domingo, 17 de maio de 2009

Polícia militar em Petrópolis continua com falta de viaturas

Roberta Müller - Diário de Petrópolis - 17/05/2009 -

Apesar de o comando da Policia Militar ter anunciado a chegada de três novas viaturas para o 26o Batalhão, os policiais ainda dizem que o efetivo não é suficiente. Atualmente, ao todo, a instituição conta com cerca de 25 viaturas entre carros, motos e um ônibus, para todos os tipos de serviço, incluindo administrativos do batalhão. Na realidade, segundos os agentes, as viaturas que atendem a população são no máximo 8.
As novas viaturas chegaram na noite de sexta-feira, mas até ontem, policiais que preferiram não se identificar, disseram que elas ainda não foram direcionadas para nenhum setor, apesar de já estarem circulando na cidade. "Dependendo de pra onde estas viaturas forem direcionadas, não vai acrescentar em muita coisa no policiamento", disse um deles.
Das viaturas que de fato servem à população, uma fica na Posse, outra em Itaipava, uma na 3a Companhia em Cascatinha e uma Blazer cobrindo toda essa área. Além disso, a PM conta com um carro na Mosela, outro no Bingen, e outros dois no Centro e Quitandinha, além de também uma Blazer cobrindo toda essa região e mais dois carros do Serviço Reservado, que atualmente um deles esta quebrado. "Mas normalmente sempre tem três ou quatro dessas quebradas", completou o policial.
As outras viaturas são para setores administrativos da corporação, como o carro do comandante, o ônibus, as viaturas de supervisão e às motocicletas, que como não têm rádios não podem atender as ocorrências. Para os policiais o ideal seriam de 17 a 22 viaturas agindo diretamente.
"Já fizemos um estudo e o ideal seria no mínimo 17 viaturas. Petrópolis têm muitas entradas e para combater a chegada de bandidos com armas e drogas era preciso controlar esses lugares, e não ficar só no Quitandinha e Bingen, que são as principais entradas. Também tem a de Secretário, a do Rocio e a Estrada de Teresópolis, que são esquecidas. Além disso, precisaríamos de viaturas circulando nos bairros, como no Sertão do Carangola, mais uma na Mosela, reativar o DPO de Araras, colocar uma Companhia na Fazenda Inglesa, deixar uma viatura circulando em Correas e Nogueira e diversos outros lugares que estão ficando de lado", explicou o PM.
Mesmo que todos essas viaturas cheguem a Petrópolis, os policiais acreditam que demoraria de seis meses há um ano para todo situação da cidade se normalizar. Diminuindo o número de assaltos e tráfico de drogas.

Nenhum comentário: