sábado, 23 de maio de 2009

Em pauta:Educação em Petrópolis


o CES (Centro de Estudos Supletivos), vem realizando a alfabetização de adultos e idosos, desde a sua criação há 25 anos.
O pólo de alfabetização para adultos fica no Colégio Santa Catarina, na Montecaseros e conta hoje com 83 alunos matriculados para o ano de 2009, sendo que a metade deles com mais de 60 anos.
Segundo a professora Elci Félix de Souza, no inicio as turmas eram apenas de primeira à quarta série, mas os alunos que chegavam não sabiam ler e nem escrever, foi então que decidiram incluir a turma do pré primário.
A metodologia utilizada é procurar especificar os assuntos e evitar tratar o problema apenas de forma generalizada. O ensino da instituição é diferenciado, cada aluno é assistido pelo professor separadamente. Além de ensinar adultos a ler e escrever, a proposta tem o objetivo de ajudar as pessoas. Elas fazem visitas aos pontos turísticos da cidade, participam de palestras de conscientização, como meio ambiente e saúde na terceira idade. De acordo com a professora após a alfabetização os alunos podem passar automaticamente para o ensino médio, no mesmo Colégio.
Os bons resultados só não são melhores por que muitos desistem, ás vezes faltando muito pouco para completarem a alfabetização. O desemprego é um fator que prejudica, muitas pessoas vão embora da cidade a procura de um trabalho e abandonam o curso. Fica difícil também para o aluno manter o custo da locomoção, pois muitos vêm de outros bairros e pagam passagem.
A professora faz um apelo e pede aos alunos, que estão na fase de conclusão, que retornem ao Centro de Estudos e concluam o curso de alfabetização. As inscrições são feitas no CES, que fica na Barão do Rio, 279, na primeira semana de cada mês.
Fonte:Jornal do Bingen

Nenhum comentário: