terça-feira, 19 de maio de 2009

A contaminação dos alimentos

A contaminação de alimentos é um dos principais problemas de saúde de inúmeros países. Os alimentos podem ser contaminados por vírus, bactérias, fungos, vermes e outros que violentam a saúde humana. Os alimentos são perecíveis, ou seja, possuem um prazo de validade que deve ser obedecido, pois após essa datação o mesmo se torna impróprio para o consumo por várias questões como, por exemplo, o conservante passa a não ter mais ação e a umidade se torna mais intensa, facilitando assim o transporte de vetores. Outro fator de extrema importância é a limpeza dos alimentos. Até mesmo os alimentos enlatados e/ou em conserva precisam de tratamento especial para ser utilizado. É necessário que a tampa que veta o alimento seja lavada antes de sua abertura, assim como bebidas em lata, pois tais locais podem conter vetores e transmiti-los ao alimento no momento em que forem retirados do recipiente. Os alimentos naturais devem ser bem lavados e manuseados por mãos limpas.
Os vírus utilizam os alimentos apenas como transporte até a uma célula viva, onde cresce e se multiplica. Por meio de vírus nos alimentos, muitas pessoas já se contaminaram com Hepatite A e B, Rotavírus, diarréia, vírus, pneumonia entre outras.
Os fungos, em alguns alimentos, são utilizados propositalmente para dar sabor, porém, em casos de contaminação pode provocar cirrose hepática, necrose, edema, carcinoma e favorece o aparecimento do cancro hepático.
As bactérias, quando patogênicas, podem causar doenças como botulismo, necrose, hemólise, impetigo, foliculite, endocardite, osteomielite entre outras.
Os parasitas são transmitidos pela ingestão de animais contaminados. Provoca teníase, ascaridíase, amebíase, giardíase e outras.
Por Gabriela Cabral

Nenhum comentário: