sábado, 20 de junho de 2009

Jovens: 35,4% fizeram sexo antes de 15 anos

Na faixa etária até 24 anos, 21,9% admitiram ter tido mais de uma dezena de parceiros
De cada cinco jovens entre 15 e 24 anos, um já ultrapassou a marca de dez parceiros diferentes ao longo da vida sexual. Isso significa que 21,9% dos jovens sexualmente ativos assumem já ter tido mais de uma dezena de parceiros.
A alta rotatividade dos relacionamentos é considerada um dos principais desafios às políticas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis na adolescência e no início da vida adulta.
No entanto, a pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros também mostra que os jovens têm mais informação sobre os métodos contraceptivos e a importância de usar a camisinha.
Nessa faixa dos 15 aos 24, 14,6% disseram ter tido mais de cinco relações sexuais sem compromisso nos 12 meses que antecederam a pesquisa. O número é o dobro do registrado entre os brasileiros de 25 a 49 anos (7,2%). Os jovens iniciaram a vida sexual mais cedo (35,4% disseram ter tido a primeira relação antes dos 15 anos) e tiveram mais relações no último ano com parceiros que conheceram na internet (10,5%). O estudo também mostra que 8,7% dos jovens já tiveram ao menos uma relação homossexual antes de completar os 25 anos.
Entre todas as faixas etárias, a evolução é comparativa a um estudo parecido feito em 2004. Segundo o ministério, na ocasião, 25,2% dos entrevistados relataram terem feito sexo com 15 anos ou menos. Em 2008, 27,7% relataram sua primeira experiência sexual com 15 anos ou menos.
Fonte:Blog do Noblat - O Globo
***********************************************************
De Bernardo Mello Franco:

Pesquisa sobre comportamento sexual divulgada ontem pelo Ministério da Saúde revela que os brasileiros estão fazendo mais sexo fora do casamento e com parceiros que conheceram pela internet. E o cuidado com a prevenção da Aids e outras doenças diminuiu. De acordo com o estudo, 7,3% das pessoas tiveram relações, no último ano, com alguém que encontraram na rede mundial de computadores.
Entre os homens, o percentual chega a 10,3%, contra 4,1% entre as mulheres. A pesquisa também mediu, pela primeira vez, o índice de traição nos relacionamentos. Dos entrevistados que vivem com um companheiro, 16% admitiram ter mantido ao menos uma relação extraconjugal. A infidelidade foi confessada por 21% dos homens e 11% das mulheres.
Preocupado com o aumento do sexo casual, agora associado à internet, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que lançará até o fim do ano campanha virtual de defesa do sexo seguro, voltada para as redes de relacionamento, como o Orkut. Ele afirmou que as mudanças de hábito entre quatro paredes criam novas dificuldades na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids:
- As pessoas estão tendo mais relações com parceiros casuais, e o Ministério da Saúde não pode fechar os olhos para essa realidade. Historicamente, as redes de relacionamento eram na escola, no trabalho, no bairro, no barzinho. Agora temos uma coisa nova, a internet. O Ministério da Saúde está preocupado com isso.
A pesquisa revelou que diminuiu o uso da camisinha, tanto nas relações estáveis como nas casuais. Em quatro anos, a parcela de pessoas que usaram preservativo em todas as relações sexuais encolheu de 25,3% para 21,5%. A redução foi classificada de preocupante pelo ministro José Gomes Temporão. O estudo também mostrou que é baixo o uso de preservativo no sexo fora do casamento.
Em 2004, 51,5% das pessoas disseram ter usado camisinha em todas as relações sem compromisso.
Em 2008, o índice caiu para 46,5%. O uso do preservativo também sofreu queda no sexo com parceiros fixos, de 24,9% para 20,3%. Segundo a pesquisa, o uso da camisinha só cresceu na primeira relação sexual, de 53,2% para 60,9%.
Entre os casados, os números são ainda mais preocupantes: no total, 63% disseram não ter usado camisinha nas relações extraconjugais. Das mulheres que admitiram ter sido infiéis ao parceiro, 75% deixaram de usar o preservativo ao menos uma vez. Entre os homens, o percentual é de 57%.
Fonte:O Globo

Nenhum comentário: