quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um resumo simples sobre quimioterapia.

O tratamento com quimioterapia antineoplásica("anticâncer")tem como objetivo destruir e/ou controlar a multiplicação e o crescimento das células cancerosas.
A quimioterapia pode ser usada em combinação com a cirurgia ou radioterapia,ou ainda,com ambas.Ela poder ser feita com a utilização de uma droga ou com drogas em combinação,de forma sequencial ou espaçada.

De forma muito simples explicarei como a quimioterapia é classificada:

1)Quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle total do tumor,nos casos em que a quimioterapia se propõe a curar o paciente,ela é curativa. Alguns tipos de tumores são passíveis de cura somente com a quimioterapia:tumores testiculares e tumores da infância, por exemplo.

2)Quando a quimioterapia é feita após a cirurgia,período em que o paciente está aparentemente sem a doença,mas quando ainda existe o risco de recidiva para o caso,ela é Adjuvante.No caso do Câncer de Mama e de Cólon já ficou comprovado que a quimioterapia adjuvante atrasa o aparecimento de metástases e melhora um pouco os índices de cura.

3)Quando o objetivo é visar uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia,ela é Neoadjuvante.Ela tem como objetivo diminuir o tumor primário,facilitando a cirurgia posterior.É muito usada no câncer de Mama,de pulmão e de bexiga.

4)Quando não há mais chances de cura e somente o controle dos sinais e sintomas,dando apenas ao doente uma melhor qualidade de sobrevida,ela é Paliativa.Esta quimioterapia é utilizada nos casos em que já existe metástase,em casos de tumores não mais passíveis de cura.Normalmente as doses usadas nestes casos são menos agressivas.

Os efeitos da quimioterapia variam de acordo com a droga utilizada no tratamento e os protocolos implementados pelo médico.Podem aparecer:Vômitos e náuseas,alopécia(queda de cabelo),queda da imunidade e infecções,baixa do número de plaquetas no sangue e anemia.

O mecanismo de ação da quimioterapia não é seletivo,isto quer dizer,que infelizmente as células sadias que também se dividem normalmente durante a vida de uma pessoa,também são afetadas pela quimioterapia.
Por isto,que grande parte dos sinais e sintomas desagradáveis aparecem.Tudo é provocado pela toxidade dos antineoplásicos.

A cirurgia,quimioterapia,radioterapia,imunoterapia,hormonioterapia,geneterapia,vacinoterapia, e toda uma nova variedade de ações visam a atingir a cura,entretanto,apesar de toda evolução da medicina,quanto mais cedo o tumor é descoberto, maior a probabilidade real de cura.Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo.

Se for pensar em termos estatísticos, dá para afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Em resumo: Facilite sua vida e não fique tentando descobrir sozinho o que pode estar errado em seu corpo.Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos,tanto para mulheres como para homens.
Saúde para todos nós
Gabriela











Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o seu resumo sobre a quimioterapia adorei obrigado por ter me ajudado a compreender mais ela!!!