sexta-feira, 31 de julho de 2009

Desafios da aids na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa

Os governos brasileiro e francês vão ampliar parceria no atendimento a HIV/Aids na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. A divisa com o Amapá é um dos atuais desafios da resposta à aids. De um lado, o Norte do Brasil apresenta número crescente de notificações de casos da doença. Do outro, o território francês no continente americano registra epidemia generalizada, com 100 casos para cada 100 mil habitantes.

Para traçar estratégias de resposta à epidemia nos municípios fronteiriços, representantes e autoridades sanitárias dos dois países estarão reunidos até amanhã, em Brasília, definindo um plano de ações adaptadas à região. A intenção é aproximar os serviços de saúde das populações vulneráveis à infecção – garimpeiros, trabalhadores na floresta, profissionais do sexo, entre outras.

As medidas também contemplam estratégias de curto, médio e longo prazo e visam a facilitar o desenvolvimento de estratégias de prevenção, oferta de diagnóstico e de assistência. Entre as sugestões de prevenção a serem discutidas está a elaboração de material informativo bilíngüe (português-francês).

A capacitação de profissionais de saúde franceses em técnicas de atendimento e tratamento às pessoas que vivem com HIV/Aids na Guiana Francesa deve ser um ponto alto do debate. Pioneiros na cooperação bilateral há mais de 20 anos, Brasil e França já realizam estágio de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisa.

Mais informações à imprensa
Departamento de DST e Aids
Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3306 7051/ 7033 / 7010/ 7016/ 9221 2546
E-mail: imprensa@aids.gov.br

Nenhum comentário: