muito bem.

Os cientistas destacaram que a paciente foi contaminada por outras pessoas, certamente em Camarões, e é neste país que procuram novos casos.

A sequência genética da nova variante está no GenBank, um banco de dados acessível pela Web.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: