terça-feira, 16 de junho de 2009

Câncer Bucal

O câncer bucal é um tipo de tumor que ocorre geralmente nos lábios, dentro da boca, na garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos. Os fatores de risco mais predominantes são o fumo e o excesso de bebida alcoólica. O diagnóstico precoce é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

As consultas regulares ao dentista ou ao médico são importantes para diagnosticar o tumor. Os principais sinais do câncer bucal são ferida nos lábios, gengiva ou interior da boca, que sangra facilmente; caroço ou inchaço na bochecha; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou engolir.

Prevenção

O fumo é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal Quando uma pessoa pára de fumar, mesmo depois de vários anos de consumo, reduz significativamente o risco de contrair a doença .

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta a incidência do câncer bucal. Já a combinação fumo/álcool torna esse risco ainda maior. O tratamento consiste, predominantemente, em cirurgia, seguida de radio ou quimioterapia.
Link importante:
Saúde
Gabriela

Nenhum comentário: