quinta-feira, 21 de maio de 2009

Expandindo Consciência....Você tem fome de quê?

O texto abaixo, é um pequeno resumo do que pode ser encontrado no site, ONG Banco de Alimentos,cujo o objetivo é abrir nossas mentes e conscientizar que, o que chamamos de resto,é o que nutre milhares de cidadãos como nós,infelizmente excluídos do convívio em sociedade salutar.
Pense sobre!
Boa leitura
Gabi
"Dados da Fome, desperdício e desnutrição -
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantes problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população*. E ao mesmo tempo temos milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento humano. Acreditamos, dadas as tristes características brasileiras, que alimentos eliminados indiscriminadamente poderiam ser aproveitados como principal fonte de combate contra os efeitos da fome, desnutrição e subnutrição. Ou seja, sem se gastar nem mais um centavo com a produção de alimentos, apenas nos dedicando objetivamente a recuperarmos este desperdício, estaríamos oferecendo alimentação a 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar.
Ao desperdiçarmos toneladas de alimentos diariamente, contribuímos para a degradação econômica e social do nosso país, prejudicando a saúde de milhões de pessoas, cidadãos que sofrem com a irracionalidade do desperdício. Os números aqui apresentados, não precisam de análises profundas para demonstrar o óbvio: há um abismo entre o potencial econômico do Brasil, país que produz mais alimentos do que necessita, e a qualidade de vida de seus cidadãos, que passam fome aos milhares. Este estado está relacionado a questões políticas, econômicas, ideológicas e comportamentais. A realidade paradoxal brasileira exige mudanças drásticas para melhoria da qualidade de vida da população. Enxergamos uma enorme barreira, qual seja, a falta de consciência da adequada utilização dos recursos, para alcançarmos melhores índices de desenvolvimento econômico do país, independentemente do crescimento econômico, o qual por si só não resolverá nossos contra-sensos, paradoxos , caso a sociedade não mude sua visão e participação no processo de desenvolvimento social. É necessário, portanto, existir uma conscientização quanto ao desperdício em curto, médio e longo prazo. Quanto estamos dispostos a pagar por uma cadeia de ações que facilita a disseminação da fome e desnutrição, com todas as suas conseqüências para a sociedade, e até quando essas atitudes serão ignoradas pela sociedade? -
Convite para pensar:
Os números do desperdício são abusivos se levada em conta a situação da economia brasileira, a quantidade de pessoas que passam fome nesse país e o fato do Brasil produzir mais alimentos que necessita. O fato de o Brasil produzir mais alimentos do que precisa, logicamente não é um fato ruim em si, muito pelo contrário, o nosso grande problema é que as riquezas geradas pelo país, vide PIB (produto interno bruto), não estão de acordo com o nível de desenvolvimento econômico (níveis de educação, saúde, moradia, bem estar) que o Brasil se encontra. Por que? Como transformar esta realidade? "
ONG BANCO DE ALIMENTOS - http://www.bancodealimentos.org.br/

Nenhum comentário: