terça-feira, 19 de maio de 2009

Hepatites Virais


As hepatites virais se constituem em um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C no mundo. A maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, agravando a cadeia de transmissão da infecção e as formas crônicas da doença.Segundo pesquisas, 1 em cada 30 brasileiros é portador da hepatite B ou C.






PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Como você pode se prevenir da hepatite A:

Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos.Os alimentos devem ser fervidos por 1 minuto antes de serem consumidos.Os alimentos ingeridos crus devem ficar durante 30 minutos em solução preparada com uma colher de sopa de hipocloritode sódio 2,5% (água sanitária) em 1 litro de água. A vacina está disponível, no momento, apenas em situações especiais. Procure o Posto de Saúde para informações a respeito dos critérios para se vacinar.

Como saber se você está com hepatite B ou C:
As hepatite B e C são infecções freqüentemente assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. A maioria das pessoas só descobre que tem (ou teve) hepatite B ou C depois de alguns anos, muitas vezes por acaso, atráves dos testes sorológicos para esses vírus. Somente o teste sangüíneo para hepatite B e para hepatite C pode lhe dar certeza. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou seu médico no caso de:
- apresentar sinais/sintomas de hepatite (cansaço, dor no corpo, dor de estômago, olhos/pele amarelada ou urina escura).
- achar que teve contato com alguém com hepatite B ou C.
- ter recebido transfusão de sangue/hemoderivados (principalmente se tiver sido realizada no interior do país ou antes de 1986).
- os recém-natos de mães positivas devem ser vacinados nas primeiras 12 horas de nascimento.
Como se proteger da hepatite B e C:
Coloque em prática o sexo seguro: use camisinha. O caminho mais seguro de prevenir a transmissão sexual de uma doença é a relação estável, com o seu parceiro sexual.Prevenção é uma via de mão dupla nas relações sexuais. Se você usa drogas, procure ajuda para parar. Não compartilhe canudinhos, seringas e agulhas, pois são possíveis fontes de contaminação. Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de dentes, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal. Pense sobre os riscos de fazer uma tatuagem ou piercing, uma vez que são procedimentos de risco, quando o material não é esterilizado corretamente. Para evitar hepatites B e C, saiba que o material deve ser descartável ou esterilizado em: autoclave a 121ºC por 20 minutos, estufa ou flambagem a 170 ºC por 2 horas.Assegure-se com seu médico sobre a criteriosa indicação de uma transfusão sangüínea, quanto à origem do produto hemoterápico e se foram realizados todos os testes sorológicos exigidos.A vacina contra a hepatite B (segura e eficaz) está disponível, no momento, nas unidades básicas de saúde para situações específicas. Procure o Posto de Saúde e tome conhecimento destas situações específicas.
Ósculos e Amplexos
Gabi
Ajuda de pesquisa:Ministério da Saúde

Nenhum comentário: