sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe suína em Petrópolis

Informações sobre gripe suína – 31/07/09 – 18h

Estamos acompanhando as informações da Prefeitura:


A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde informou que foram registrados, até às 18 horas desta sexta-feira, 20 casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1, a gripe suína, em Petrópolis. O número envolve os pacientes atendidos em hospitais da rede municipal e em unidades particulares de todo município.

Entre os casos suspeitos, foram registrados três óbitos: dois meninos, um de sete anos, falecido no Hospital Alcides Carneiro, em 22 de julho, e outro de 11 anos, que morreu no último dia 29, também no HAC, e um homem de 55 anos, na parte da manhã desta sexta-feira, que já chegou em estado grave ao SMH. Segundo informações do hospital, ele começou a receber o tratamento com o Tamiflu, remédio específico para o combate ao vírus influenza, mas não resistiu. O paciente trabalhava com vendas e vinha de uma série de viagens. Outros cinco pacientes já receberam alta, por apresentarem melhora do quadro clínico e já terem passado do período de transmissibilidade, referente a uma semana. Os demais estão internados, sendo que três encontram em estado mais grave e estão em UTI e nove estão em isolamento. Dos pacientes internados, sete estão em hospitais da rede pública (entre quartos e UTI).

Todos os casos suspeitos já passaram pelo procedimento de exame para identificação do vírus. No entanto nenhum resultado foi liberado pela Fiocruz. POR ISSO, NENHUM CASO FOI CONFIRMADO EM PETRÓPOLIS.

A secretaria informou que o quartel do Corpo de Bombeiros de Petrópolis já recebeu os remédios enviados pela Secretaria Estadual de Saúde para agilizar a distribuição na cidade e está aguardando orientações do major superior, que vem do Rio de Janeiro, para a liberação às unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde pede aos pais e pessoas que apresentem sintoma de febre, tosse e cansaço que procurem, primeiramente, um médico da família, do convênio de saúde ou um Posto de Atendimento da Saúde da Família, antes de se encaminhar para os hospitais, local em que os atendimentos serão feitos somente casos considerados graves. A coordenação de epidemiologia também orienta a população sobre a importância da higiene com as mãos para evitar o contágio.

Todos os casos suspeitos já passaram pelo procedimento de exame para identificação do vírus. No entanto nenhum resultado foi liberado pela Fiocruz. POR ISSO, NENHUM CASO FOI CONFIRMADO EM PETRÓPOLIS.

fonte:
Roberto Costa -
http://robertocostaconversa.blogspot.com/2009/07/informacoes-sobre-gripe-suina-310709.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que sei o vendedor de 55 anos estava sendo acompanhado por um médico, e so apresentou pneumunia na 5ª feira e logo foi internado, foi solicitado o exame e o remedio da gripe suína. Ate a hora do interro o remedio não havia chegado, pois a liberação e muito demorada com isso ele não recebeu a medicação, bom se tive recebido quem sabe ele teria ido a obto.Ele era um bom homem que deixou duas filhas e varios filhos pustiço, se quiserem falar sobre ele digam que era um grande e se tivese recebido o medicamento talvez estaria entre nos.OBS. a esposa dele e médica uma das melhores ela foi minha medica quando pequena.
Alguem que esta revoltada com o descazo na saude.

Cravo e Canela disse...

Querido anônimo,
obrigada pela informação.Infelizmente está sendo doloroso assistir a falta de respeito ao cidadão neste país,em especial,na nossa querida Petrópolis.Temos que lutar por nossos direitos.Vamos para rua.
Um grande beijo
Gabriela

mami disse...

Quero saber se, quando a fiocruz liberar os resultados,vc vai por favor nos informar.obrigada.sinto muito pelas mortes.

Anônimo disse...

Hey... soube por um médico que o vírus já está tão espalhado na nossa querida cidade que nem máscara ele tem usado, uma vez que cada máscara (N95) custa cerca de 200,00.

Há alguma chance do ministério da saúde liberar novamente os kits para exame da gripe suina?

Estão fazendo tanto alarde... sendo que a gripe comum mata muito mais em todos os anos, a diferença é que essa gripe tem atingido crianças e adultos.

Anônimo disse...

este individuo só pode ser politico ou funcionario publico da saúde, para vender estew peixe tão ridiculo.
vê se fica esperto.