quinta-feira, 30 de julho de 2009

Iniciativas que fazem diferença......

Desde o início do mês, todos os pacientes internados no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em São Paulo, são acompanhados por um enfermeiro de referência -profissional com a função de alinhar as condutas da equipe multiprofissional para oferecer cuidados focados nas necessidades individuais do paciente.

Segundo Wania Baia, diretora-geral de assistência do instituto, o modelo foi espelhado em experiências de alguns hospitais particulares e também em ações semelhantes realizadas em hospitais do exterior.

"Implantamos esse programa porque temos pacientes de alta complexidade que precisam ser atendidos de acordo com sua particularidade. O enfermeiro será a pessoa que estabelecerá um elo de confiança com o paciente", diz.

Baia explica que, com o acompanhamento individualizado, o profissional passa a conhecer melhor o paciente, identificando as preferências e as dificuldades de cada um. "Esse profissional também será a referência para a família", diz.

Do início ao fim

Segundo a diretora-geral, o enfermeiro de referência acompanha esse paciente do início ao fim da internação. "Ele conhece o paciente como um todo e isso torna o atendimento mais humanizado. Como o projeto já está em prática, até o "bom dia" a gente percebe que já é diferente."

Quando o enfermeiro de referência está de folga, quem o substitui é o enfermeiro associado. "Além de melhorar o atendimento ao paciente, esse modelo otimiza todo o processo. Se o médico ligar, por exemplo, esse enfermeiro passará toda a informação sobre o paciente. Tudo ficará concentrado na mesma pessoa", explica.

O projeto enfermeiro de referência foi iniciado nas unidades de internação e a ideia do Icesp é expandi-lo para as outras áreas. Hoje estão em funcionamento 171 leitos de internação e 26 de UTI. Quando o Icesp estiver trabalhando com capacidade plena, serão 360 leitos de internação e 84 de UTI.

fonte:Folha online

*********************************************************************

Comentário:Se tivéssemos uma rede de saúde pública séria,com gestores responsáveis,este tipo de projeto seria o diferencial para informação e qualidade de atendimento aos pacientes com câncer no Sistema Único de Saúde.

Chega de esmola Lula,queremos um sistema público de saúde com qualidade.

Gabriela

Nenhum comentário: