quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cidadania:A Polícia Militar de Santa Catarina deixa um grande recado humano


PM entrega alimentos para idosos em asilo

Lar depende de donativos

Os 43 idosos do Asilo Irmão Joaquim, no Centro de Florianópolis, tiveram ontem uma manhã atípica, embalada com música ao vivo.Os 43 cadetes recém-formados pela Academia da Polícia Militar do Estado realizaram um trote solidário e levaram à casa, além de música, meia tonelada de alimentos e algumas horas de atenção.
Sentada em um sofá, Florentina Teixeira, 82 anos, conversava animadamente com três cadetes.
– Que idade vocês acham que eu tenho? – questionava a senhora.
Florentina chegou ao asilo há um ano e disse que foi para lá feliz. Para ela, a iniciativa da corporação foi ótima.
– Estou gostando muito. Já dancei muito nessa minha vida! – contou a idosa, natural de Laguna, Sul do Estado.
Para os cadetes, a iniciativa também agradou. O recém-formado Guilherme Silvy, 27 anos, disse que “todo mundo deveria prestar” um serviço comunitário.
Capitão quer que gesto seja exemplo.
Esta é a primeira vez que uma turma recém-formada da Polícia Militar realiza um trote solidário. O capitão Wallace Carpes frisou que o objetivo não foi só doar alimentos. Foi dar um pouco de atenção.
– Esperamos que a nossa iniciativa seja seguida principalmente pelos alunos de instituições superiores. Espero que a gente sirva de exemplo – destacou.
O Asilo Irmão Joaquim foi escolhido pela tenente-coronel Tércia Ferreira da Cruz. Ela entendeu que o lar “apresentava mais necessidade”. A casa de repouso foi fundada em 1902. A instituição é filantrópica e sobrevive de doações.
fonte>Diário Catarinense
Comentário:Não escrevi este texto,não conheço o autor também,a tempos que o li e sempre guardo nos meus favoritos.Uma singela homenagem aos mais novos heróis da PMSC por tão belo ato.Que o exemplo seja seguido por muitos e que o sucesso ultrapasse fronteiras.
Gabriela
Mas o que é a Solidariedade?
O que é ser solidário?
Ser Solidário, é acima de tudo, respeitar, incondicionalmente tudo o que nos rodeia...
Ser Solidário, é sentir a necessidade ínfima de partilhar...
Ser Solidário, é perceber que as diferenças só existem porque é mais fácil criar distâncias do que gerir dificuldades...Ser Solidário, é sentir que é possível mudar, o que está errado...Para isso basta acreditar...
Ser Solidário, é querer ir mais além, é ser mais alto interiormente, é ser maior de coração...
Ser Solidário, é perceber que a alegria de dar é indiscutivelmente superior à de receber...
Ser Solidário, é estender a mão, sem olhar à cor, ao sexo, ao estatuto social (ou à falta dele) ....
Parece utópico tudo isto?...
Acredito, que a interiorização de um sentimento desta índole, torna-nos efetivamente “pessoas melhores “...
É Solidariedade só quando é Natal,por exemplo? Ou quando a Natureza “avisa” que ainda manda nisto tudo??
Não!!!Natal é quando um homem quiser!!...
Ser solidários é quando percebermos que é possível fazer alguma coisa, dizer NÃO, ao egoísmo em que todos vivemos, ao nosso fácil acomodamento, face à miséria; à solidão; à injustiça social e a tantos outros...
É mais fácil pensar que não é conosco se algo de profundamente errado e injusto se passa ao nosso lado: - Sabia que há pessoas passando fome? - Sabia que há pessoas morrendo de solidão? Se não sabia, fique sabendo que tudo isto é real e que se passa bem mais perto de você do que pensa…
CONSEGUE, AINDA ASSIM, SENTIR-SE UMA PESSOA FELIZ???
Vivemos em um mundo de quimeras adiadas, frustradas e cansadas... Num mundo de mácula, atolado de “mentes vazias” perdidas no seu “ego”, na sua majestosa moradia, nos seus carros poderosos.Completamente mergulhados numa vida egocêntrica, que nos condena irreversivelmente à solidão.
Acredita que podemos mudar isto?
Eu acredito, porque afinal a DISTÂNCIA É A DE UM PASSO.
*
EU TAMBÉM ACREDITO!!!!
Gabriela

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o Guilherme Silvy! Só assim teremos mais cabides de emprego e não precisaremos mais estudar para os concursos da PM. Quam sabe não rola um gabarito pra mim também, pois já dizia São Francisco, é dando que se recebe, nem que seja um gabaritozinho!

Se tu dizzzzzz!