quarta-feira, 17 de junho de 2009

Herceptin:Onde está você?

Diretamente dos EUA - ASCO 2009(American Society of clinical Oncology)
A notícia é muito boa para a medicina e abre esperanças aos pacientes com tumores gástricos -diga-se de passagem,muito agressivo.
O anticorpo monoclonal, trastuzumabe - com o nome comercial, Herceptin - já eficaz no tratamento do câncer de mama,mostrou-se junto com quimioterapia padrão, capaz de aumentar a sobrevida dos pacientes com este tipo de câncer.
Sinceramente não sei se é para ficar contente.É muito complicado e difícil o tratamento pelo SUS,no caso do câncer de mama, usando o Herceptin. A falsa esperança só se amplia enquanto o Governo Federal não tomar medidas sérias na liberação de remédios realmente eficazes no combate ao Câncer.
A saúde pública precisa cuidar da saúde pública!
Quero lembrar:
No capítulo da seguridade social, seção dedicada à saúde, estabelece,que:
Art. 196 – a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A saúde, nos termos do art. 6º da mesma Constituição, é um direito social:
Art. 6º – São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Saúde para todos nós
Gabriela

5 comentários:

Anônimo disse...

É realmente trágico o descaso do Governo em relação a saúde, enquanto comemoramos o resultado de novos medicamentos, novas esperanças, vem junto a desesperança em razão da impossibilidade em conseguir tais medicamentos. Estou lutando por este direito há 2 anos, mas a esperança não acaba.Paz e fé.

suellen disse...

OLA GABRIELA
fico muito triste com essa situacao do nosso sistema se saude.
morro fora do pais, e estou tendo o tratamento de herceptin ja faz 5 messes, mas agora estou pensando em retornar ao Brasil.
gostaria de saber se tem esse tratamento disponivel, pois e muito dificil me informar pela internet, queria ter mais informacoes antes de tomar uma decisao.
pois recebo esse tratamento de graca.
meu email e suellenaraujo@hotmail.com
aguardo uma resposta
muito obrigada
Suellen Araujo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Veja bem Suellem, se você esta recebendo o tratamento, termine-o antes de tomar qualquer atitude. Aqui no Brasil a saúde pública é um caos. Tento na justiça conseguir o herceptin mas até agora só encontrei burocracia e descaso. Nem os hospitais, nem as autoridades públicas tem interesse em facilitar as coisas para nós doentes, já debilitados por tratamentos agressivos e dolorosos.
Infelizmente esta é a realidade do nosso país. Governantes fraudulentos enriquecendo as custas da saúde do povo e outros recebendo tratamento VIP, até mesmo no exterior.
abraços

Mari disse...

pois é pessoal, minha mãe entrou para um grupo de pesquisa filiado ao fabricante do herceptim e lapatinib(outro remédio similar ao herceptin) via hospital do câncer Santa Rita(complexo Santa casa de misericórdia em porto alegre) um dos hospitais mais conceituados do brasil nos estudos de novos tratamentos contra o câncer.Se não tivessemos conseguido entrar nesse grupo iríamos pra justiça. Muitas pessoas já conseguirama a liberação judicial para esses dois remédios, é só comprovar(com biópsia) ter os receptores erb-2(cerb-2)....o atendimento pelo sus aqui tem sido impressionante...meus pais nunca tiveram plano..eu tenho planos empresarial....mas não perde nada para o tratamento... para conseguir o remédio pelo sus se não me engane é necessário o laudo médico e um advogado para entrar com a ação..em um dois meses no máximo é liberado...corram atrás de seus direitos..fiquem com Deus e tenham fé acima de tudo..concentrem-se na cura!