quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vertigem nos idosos





Segundo estudos inéditos realizados pela Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), cerca de 70% dos idosos que participaram das pesquisas apresentam tontura rotatória (vertigem), sendo que 51,5% referiram ter tido queda recorrente (duas ou mais vezes).

Para os 323 idosos que participaram dos estudos, 50% das quedas que sofreram, foram recorrentes de tontura. A metade dos tropeços, escorregões e quedas ocorreram no período da manhã e na própria residência do idoso.

O objetivo do estudo é aumentar o conhecimento do público em geral sobre os problemas relacionados às quedas na terceira idade, incentivar a procura de atendimento otorrinolaringológico pelos idosos que apresentam tontura e/ou histórico de quedas e encaminhar os pacientes que têm distúrbios de equilíbrio à investigação diagnóstica e tratamento. Além de fornecer informações sobre prevenção de quedas, levantar dados epidemiológicos para avaliar ocorrência de quedas no passado, risco de quedas no futuro, entre outros dados sócio-demográficos e clínicos.

fonte:SOB

Nenhum comentário: