domingo, 17 de maio de 2009

Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais

O Programa Municipal de DST/Aids e de Hepatites B e C realizará no próximo dia 19 de maio uma mobilização pelo combate às Hepatites Virais. A atividade da Secretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, visa incentivar a população e profissionais de saúde em virtude do dia 19 de maio, quando será "Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais".
O evento, que contará com a participação de profissionais de saúde e voluntários, acontecerá na Praça dos Expedicionários entre 13h e 20h. Estão programadas apresentações musicais, distribuição de preservativos e de material informativo e coleta de sangue para realização de testes para Hepatites B e C, HIV e Sífilis.
O Programa Municipal de DST/AIDS de Petrópolis, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos de hepatite B e 170 milhões de Hepatite C no mundo.A maioria dessas pessoas desconhece a sua condição sorológica, agravando a cadeia de transmissão da infecção e as formas crônicas da doença.
As hepatites virais são doenças mais comumente causadas pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém, com importantes particularidades. A hepatite B pode ser transmitida pelo sangue e pelas secreções vaginais. A hepatite C é transmitida principalmente através do sangue, entretanto, devem ser considerados os riscos de transmissão através de relações sexuais desprotegidas. São silenciosas, uma vez que nem sempre apresentam sintomas. Além disso têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde, criou e incorporou ao Programa Municipal de DST/Aids, o Programa Municipal de Hepatites B e C.
Eu vou,Você vai,Nós vamos!!!!!

Nenhum comentário: